Para que serve o medicamento Naproxeno e como tomá-lo

Para que serve o medicamento Naproxeno e como tomá-lo

Naproxeno (Flanax, Naproxax) pertence a uma classe de drogas chamadas drogas antiinflamatórias não-esteroides. Outros membros desta classe incluem ibuprofeno, indometacina, nabumetona e vários outros. Estes medicamentos são utilizados para o tratamento de dor leve a moderada, febre e inflamação. Eles trabalham reduzindo os níveis de prostaglandinas, produtos químicos que são responsáveis ​​pela dor, febre e inflamação. O naproxeno bloqueia a enzima que produz prostaglandinas (ciclooxigenase), resultando em menores concentrações de prostaglandinas. Como consequência, a inflamação, dor e febre são reduzidas.

Naproxeno bula

Apresentação de Naproxeno. Uso oral e adulto. Laboratório: Teuto.

Composição de Naproxeno 250mg:

  • – naproxeno………………….250mg
  • – Excipiente q.s.p……………1 comprimido
  • – Excipientes: álcool etílico, amido, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, povidona e lactose

Composição de Naproxeno 500mg:

  • – naproxeno………………….500mg
  • – Excipiente q.s.p……………1 comprimido
  • – Excipientes: álcool etílico, amido, corante amarelo de tartrazina, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, povidona e lactose

Naproxeno para que serve

Naproxeno pode ser usado para aliviar dores causadas por processos inflamatórios no seguintes casos: dor articular, dor reumática, dor muscular, dor na coluna vertebral, dor de cabeça, enxaqueca, dor de garganta, dor ciática, dor na perna, torcicolo, bursite, tendinite, cotovelo do tenista, contusões, entorses e distensões decorrentes da prática esportiva, entre outras dores.

Como tomar naproxeno

Use naproxeno exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou durante mais tempo do que o recomendado. Use a dose mais baixa que é eficaz no tratamento de sua condição. Não esmague, mastigue ou quebre um comprimido de naproxeno. Engula tudo.

Os comprimidos de 250mg de naproxeno, geralmente, são tomados de uma a duas vezes ao dia. Já os comprimidos de 500mg são tomados uma vez ao dia. Siga corretamente o modo de usar indicado por seu médico.

Para a suspensão oral (líquido) agite bem antes de medir uma dose. Meça o medicamento líquido com a seringa doseadora fornecida, ou com uma colher de medição de dose especial ou copo de medicamento.

Se uma criança está a usar este medicamento, informe o seu médico se a criança tiver alguma alteração de peso. As doses são baseadas no peso em crianças, e quaisquer alterações podem afetar a dose do seu filho.

Não utilize naproxeno por mais de dez dias, a não ser sob recomendação médica. Se utilizar este medicamento a longo prazo, poderá necessitar de exames médicos frequentes. Este medicamento pode causar resultados incomuns com certos testes médicos. Informe a qualquer médico que o trata que está a tomar naproxeno.

Leia todas as informações sobre o paciente, guias de medicação e folhas de instruções fornecidas a você. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico se tiver alguma dúvida.

Naproxeno efeitos colaterais

Efeitos secundários comuns naproxeno podem incluir:

  • – Indigestão
  • – Azia
  • – Dor de estômago
  • – Náusea
  • – Cefaleias
  • – Tonturas
  • – Sonolência
  • – Contusões
  • – Prurido
  • – Erupção cutânea
  • – Inchaço

Pare de usar o naproxeno e chame o seu médico de imediato se tiver:

  • – Falta de ar (mesmo com esforço leve)
  • – Inchaço ou ganho de peso rápido
  • – O primeiro sinal de qualquer erupção cutânea, não importa quão leve
  • – Sinais de hemorragia estomacal: fezes com sangue, tosse com sangue ou vômito que se parece com borras de café
  • – Problemas no fígado: náuseas, dor no estômago superior, comichão, sensação de cansaço, sintomas gripais, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos)
  • – Problemas renais: pouca ou ausência de urina, dor ou urinar difícil, inchaço nos pés ou tornozelos, sensação de cansaço ou falta de ar
  • – Baixo nível de glóbulos vermelhos (anemia): pele pálida, sensação de tonturas ou falta de ar, frequência cardíaca rápida, dificuldade de concentração
  • – Reação cutânea grave: febre, dor de garganta, inchaço na face ou língua, queimação nos olhos, dor na pele seguida de erupção cutânea vermelha ou púrpura que se espalha (especialmente na face ou parte superior do corpo) e provoca bolhas e descamação

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao naproxeno, este incluem: espirros, corrimento ou congestionamento do nariz, respiração ofegante ou dificuldade em respirar, urticária, inchaço do seu rosto, lábios, língua ou garganta.

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, tais como: dor no peito que se espalha para a mandíbula ou ombro, dormência repentina ou fraqueza num dos lados do corpo, fala arrastada, falta de ar.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Chame o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos secundários.

Precauções e avisos

Antes de tomar naproxeno, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a este medicamento, a aspirina ou outros medicamentos da classe AINEs (tais como ibuprofeno), ou se você tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de tomar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre a sua história clínica, especialmente sobre: asma (incluindo história de agravamento da respiração após tomar aspirina ou outros AINEs), doenças do sangue (como anemia, problemas de hemorragia ou coagulação), pólipos nasais, doença cardíaca (como ataque cardíaco anterior), pressão arterial elevada, doença hepática, acidente vascular cerebral, problemas de garganta, estômago ou intestino (como sangramento, azia, úlceras).

Às vezes, problemas renais podem ocorrer com o uso desse medicamento. Os problemas são mais prováveis ​​de ocorrer se você está desidratado, tem insuficiência cardíaca ou doença renal, é idoso, ou se você tomar certos medicamentos. Beba bastante líquido conforme indicado pelo seu médico para prevenir a desidratação e informe o seu médico imediatamente se tiver uma alteração na quantidade de urina.

Este remédio pode deixá-lo tonto ou sonolento. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija vigilância até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança.

Este medicamento pode causar hemorragia estomacal. O uso diário de álcool e tabaco, especialmente quando combinado com este medicamento, pode aumentar o risco de sangramento estomacal. Limite o álcool e pare de fumar. Consulte o seu médico ou farmacêutico para obter mais informações.

Este medicamento pode torná-lo mais sensível ao sol. Limite seu tempo ao sol. Evite cabines de bronzeamento e use protetor solar e use roupas protetoras quando estiver ao ar livre. Informe imediatamente o seu médico se tiver queimaduras solares, bolhas ou vermelhidão na pele.

Naproxeno também pode aumentar a sua pressão arterial. Você pode não notar sinais de que sua pressão arterial é aumentada. E se você já tem pressão alta, tomar naproxeno pode piorar sua condição. Você deve conversar com seu médico antes de usar naproxeno se você tem pressão alta.

Este medicamento também pode reduzir a capacidade do seu sangue de coagular. Isso pode levar a sangramento. Converse com seu médico antes de usar naproxeno se você planeja fazer cirurgia em breve.

Este medicamento contém sal (sódio). Informe o seu médico se estiver a tomar uma dieta com restrição de sal.

Antes de usar esta medicação, as mulheres em idade fértil devem conversar com seu médico sobre os benefícios e riscos (tais como aborto, problemas para engravidar). Informe o seu médico se estiver grávida ou se pretende engravidar. Durante a gravidez, este medicamento deve ser utilizado apenas quando claramente necessário. Não é recomendado para utilização durante o primeiro e último trimestre da gravidez, devido a possíveis lesões no feto e interferência com o parto normal.

Esta droga passa para o leite materno e pode ter efeitos indesejáveis ​​sobre um lactente. Consulte o seu médico antes de amamentar.

Naproxeno preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 10 a 20 reais.

Mais informações

Para a maioria das pessoas, naproxeno é ​​um tratamento eficaz para dor leve e febre, especialmente para uso de curto prazo. Efeitos colaterais podem ocorrer, mas na maioria dos casos os efeitos são leves e, tipicamente, efeitos colaterais mais severos são associados com o uso prolongado.

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • 0 não curtiram