Para que serve Amoxicilina e como tomá-la corretamente

Para que serve Amoxicilina e como tomá-la corretamente

A amoxicilina é um antibiótico de tipo penicilina usado para tratar infecções causadas por certos tipos de bactérias. Pode ser usado como parte de uma terapia combinada. Isso significa que você precisará tomá-lo com outros medicamentos. Ele funciona combatendo o crescimento de bactérias.

O comprimido oral de amoxicilina pode ser de liberação imediata, liberação prolongada ou comprimidos para mastigar. O comprimido mastigável está disponível como medicamento genérico. Os medicamentos genéricos geralmente custam menos.

A amoxicilina é frequentemente prescrita em combinação com o clavulanato de potássio, um inibidor de beta-lactamase em uma suspensão líquida ou em uma forma de comprimido. Todas as formas desse medicamento são tomadas por via oral.

A combinação de amoxicilina clavulanato ajuda a prevenir a resistência e tornam a amoxicilina mais efetiva.

Amoxicilina bula

Amoxicilina

Apresentação de amoxicilina 500mg

Uso oral, adulto e pediátrico acima de 10 anos. Laboratório: Medley.

Embalagens contendo 15, 21 e 30 cápsulas. Cada cápsula contém:

  • – amoxicilina tri-hidratada: 574 mg (correspondente a 500 mg de amoxicilina)
  • – excipientes q.s.p.: 1 cápsula (celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, laurilsulfato de sódio)

Apresentação de amoxicilina 875 mg

Uso oral e adulto (acima de 18 anos). Laboratório: Medley.

Embalagem com 14 comprimidos. Cada comprimido revestido contém:

  • amoxicilina tri-hidratada*…………………………..1004,4 mg
  • – excipiente ** q.s.p. …………………1 comprimido revestido
  • – * equivalente a 875 mg de amoxicilina.
  • – ** excipientes: amido pré-gelatinizado, croscarmelose sódica, cloreto de metileno, estearato de magnésio, dióxido de titânio, dióxido de silício, amidoglicolato de sódio, celulose microcristalina, hipromelose + macrogol, álcool etílico e água purificada.

Amoxicilina para que serve?

A amoxicilina pertence a uma classe de drogas chamadas penicilinas. Uma classe de drogas é um grupo de medicamentos que funcionam de forma semelhante. Estes medicamentos são frequentemente utilizados para tratar condições semelhantes. A amoxicilina funciona matando bactérias e parando seu crescimento em seu corpo.

A amoxicilina é usada para tratar muitos tipos diferentes de infecção causada por bactérias, como amigdalite, bronquite, pneumonia, gonorreia e infecções da orelha, nariz, garganta, pele ou trato urinário.

A amoxicilina também é usada em conjunto com outro antibiótico chamado claritromicina para tratar úlceras no estômago causadas pela infecção por Helicobacter pylori. Esta combinação às vezes é usada com um redutor de ácido estomacal.

A amoxicilina também pode ser usada para diversos outros fins não mencionados aqui. Pergunte a seu médico sobre mais usos deste medicamento.

Este antibiótico trata apenas infecções bacterianas. Não funcionará para infecções virais (como resfriado comum ou gripes). O uso desnecessário ou uso indevido de qualquer antibiótico pode levar à diminuição da eficácia.

Amoxicilina serve para dor de dente?

Seu dentista pode recomendar o uso de amoxicilina para o tratamento da dor de dente, o que é muito comum. No entanto, esse medicamento funciona apenas como um coadjuvante no tratamento, que pode ser uma extração dentária, tratamento de canal ou tratamento periodontal.

Amoxicilina para sinusite

A amoxicilina é um antibiótico muito usado no tratamento da sinusite, no entanto, estudos têm demonstrado que esses medicamentos podem ser ineficazes. Isso pode ser devido a sinusite ocorrer mais frequentemente de forma viral e os antibióticos, como a amoxicilina, servem para tratar infecções causadas por bactérias e não infecções virais.

Para maiores informações sobre os medicamentos disponíveis para o tratamento da sinusite, aconselhá-se conversar com seu médico.

Amoxicilina posologia

Amoxicilina

Tome amoxicilina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções em seu rótulo de prescrição. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais do que o recomendado.

Tome este medicamento ao mesmo tempo todos os dias e em tempos uniformemente espaçados. Algumas formas de amoxicilina podem ser tomadas com ou sem alimentos. Verifique o rótulo do medicamento para ver se você deve tomar seu remédio com alimentos ou não.

A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. Geralmente este medicamento é tomado a cada 8 ou 12 horas. Beba bastante líquido enquanto usa este medicamento, a menos que seu médico lhe diga o contrário.

Talvez seja necessário agitar bem o medicamento líquido antes de medir uma dose. Siga as instruções no rótulo do medicamento.

Meça o medicamento líquido com o instrumento de dosagem fornecida, como uma colher de medição de dose ou copo de medicamento especial.

O comprimido mastigável deve ser mastigado antes de engolir. Não esmague, masque ou quebre um comprimido de liberação prolongada. Engula-o inteiro.

Se você está tomando amoxicilina com outros medicamentos para tratar úlcera de estômago, use todos eles conforme indicado. Leia suas bulas as instruções do paciente fornecidas com cada medicação. Não altere as suas doses nem o horário de medicação sem os conselhos do seu médico.

Este medicamento pode causar resultados incomuns com certos exames médicos. Informe a qualquer médico que o trate que esteja usando amoxicilina.

Se você esquecer de tomar uma dose deste medicamento, tome-a assim que se lembrar. Ignore a dose perdida se estiver quase na hora da próxima dose agendada. Não tome medicamentos extras para compensar a dose perdida.

Continue a tomar este medicamento até que a quantidade total prescrita seja concluída, mesmo que os sintomas desapareçam após alguns dias. Parar a medicação muito cedo pode permitir que as bactérias continuem a crescer, o que pode resultar em um retorno da infecção.

Grávida pode tomar amoxicilina?

O uso de amoxicilina durante uma gravidez é recomendado apenas se for claramente necessário e o benefício supere o risco.

Estudos em animais não revelaram evidências de teratogenicidade, diminuição da fertilidade ou danos no feto. Os possíveis efeitos durante o parto são desconhecidos. Não há dados controlados na gravidez humana. Estudos de reprodução animal não conseguiram demonstrar um risco para o feto e não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas para saber a segurança deste medicamento.

Alguns medicamentos são seguros de tomar durante a gravidez, enquanto outros medicamentos podem ter efeitos adversos sobre o feto. É muito importante verificar todos os medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica e suplementos naturais, para determinar se eles são seguros de tomar durante a gravidez. Isto é especialmente importante durante o primeiro trimestre da gravidez (0-13 semanas), um momento crítico para o desenvolvimento do feto.

Os medicamentos também podem passar para o leite materno em pequenas quantidades. Embora a maioria seja segura para uma mãe tomar e não causará nenhum dano a uma criança amamentada.

A amoxicilina é aceitável para uso durante a amamentação. Informações limitadas indicam que as doses maternas únicas de 1 grama de amoxicilina produzem níveis baixos no leite que não se espera que produza efeitos adversos em lactentes amamentados. Ocasionalmente, foram relatados erupções cutâneas e rupturas da flora gastrointestinal do lactente, resultando em diarreia, mas esses efeitos não foram avaliados adequadamente.

Sempre consulte o seu médico ou especialista em cuidados médicos para aconselhamento médico em relação ao consumo de droga durante a gravidez ou aleitamento materno.

Amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?

Alguns antibióticos demonstraram tornar a pílula menos eficaz, por isso, pode ser recomendado que você use um método adicional de controle de natalidade (preservativo) junto com o seu método hormonal durante uma semana após o tratamento com antibióticos.

Algumas mulheres que experimentam períodos irregulares, diarreia, vômitos ou distúrbios do estômago quando tomam antibióticos também precisar usar opções de prevenção adicionais, como um preservativo, pois esses fatores podem reduzir a eficácia do anticoncepcional.

Outros medicamentos também podem reduzir a eficácia de seu controle de natalidade hormonal. Consulte seu médico para obter mais informações.

Efeitos colaterais de amoxicilina

Amoxicilina

O comprimido oral de amoxicilina não causa sonolência, mas pode causar outros efeitos colaterais. Os efeitos colaterais mais comuns do comprimido oral de amoxicilina podem incluir:

  • – Náusea
  • – Vômito
  • – Dor no estômago
  • – Diarreia
  • – Erupção cutânea

Se esses efeitos forem leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se eles são mais graves ou não desaparecem, fale com seu médico ou farmacêutico.

Ligue para o seu médico imediatamente se tiver efeitos colaterais graves. Efeitos colaterais graves e seus sintomas podem incluir os seguintes:

  • – Reações de hipersensibilidade. Os sintomas podem incluir: sintomas semelhantes a gripe, como febre, dores no corpo ou dor de garganta, erupção cutânea vermelha ou púrpura dolorosa que se espalha, bolhas que podem causar a quebra da pele e causar úlceras abertas
  • – Dano no fígado, que pode ser raro. Os sintomas podem incluir: aumento das enzimas hepáticas mostradas em um exame de sangue, dor no abdômen, amarelecimento da pele e dos olhos, cansaço, pele pálida ou amarelada, urina de cor escura, febre, confusão ou fraqueza
  • – Diarreia aquosa ou sangrenta
  • – Formigamento severo, dormência, dor, fraqueza muscular
  • – Hemorragias fáceis, sangramento incomum (nariz, boca, vagina ou reto), manchas roxas ou vermelhas na sua pele

Precauções e avisos

Antes de tomar amoxicilina, informe o seu médico ou farmacêutico se for alérgico a ela, a penicilina ou se tiver outras alergias. Este medicamento pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu médico ou farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico sobre o seu histórico médico, especialmente sobre: uma história de diarreia causada por antibióticos, diabetes, doença renal, um certo tipo de infecção viral chamada mononucleose infecciosa, asma, doença hepática, distúrbios hemorrágicos ou de coagulação sanguínea ou qualquer tipo de alergia.

Se você tem doença renal grave, seus rins podem não limpar este medicamento rapidamente. Como resultado, níveis de amoxicilina podem crescer em seu corpo. Para ajudar a evitar isso, seu médico pode dar-lhe uma dose mais baixa deste medicamento.

Antes de operar, informe seu médico ou dentista sobre todos os produtos que você usa (incluindo medicamentos prescritos, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas). Ao usar amoxicilina, não comece, pare ou altere a dosagem de quaisquer outros medicamentos que você está usando sem a aprovação do seu médico.

Os medicamentos antibióticos podem causar diarreia, o que pode ser um sinal de uma nova infecção. Se você tem diarreia aquosa ou sangrenta, pare de tomar amoxicilina e ligue para o seu médico. Não use medicamentos antidiarreicos, a menos que o seu médico lhe diga.

Amoxicilina pode fazer com que você tenha uma reação falsa positiva ao testar a glicose (açúcar) na urina. Converse com seu médico sobre como administrar seu açúcar no sangue enquanto toma amoxicilina.

Os rins de idosos podem não funcionar tão bem como deveriam. Isso pode fazer com que seu corpo processe drogas mais devagar. Como resultado, mais de uma droga permanece em seu corpo por mais tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais.

Amoxicilina preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 10 a 40 reais.

Mais informações

A amoxicilina é um antibiótico seguro e acessível. No entanto, não é o antibiótico certo para todas as infecções. É importante não compartilhar seus antibióticos com ninguém e seguir corretamente as instruções de dosagem e tempo de uso deste medicamento.

  • amoxicilina 500 aumenta o ácido úrico
Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • -1 não curtiram