Para que serve o Atenolol e quais seus efeitos colaterais

Para que serve o Atenolol e quais seus efeitos colaterais

Atenolol é um fármaco beta-bloqueador, essa classe de medicamentos é comumente usada para tratar doenças do coração. Os beta-bloqueadores funcionam bloqueando a ação de certos produtos químicos naturais em seu corpo, como epinefrina, no coração e nos vasos sanguíneos. Este efeito diminui a frequência cardíaca, pressão arterial e pressão sobre o coração.

Este medicamento também pode ser combinado para um maior poder de controle da hipertensão. O Atenolol clortalidona, é a combinação de atenolol + clortalidona, que são ingredientes ativos que servem para reduzir a pressão arterial.

Atenolol é um medicamento de prescrição e vem como um comprimido que você toma por via oral. Ele também está disponível em uma forma intravenosa (IV), que só é dada por um especialista em saúde.

Atenolol bula

Apresentação de Atenolol, uso oral e adulto. Laboratório: Medley.

Composição de Atenolol 25 mg, 50 mg e 100 mg: embalagens com 30 comprimidos.

Cada comprimido contém:

  • – atenolol ………. 25 mg ………. 50 mg ………. 100 mg
  • – excipientes q.s.p. ………. 1 comprimido ………. 1 comprimido ………. 1 comprimido (amido, carbonato de magnésio, amidoglicolato de sódio, laurilsulfato de sódio, gelatina, estearato de magnésio)

Atenolol para que serve

Atenolol é prescrito para pacientes com pressão arterial elevada (hipertensão), para tratar a dor torácica (angina) relacionada à doença arterial coronariana e também é útil na desaceleração e regulação de certos tipos de frequências cardíacas anormalmente rápidas (taquicardias). Ele também é prescrito para ataque cardíaco agudo (infarto do miocárdio). Outros usos para atenolol incluem a prevenção de enxaqueca e dores de cabeça e para o tratamento de certos tipos de tremores.

Atenolol é um agente bloqueador beta-adrenérgico que bloqueia os efeitos de adrenérgicos, por exemplo, adrenalina ou epinefrina, liberados pelos nervos do sistema nervoso simpático. Uma das funções importantes dos nervos beta-adrenérgicos é estimular o músculo cardíaco a bater mais rapidamente. Ao bloquear a estimulação destes nervos, o atenolol reduz a frequência cardíaca e é útil no tratamento de ritmos cardíacos anormalmente rápidos. Atenolol também reduz a força de contração do músculo cardíaco e diminui a pressão arterial.

Ao reduzir a frequência cardíaca, a força da contração muscular e a pressão arterial contra a qual o coração deve bombear sangue, o atenolol reduz o trabalho do músculo cardíaco e a necessidade do músculo para obter oxigênio. Uma vez que a angina ocorre quando a demanda de oxigênio do músculo cardíaco excede a oferta, atenolol é útil no tratamento da angina.

Atenolol posologia

Tome este medicamento por via oral, com ou sem alimentos, conforme indicado pelo seu médico, geralmente 1 a 2 vezes por dia. A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento.

Use esta medicação regularmente, a fim de obter o máximo benefício. É importante continuar a tomar este medicamento mesmo que se sinta bem. A maioria das pessoas com pressão alta não têm sintomas.

Se este produto é utilizado para dor no peito, deve ser tomado regularmente para ser eficaz. Não deve ser utilizado para tratar a dor no peito somente quando ocorre. Use outros medicamentos para aliviar a dor no peito, de acordo com as instruções do seu médico.

Pode demorar de 1 a 2 semanas antes de obter o benefício total deste medicamento. Informe o seu médico se a sua condição não melhorar ou se piora (por exemplo, se as leituras da pressão arterial permanecerem elevadas ou aumentarem, se a dor no peito ocorrer mais frequentemente).

Atenolol efeitos colaterais

Os seguintes efeitos colaterais comuns podem ocorrer, mas geralmente não requerem cuidados de emergência. Fale com o seu médico ou profissional de saúde se estes efeitos secundários persistirem ou se o incomodarem:

  • – Mãos e pés frios: Atenolol reduz seu batimento do coração. Isto é porque bloqueia os efeitos do hormônio adrenalina em seu coração. Quando seu coração bate mais lentamente, sua pressão sanguínea abaixa. Com isso, menos sangue é bombeado através de seus vasos sanguíneos o que pode deixar as extremidades de seu corpo, como mãos e pés mais frios.
  • – Constipação: Atenolol bloqueia os sinais enviados do seu cérebro para os intestinos. Isso pode fazer seus intestinos relaxarem quando eles deveriam estar movimentando alimentos através de seu sistema, isso pode causar constipação.
  • – Diarreia: Atenolol bloqueia os sinais do seu cérebro para os intestinos. Isso pode fazer seus intestinos relaxarem quando eles estão prontos para digerir o seu alimento. Isso resulta em diarreia.
  • Tonturas: Atenolol bloqueia os sinais do seu cérebro para o seu coração e veias. Isso pode diminuir o ritmo cardíaco. Quando isso acontece, seu sangue não viaja rápido o suficiente para o seu cérebro. Levantar-se ou mover sua cabeça rapidamente pode retardar o fluxo de sangue para o seu cérebro ainda mais. Isso pode fazer você se sentir tonto.

  • – Cefaleia: Atenolol bloqueia os sinais de seu cérebro para suas veias. Isso pode fazer suas veias relaxarem, e às vezes torná-las inchadas. Quando as veias em seu cérebro incham, elas podem colocar alguma pressão sobre o seu cérebro. Isso pode causar dor de cabeça.
  • – Redução do desejo sexual e impotência: Nos homens, atenolol pode interferir com os sinais do cérebro que são necessários para obter e manter uma ereção. Isso pode causar disfunção erétil (impotência). Em ambos os homens e mulheres, atenolol pode causar redução de desejo sexual e dificuldade em ter um orgasmo. Por que isso ocorre não é totalmente compreendido.
  • – Falta de ar: Atenolol pode bloquear sinais de seu cérebro para os músculos dos pulmões. Isso pode fazer com que esses músculos se contraiam, o que estreita as vias aéreas em seus pulmões. Isso leva à falta de ar e chiado.
  • – Cansaço inexplicado: Atenolol pode retardar sua frequência cardíaca e relaxar seus vasos sanguíneos. Isso retarda a circulação sanguínea em todo o corpo e reduz a quantidade de oxigênio que está disponível para as células musculares, o que pode fazer você se sentir cansado.
  • – Dor nas pernas: Isso ocorre mais frequentemente à noite, na forma de cãibras musculares. A dor nas pernas pode estar relacionada a níveis elevados de uma substância chamada creatina fosfoquinase, que foi encontrada no sangue de pessoas que tomam atenolol. Os níveis desta substância são aumentados quando seus músculos estão estressados ​​ou feridos. No entanto, não se sabe se o atenolol provoca este estresse ou lesão. Outra maneira que o atenolol pode causar dor nas pernas é estreitar as artérias das pernas. Isso diminui o fluxo sanguíneo para as pernas, o que pode causar dor na perna.
  • – Pressão arterial mais baixa do que o habitual: Atenolol bloqueia os efeitos da adrenalina no coração. Isto pode baixar seu batimento cardíaco, que abaixa a pressão do sangue. Se você é muito sensível ao atenolol, ou se você tomar muito deste medicamento, sua pressão arterial pode baixar perigosamente.

Os seguintes são efeitos secundários graves que requerem cuidados de emergência. Contate o seu médico ou profissional de saúde imediatamente se tiver algum destes efeitos secundários:

  • – Depressão: O uso de Atenolol tem sido associado à depressão. No entanto, não se sabe se esta droga diretamente provoca depressão. Isso ocorre porque as pessoas com doenças cardíacas têm depressão mais frequentemente do que outras pessoas. A depressão é sempre séria, por isso fale imediatamente com o seu médico se notar sintomas de depressão enquanto toma este medicamento.
  • – Reação alérgica: Uma grande erupção vermelha, inchaço das mãos, pés e tornozelos, febre e dificuldade para respirar. Estes efeitos secundários podem ser causados ​​por uma alergia ao atenolol. Se tiver algum destes sintomas, especialmente se acontecer de repente ou todos juntos, pare de tomar este medicamento imediatamente e procure ajuda médica.
  • – Ganho de peso incomum: Algumas pessoas ganharam peso depois de usar este medicamento por um longo tempo, geralmente seis meses ou mais. Normalmente, o ganho de peso é apenas cerca de 4 quilos. Este ganho de peso pode ser causado pela droga abrandar o seu metabolismo (o processo pelo qual seu corpo converte alimentos em energia). Ou pode ser devido à retenção de líquidos (seu corpo segurando mais água do que o habitual). Isso pode causar inchaço dos pés, tornozelos ou braços.

Como as drogas afetam cada pessoa de forma diferente, não podemos garantir que esta informação inclua todos os efeitos secundários possíveis. Esta informação não substitui o aconselhamento médico. Sempre discuta possíveis efeitos colaterais com um profissional de saúde que conheça seu histórico médico.

Precauções e avisos

Antes de tomar atenolol, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a este medicamento, ou se você tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre o seu histórico médico, especialmente sobre: ​​certos tipos de problemas cardíacos (tais como batimentos cardíacos lentos, bloqueio atrioventricular de segundo ou terceiro graus), problemas respiratórios (tais como asma, bronquite crônica, enfisema), problemas de circulação sanguínea (tais como doença de Raynaud, doença vascular periférica), tireoide hiperativa, diabetes, doença hepática ou renal, feocromocitoma (tumor da glândula adrenal), reações alérgicas graves incluindo aquelas que necessitam de tratamento com epinefrina, uma certa doença muscular (miastenia grave).

Esta droga pode te deixar tonto. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija vigilância até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança. Limite o consumo de bebidas alcoólicas.

Se você precisar de cirurgia, informe o cirurgião antes do tempo que você está usando atenolol. Pode ser necessário interromper o uso do medicamento por um curto período de tempo.

Se estiver a ser tratado para pressão arterial elevada, continue a utilizar esta medicação mesmo que se sinta bem. A pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas. Você pode precisar usar medicação para pressão arterial para o resto de sua vida.

Casos especiais que merecem cautela e atenção quanto ao uso deste medicamento, incluem:

  • – Asma/doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): Geralmente, as pessoas com asma ou DPOC não devem tomar atenolol. Um médico ainda pode prescrevê-lo, mas apenas em pequenas doses com monitoramento cuidadoso. Atenolol funciona para bloquear receptores beta em células no coração. Mas em doses mais elevadas, pode bloquear diferentes tipos de receptores beta encontrados nas passagens respiratórias. O bloqueio destes receptores pode levar ao estreitamento das vias respiratórias, piorando a asma ou DPOC.
  • – Diabetes: Atenolol pode mascarar sinais importantes de baixo nível de açúcar no sangue, incluindo agitação e aumento da frequência cardíaca. Sem estes sinais, torna-se mais difícil reconhecer níveis perigosamente baixos de açúcar no sangue.
  • – Baixa circulação: Se você tiver má circulação em seus pés e mãos, pode ter piores sintomas ao tomar atenolol. Atenolol reduz a pressão arterial, assim você não pode obter tanto sangue para suas mãos e pés.
  • – Mulheres grávidas: Estudos mostram um risco de efeitos adversos para o feto quando a mãe toma esta droga. Os benefícios de tomar atenolol durante a gravidez podem superar os riscos potenciais em certos casos. Se você está grávida e tem pressão alta, fale com seu médico sobre suas opções de tratamento durante a gravidez.
  • – Mulheres que estão amamentando: Atenolol é absorvido no leite materno e pode ser passado para o bebê. Converse com seu médico antes de amamentar.

Atenolol preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 2 a 80 reais.

Mais informações

Atenolol é apenas parte de um programa completo de tratamento para hipertensão que também pode incluir dieta, exercício e controle de peso. Siga sua dieta, medicação e rotinas de exercícios regularmente se você está sendo tratado para a hipertensão.

  • 'atenolol causa constipação'
  • atenolol pode provocar febre?
  • atenolol efeitos colaterais picadas no corpo
  • atenolol bula efeitos colaterais
Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • -2 não curtiram