Para que serve Cloridrato de Ambroxol e como usar este medicamento

Para que serve Cloridrato de Ambroxol e como usar este medicamento

O cloridrato de ambroxol (Mucosolvan) é um medicamento para o tratamento de doenças respiratórias. Ele tem efeito expectorante e mucolítico. O cloridrato de ambroxol é encontrado na forma de xarope e tem ação rápida nos primeiros dias de tratamento.

Cloridrato de ambroxol bula

Apresentação de Cloridrato de ambroxol xarope

Uso oral, adulto e pediátrico acima de 12 anos. Laboratório: Medley.

Xarope adulto de 30 mg/5 mL: frasco com 120 mL + copo-medida graduado.

Xarope pediátrico de 15 mg/5 mL: frasco com 120 mL + copo-medida graduado.

Composição de Cloridrato de ambroxol

Cada 5 mL de cloridrato de ambroxol xarope pediátrico – 15 mg/5 mL contém:

  • – cloridrato de ambroxol ………… 15 mg
  • – veículo q.s.p. ………… 5 mL (ácido tartárico, aroma de cereja, aroma de framboesa, benzoato de sódio, glicerol, hietelose, propilenoglicol, sorbitol, água purificada)

Cada 5 mL de cloridrato de ambroxol xarope adulto – 30 mg/5 mL contém:

  • – cloridrato de ambroxol ………… 30 mg
  • – veículo q.s.p. ………… 5 mL (ácido tartárico, álcool etílico*, aroma de laranja, benzoato de sódio, glicerol, hietelose, mentol, propilenoglicol, sacarina sódica di-hidratada, sorbitol, água purificada)
  • * contém 0,01 mL de álcool etílico em 5 mL

Para que serve cloridrato de ambroxol

O cloridrato de ambroxol serve para tratar doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) que podem ser agudas e crônicas. Ele estimula a secreção e produz efeitos expectorantes, diminuindo a adesão do muco ao revestimento bronquial e eliminando o catarro das vias respiratórias, além de inibir a secreção de histamina nos mastócitos.

Com esses efeitos, esse fármaco é capaz de desobstruir os brônquios, aliviar a tosse e a irritação da garganta, juntamente com a dor, devido seu leve efeito anestésico.

Dosagem de cloridrato de ambroxol

Use o cloridrato de ambroxol exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou durante mais tempo do que o recomendado. Use a dose mais baixa que é eficaz no tratamento de sua condição.

  • – Adultos e adolescentes maiores de 12 anos: 5 mL por via oral, 3 vezes ao dia.
  • – Crianças até 2 anos: 2,5 mL – 2 vezes ao dia.
  • – Crianças de 2 a 5 anos: 2,5 mL – 3 vezes ao dia.
  • – Crianças com mais de 5 anos: 5 mL – 3 vezes ao dia.

A dose pode ser baseada no peso da criança. Use 0,5 mg de ambroxol por quilograma de peso corpóreo, 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais de cloridrato de ambroxol

Este medicamento, assim como muitos outros, possui alguns efeitos secundários. Estes podem incluir:

Náusea ou indigestão

Após administração oral de comprimidos de cloridrato de ambroxol ou xarope, certos pacientes podem desenvolver efeitos colaterais relacionados ao estômago. Esses efeitos colaterais podem incluir náuseas ou indigestão. Os sintomas que perturbam o estômago podem ficar desconfortáveis ​​e podem contribuir para uma diminuição do apetite em certos pacientes. Para limitar o desenvolvimento desses efeitos colaterais, o cloridrato de ambroxol deve ser tomado com alimentos. Os pacientes que sofrerem de náuseas ou vômitos severos enquanto tomam este medicamento devem entrar em contato com um médico.

Diarreia

O tratamento com cloridrato de ambroxol pode levar a alterações do movimento intestinal em pacientes. Este efeito colateral pode fazer com que alguns pacientes experimentem movimentos intestinais frequentes que produzem fezes aquosas e soltas, um efeito colateral chamado diarreia. Os pacientes que têm diarreia também podem desenvolver sensações de inchaço, plenitude, cólicas ou dor dentro do abdômen. Na maioria dos pacientes, esses efeitos colaterais de dor de estômago são tipicamente leves. A diarreia persistente ou severa pode fazer com que o corpo de um paciente perca muita água e pode causar desidratação. Os pacientes que sofrem episódios recorrentes de diarreia ou sensações de tonturas, fadiga ou aumento da sede ao tomar este medicamento devem entrar em contato com um profissional médico o mais rápido possível.

Reação alérgica

Raramente, os pacientes que tomam cloridrato de ambroxol podem experimentar uma reação alérgica a este medicamento após o uso inicial. Os sintomas de uma reação alérgica a esta medicação podem incluir pele vermelha e com coceira, falta de ar, inchaço facial ou dificuldades na deglutição. Os pacientes que desenvolvem esses efeitos colaterais depois de tomar uma dose de cloridrato de ambroxol devem procurar cuidados médicos de emergência imediatos. Estes efeitos secundários de reação alérgica podem ser fatais sem intervenção médica imediata.

Precauções e avisos

Antes de tomar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a este medicamento, a outros medicamentos ou se você tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de tomar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre a sua história clínica, especialmente sobre: doença hepática, problemas de garganta, doenças renais e úlceras estomacais.

Ambroxol pode interagir e causar efeitos colaterais graves, se administrado em combinação com outros medicamentos. Informe o seu médico se estiver administrando outras drogas para controle de alta pressão ou controle de diabetes.

Cloridrato de ambroxol provoca tonturas. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija vigilância até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança.

Ele deve ser usado durante a gravidez apenas se o benefício para a mãe supera o risco para a criança. Estudos em animais não revelaram efeitos nocivos do cloridrato de ambroxol para o feto, mas não há estudos sobre humanos.

Esse medicamento passa para o leite materno, portanto, não é recomendável usar este medicamento durante a amamentação.

Contra indicações

Não há contra indicações absolutas, mas em pacientes com ulceração gástrica deve ser observado um cuidado relativo.

Cloridrato de ambroxol preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 4 a 20 reais.

Mais informações

O cloridrato de ambroxol funciona muito bem para tratar doenças broncopulmonares e possui ação rápida no combate aos sintomas desses problemas. Siga corretamente o modo de ingestão desse medicamento, conforme indicação médica para obter o efeito desejado e prevenir efeitos colaterais.

  • cloridrato de ambroxol pra que serve?
Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • 0 não curtiram