Para que serve o azul de metileno e como ele pode ser usado como tintura de cabelo

Para que serve o azul de metileno e como ele pode ser usado como tintura de cabelo

O azul de metileno é um medicamento antisséptico e também usado para tratar de uma doença chamada meta-hemoglobinemia. Fabricado em 1876, era usado para tratar malária já que foi descoberto que ele contém propriedades antimicrobianas. O azul de metileno também é utilizado como corante para coloração de certas partes do corpo, antes ou durante uma cirurgia.

Além disso, o azul de metileno se mostrou eficaz para aumentar a energia do nosso corpo e bem-estar, ele é indicado para pessoas que sofrem com cansaço excessivo, com síndrome de fadiga crônica, o que é comum nos dias de hoje devido a nossa alimentação e rotina.

Benefícios do azul de metileno para a saúde

  • – Poderoso Antioxidante
  • – Melhora Memória
  • – Melhora Atenção
  • – Melhora Humor
  • – Aumenta Dopamina
  • – Detox (Limpa Toxinas Ruins)
  • – Diminui a Prolactina (Bom para pessoas que sofrem de disfunção erétil)

*Além disso ele é utilizado para tratamento de metemoglobinemia e em casos de envenenamento por monóxido de carbono ou cianeto.

Onde encontrar azul de metileno?

Para que serve o azul de metileno e como ele pode ser usado como tintura de cabelo

O azul de metileno é um medicamento muito fácil de ser encontrado em qualquer farmácia, e não é necessário receita para poder compra-lo. O preço médio de um frasco de 100 ml custa entre R$3,00 e R$5,00.

Azul de metileno no cabelo

Para que serve o azul de metileno e como ele pode ser usado como tintura de cabelo

Apesar de ser um medicamento de uso tópico, ele também pode ser utilizado para tingir os fios.

Por sua coloração azul intensa, ele pode servir como uma forma de dar uma cor nova para os seus cabelos sem que seja necessário usar tinta ou tonalizantes específicos, e que também são mais caros e mais agressivos.

Não é recomendado utilizar azul de metileno no cabelo caso esteja com as madeixas muito danificadas uma vez que causa um certo ressecamento.

O funcionamento das tinturas de cabelo se baseiam em uma alteração nos fios que retira o pigmento da cor original e substitui pelo pigmento da tintura em si.

Como no caso do azul de metileno não se trata de uma tintura – e sim um remédio-, isso não acontece e você precisa criar um tom base. Para que fique mais fácil de entender esse princípio basta imaginar a coloração de uma tela preta e de uma branca. Na tela branca o azul vai se destacar mais certo? Por isso você deve criar um tom base deixando seu cabelo o mais claro possível para obter o máximo de cor.

Com o tom base criado, basta misturar o azul de metileno a um creme branco espesso (tipo o de hidratação) aplicando no cabelo utilizando luvas (pois isso mancha muito), aguardar de 20 a 40 minutos e retirar no banho utilizando água fria para evitar qualquer alteração que leve a retirada precoce da cor.

O azul de metileno também é utilizado por quem deseja obter o tom de preto azulado. Para isso, basta adicionar duas colheres de azul de metileno a uma tintura de numeração 1.0 (preto) e passar no cabelo normalmente, aguardando os 40 minutos de pausa e lavando em água fria em seguida.

Mais informações

Uma recente descoberta apontou que o azul de metileno que é uma substância utilizada por anos para tratar doenças, pode impulsionar a atividade do cérebro em áreas ligadas a memória a curto prazo e a atenção.

O azul de metileno não é toxico e é muito seguro, o que já é uma vantagem. A droga está disponível há cerca de um século, e tem sido usada para o tratamento de metemoglobinemia e, em situações de emergência, envenenamento por monóxido de carbono e cianeto.

  • 'azul de metileno beneficios'
  • 'para que serve o azul de metileno'
Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • -2 não curtiram