Para que serve o Cloridrato de ciclobenzaprina e como tomá-lo

Para que serve o Cloridrato de ciclobenzaprina e como tomá-lo

O comprimido oral de cloridrato de ciclobenzaprina é um medicamento de prescrição que é usado como relaxante muscular e ajuda a combater dores no corpo. Este medicamento também está disponível na versão genérica e também é conhecido como Mirtax ou Miosan.

Ciclobenzaprina bula

Composição de Cloridrato de ciclobenzaprina 5 mg

Cada comprimido revestido contém:

  • – cloridrato de ciclobenzaprina……….5 mg*
  • – excipientes q.s.p. …………………..1 comprimido
  • – Excipientes: celulose microcristalina, fosfato tricálcico, croscarmelose sódica, lactose, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio e óxido férrico amarelo

* Cada 5,0 mg de cloridrato de ciclobenzaprina equivalem a 4,415 mg de ciclobenzaprina base.

Composição de Cloridrato de ciclobenzaprina 10 mg

Cada comprimido revestido contém:

  • – cloridrato de ciclobenzaprina…………10 mg**
  • – excipientes q.s.p. …………………… 1 comprimido
  • – Excipientes: celulose microcristalina, fosfato tricálcico, croscarmelose sódica, lactose, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio e óxido férrico amarelo

** Cada 10,0 mg de cloridrato de ciclobenzaprina equivalem a 8,83 mg de ciclobenzaprina base.

Cloridrato de ciclobenzaprina para que serve

A ciclobenzaprina é usada para ajudar a relaxar os músculos. Isso ajuda a aliviar a dor, a rigidez ou o desconforto causado por lesões nos músculos. Só deve ser usada por 2-3 semanas.

A ciclobenzaprina pode ser utilizada como parte de uma terapia combinada. Isso significa que você precisará levá-lo com outros medicamentos.

Este medicamento pertence a uma classe de drogas chamadas relaxantes musculares. Uma classe de drogas é um grupo de medicamentos que funcionam de forma semelhante. Estes medicamentos são frequentemente utilizados para tratar condições semelhantes.

Não se sabe exatamente como esta droga funciona para relaxar os músculos. Acredita-se que pode diminuir os sinais do seu cérebro que causam espasmos musculares.

Cloridrato de ciclobenzaprina posologia

A ciclobenzaprina geralmente é tomada uma vez por dia por apenas 2 ou 3 semanas. Siga todas as instruções em seu rótulo de prescrição e as indicações médicas. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais do que o recomendado.

Tome o medicamento ao mesmo tempo todos os dias. Não esmague, mastigue, quebre ou abra uma cápsula de liberação prolongada. Engula-a inteira.

Você pode ter sintomas de abstinência desagradáveis ​​quando você parar de tomar ciclobenzaprina após o uso de longo prazo. Pergunte ao seu médico como evitar os sintomas de abstinência quando você parar de usar este medicamento.

A ciclobenzaprina é apenas parte de um programa completo de tratamento que também pode incluir o descanso, a fisioterapia ou outras medidas de alívio da dor. Siga as instruções do seu médico.

Efeitos colaterais da ciclobenzaprina

O comprimido oral de ciclobenzaprina pode causar sonolência e tonturas. Isso é mais provável que aconteça nas poucas horas depois de você tomá-lo. Também pode ter outros efeitos colaterais.

Efeitos secundários mais frequentes podem incluir:

  • – Boca seca
  • – Tontura
  • – Fadiga
  • – Prisão de ventre
  • – Sonolência
  • – Náusea
  • – Azia

Se esses efeitos forem leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se eles são mais graves ou não desaparecem, fale com seu médico ou farmacêutico.

Ligue imediatamente para o seu médico se tiver efeitos colaterais graves. Efeitos colaterais graves e seus sintomas podem incluir os seguintes:

  • – Problemas cardíacos. Os sintomas podem incluir: desmaio, palpitações cardíacas (batimentos cardíacos rápidos ou irregulares), confusão, problemas para falar ou entender, perda de controle ou dormência em sua face, braços ou pernas, problemas para ver em um ou ambos os olhos
  • – Síndrome da serotonina. Os sintomas podem incluir: agitação (um sentimento de agravamento ou inquietação), alucinações (ouvir ou ver algo que não existe), apreensões e náusea

Ciclobenzaprina engorda

Muitas pessoas pensam que a ciclobenzaprina engorda, mas isso não é verdade. O que pode ocorrer é uma retenção de líquidos ou edema facial, que causa um inchaço e pode parecer que uma pessoa que esteja tomando este medicamento engordou, o que não ocorre. Ao deixar de tomar este medicamento, este efeito tende a desaparecer naturalmente.

Precauções e avisos

Antes de tomar ciclobenzaprina, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a este medicamento ou se você tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Você não deve usar a ciclobenzaprina se você tiver um distúrbio da tireoide, bloqueio cardíaco, insuficiência cardíaca congestiva, um distúrbio do ritmo cardíaco ou tiver sofrido um ataque cardíaco recentemente.

Não use ciclobenzaprina se você tiver tomado um inibidor de MAO nos últimos 14 dias, pois poderia ocorrer uma interação de drogas perigosas.

Para garantir que a ciclobenzaprina seja segura para você, informe o seu médico se você tiver doença hepática, glaucoma, próstata alargada ou problemas com a micção.

O comprimido oral de ciclobenzaprina pode interagir com outros medicamentos, vitaminas ou ervas que você pode tomar. Uma interação é quando uma substância muda a maneira como um medicamento funciona. Isso pode ser prejudicial ou impedir que o medicamento funcione bem.

Para ajudar a evitar interações, seu médico deve administrar cuidadosamente todos os seus medicamentos. Certifique-se de informá-lo sobre todos os medicamentos, vitaminas ou ervas que você está tomando. Para descobrir como este medicamento pode interagir com outra coisa que está a tomar, fale com o seu médico ou farmacêutico.

O uso de bebidas que contêm álcool pode aumentar seu risco de tonturas, sonolência e diminuição do estado de alerta da ciclobenzaprina. Se você beber álcool, fale com o seu médico.

Ciclobenzaprina dá sono e pode deixá-lo tonto. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija vigilância até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança.

Casos especiais que merecem cautela e atenção quanto ao uso deste medicamento, incluem:

  • – Para pessoas com problemas para urinar: esta droga pode piorar seus sintomas.
  • – Para pessoas com glaucoma: esta droga pode piorar os sintomas.
  • – Para pessoas com problemas hepáticos: se você tem problemas hepáticos ou história de doença hepática, talvez você não consiga limpar este medicamento do seu corpo. Isso pode fazer com que ele se acumule no seu corpo, o que aumenta o risco de efeitos colaterais. Você não deve usar a forma de liberação prolongada deste medicamento se tiver problemas no fígado.
  • – Para mulheres grávidas: pesquisas em animais não mostraram risco para o feto quando a mãe toma este medicamento. Não há estudos suficientes nos seres humanos para mostrar se o medicamento representa um risco para o feto.
    Fale com o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar. Estudos em animais nem sempre preveem a forma como os humanos responderão. Portanto, este medicamento só deve ser usado na gravidez se necessário.
  • – Mulheres que estão amamentando: a ciclobenzaprina pode passar para o leite materno e pode causar efeitos colaterais em uma criança amamentada. Fale com o seu médico se amamentar o seu filho. Você pode precisar decidir se deve parar de amamentar ou parar de tomar este medicamento.
  • – Para idosos: os rins e o fígado de idosos podem não funcionar tão bem. Isso pode fazer com que seu corpo processe drogas mais devagar. Como resultado, mais de uma droga permanece em seu corpo por mais tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais. Se você tiver mais de 65 anos, não deve usar a forma de liberação prolongada deste medicamento.
  • – Para crianças: o comprimido oral não deve ser utilizado em pessoas com menos de 15 anos. A forma de libertação prolongada deste medicamento não deve ser utilizada em pessoas com menos de 18 anos.

Ciclobenzaprina preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 5 a 35 reais.

Mais informações

O cloridrato de ciclobenzaprina é um medicamento que ajuda a tratar dores musculares de maneira muito eficaz. Você pode precisar de outros meios de tratamento em conjunto com este fármaco para tratar sua dor. É importante tomar o medicamento conforme indicado para que possa agir de maneira benéfica e evitar efeitos adversos.

Este artigo te ajudou?
  • +7 curtiram
  • -1 não curtiram