Para que serve a Furosemida e quais seus efeitos colaterais

Para que serve a Furosemida e quais seus efeitos colaterais

Furosemida é um diurético de alça que impede seu corpo de absorver muito sal e é usada para tratar a pressão arterial elevada e edemas, que é o inchaço causado pelo acúmulo de fluido em seu corpo.

Este medicamento é conhecido comercialmente como Lasix e vem em duas formas que você toma por via oral: comprimido e solução. Há também a solução injetável, que deve injetada por um profissional da saúde. Furosemida é um medicamento de prescrição. Também está disponível como um medicamento genérico.

Furosemida pode ser usada como parte de uma terapia de combinação para tratar a pressão arterial elevada. Isso significa que você pode precisar tomar com outros medicamentos.

Furosemida bula

Apresentação de Furosemida. Uso oral, adulto e pediátrico. Laboratório: Teuto.

Composição de Furosemida, comprimido 40mg:

  • – Furosemida…………………………….. 40mg
  • – Excipiente q.s.p……………………….. 1 comprimido
  • – Excipientes: amido, manitol, talco, estearato de magnésio, celulose microcristalina e água de osmose reversa

Furosemida para que serve

Furosemida é usada para tratar a a pressão arterial elevada (hipertensão) e retenção de líquidos (edema) em pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, doença hepática, ou uma doença renal, como a síndrome nefrótica.

Furosemida funciona ajudando seu corpo se livrar do excesso de sal e água. Ele faz isso aumentando a quantidade de urina que seu corpo produz e você elimina. Isso ajuda a reduzir a pressão arterial, bem como reduzir o inchaço.

Algumas pessoas utilizam este medicamento, assim como outros diuréticos (como a hidroclorotiazida), buscando perder peso, o que é um risco para a saúde. Deve-se deixar bem claro para quem acredita que a furosemida emagrece, que os diuréticos apenas eliminam o excesso de água de seu corpo, por isso, você pode notar um redução de peso, enquanto que para emagrecer de verdade, você deve perder o excesso de gorduras no corpo. Além disso, usar este medicamento para esta finalidade pode colocar sua saúde em risco.

Furosemida posologia

Administre a furosemida exatamente como prescrito pelo seu médico e siga todas as instruções da bula. O seu médico pode ocasionalmente alterar a dose para se certificar de que obtém os melhores resultados. Não utilize este medicamento em quantidades maiores ou menores ou durante mais tempo do que o recomendado. Não tome mais do que a dose recomendada. Altas doses de furosemida podem causar perda auditiva irreversível.

Tome este medicamento por via oral conforme indicado pelo seu médico, com ou sem alimentos, geralmente uma ou duas vezes por dia. É melhor evitar tomar este medicamento dentro de 4 horas antes de dormir para evitar ter que se levantar para a noite para urinar.

A dosagem é baseada em sua condição médica, idade e resposta ao tratamento. Para as crianças, a dose também é baseada no peso. Os adultos mais velhos geralmente começam com uma dose mais baixa para diminuir o risco de efeitos colaterais. Não aumente a dose ou tome-a mais frequentemente do que o indicado.

Tome este medicamento regularmente, a fim de obter o máximo benefício dele. Para ajudá-lo a se lembrar, tome-o ao mesmo tempo do dia conforme indicado. É importante continuar a tomar este medicamento mesmo que se sinta bem. A maioria das pessoas com pressão alta não tem sintomas.

Sucralfato, colestiramina e colestipol podem diminuir a absorção de furosemida. Se estiver a tomar qualquer um destes fármacos, separe o tempo de cada dose de furosemida por pelo menos 2 horas.

Furosemida vai fazer você urinar com mais frequência e você pode ficar desidratado facilmente. Siga as instruções do seu médico sobre o uso de suplementos de potássio ou alimentos ricos em potássio em sua dieta.

Continue a utilizar este medicamento de acordo com as instruções, mesmo que se sinta bem. A pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas. Você pode precisar usar medicamentos para pressão arterial pelo resto de sua vida.

Ao usar este medicamento, você pode precisar de exames de sangue frequentes. Se precisar de uma cirurgia, informe o cirurgião com antecedência que está a tomar este medicamento.

Informe o seu médico se a sua condição não melhorar ou se piora (por exemplo, as leituras da pressão arterial estão altas ou aumentam).

Furosemida efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais frequentes que podem ocorrer com furosemida incluem:

  • – Náusea ou vômito
  • – Diarreia
  • – Prisão de ventre
  • – Cólicas no estômago
  • – Vertigem
  • – Tontura
  • – Dor de cabeça
  • – visão embaçada
  • – Prurido ou erupção cutânea

Se esses efeitos são leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se forem mais graves ou não forem embora, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Chame imediatamente o seu médico se tiver efeitos secundários graves ou acha que está tendo uma emergência médica. Efeitos secundários graves e os seus sintomas podem incluir os seguintes:

  • – Perda excessiva de água e eletrólitos. Os sintomas podem incluir: boca seca, sede excessiva, fraqueza, sonolência, inquietação, dores ou cólicas musculares, urinar menos, batimento cardíaco rápido ou anormal e náuseas ou vômitos graves
  • – Baixos níveis de hormônios da tireoide. Os sintomas podem incluir: cansaço, fraqueza, ganho de peso, cabelos e pele secos e sentir frio excessivo
  • – Pancreatite (inflamação do pâncreas). Os sintomas podem incluir: dor quando você come ou bebe, náuseas ou vômitos graves, febre
  • – Dano no fígado. Os sintomas podem incluir: amarelecimento da pele, amarelamento do brancos dos olhos, perda auditiva ou zumbido nos ouvidos (pode ser temporária ou permanente)
  • – Bolhas ou descamação da pele

Uma reação alérgica muito grave a esta droga é rara. No entanto, procure ajuda médica imediatamente se detectar quaisquer sintomas de uma reação alérgica grave, incluindo:

  • – Erupções cutâneas com comichão e inchaço, especialmente da face, língua e garganta
  • – Tonturas graves
  • – Dificuldade para respirar

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos secundários. Se notar outros efeitos não mencionados acima, contacte o seu médico ou farmacêutico.

Precauções e avisos

Você não deve usar furosemida se você é alérgico a esse fármaco. Antes de tomar furosemida, informe o seu médico ou farmacêutico se tem alergia a este medicamento ou se tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de usar este medicamento, informe o seu médico ou farmacêutico a sua história médica, especialmente de: problemas renais, problemas hepáticos, incapacidade de fazer urina, gota, lúpus.

Informe o seu médico se recentemente fez uma ressonância magnética ou qualquer tipo de digitalização usando um corante radioativo que é injetado em suas veias.

Se você tem diabetes, furosemida pode afetar seu nível de açúcar no sangue. Verifique o seu nível de açúcar no sangue regularmente como indicado e compartilhar os resultados com o seu médico. Seu médico pode precisar ajustar a medicação ou a dieta do diabetes.

Furosemida pode reduzir o nível de potássio em seu sangue. Seu médico pode instruí-lo a adicionar alimentos ricos em potássio à sua dieta (como bananas, suco de laranja) ou prescrever suplementos de potássio para prevenir a perda de potássio. Pergunte ao seu médico para mais detalhes.

Este medicamento pode torná-lo mais sensível ao sol. Evite a exposição solar prolongada ou cabines de bronzeamento. Use protetor solar e roupas protetoras quando sair de casa.

Este medicamento pode causar tonturas ou causar visão turva. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija atenção ou visão clara até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança. Levantar-se devagar quando está sentado ou deitado ajuda a prevenir tonturas. Limite de bebidas alcoólicas.

Suores, diarreia ou vômitos podem aumentar o risco de desidratação. Se tiver diarreia ou vômito prolongado, avise seu médico. Siga as instruções do seu médico sobre a quantidade de líquidos que você pode beber.

Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que utiliza (incluindo medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas

Populações especiais necessitem de cautela ou devem evitar o uso deste medicamento, estas incluem:

  • – Pessoas com problemas renais: Furosemida é removida de seu corpo pelos rins. Se você tem problemas renais, o medicamento pode permanecer em seu corpo por mais tempo. Isso pode levar a efeitos colaterais perigosos, incluindo pressão arterial muito baixa. O seu médico pode indicar-lhe uma dose mais baixa desta droga. Seu médico também pode monitorar o quão bem seus rins estão trabalhando para garantir que a furosemida é segura para você tomar.
  • – Problemas hepáticos: Se você tem problemas no fígado, como cirrose ou ascite, é melhor receber furosemida no hospital. A furosemida pode causar níveis muito baixos de eletrólitos, que podem causar sérios danos ao fígado e perda de função cerebral. (Os eletrólitos são minerais que ajudam a controlar o equilíbrio de fluidos em seu corpo e ajudam com outras funções importantes.) O seu médico deve monitorá-lo de perto.
  • – Diabetes: Furosemida pode tornar mais difícil controlar os níveis de açúcar no sangue (glicose). Antes de tomar este medicamento, certifique-se de informar seu médico que você tem diabetes.
  • – Distúrbios da bexiga: Se você tiver problemas graves com o esvaziamento completo da bexiga, a furosemida pode piorar sua condição. Antes de tomar este medicamento, certifique-se de que o seu médico sabe que tem um distúrbio da bexiga.
  • – Distúrbios da tireoide: Doses altas (mais de 80 mg) de furosemida podem causar baixos níveis de hormônios tireoidianos. Certifique-se de informar o seu médico sobre seus problemas de tireoide antes de começar a tomar furosemida.
  • – Gravidez: A investigação em animais mostrou efeitos adversos para o feto quando a mãe toma a droga. Não houve estudos suficientes feitos em seres humanos para ter certeza de como a droga pode afetar o feto. Fale com o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar. Este fármaco só deve ser utilizado se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto.
  • – Crianças: Furosemida pode passar para o leite materno e causar efeitos secundários graves em uma criança que é amamentada. Também pode fazer com que seu corpo produza menos leite. Informe o seu médico se estiver a amamentar. Você precisará decidir parar de amamentar ou parar de tomar este medicamento. Em bebés prematuros e crianças com menos de 4 anos de idade, furosemida pode causar problemas renais. Pode levar a cálculos renais e depósitos de cálcio nos rins. Se a furosemida for administrada a prematuros durante as primeiras semanas de vida, pode aumentar o risco de problemas nos pulmões e no coração.
  • – Alergias: Se você tem uma alergia a sulfonamidas, também pode ser alérgico a furosemida. Tomar esta droga pode causar uma reação alérgica severa, causando sintomas tais como: dificuldade para respirar ou engolir, inchaço da garganta ou da língua e urticária. Se tiver estes sintomas, ligue para seu médico e procure um hospital imediatamente. Não tome este medicamento novamente se você já teve uma reação alérgica a ele ou a sulfonamidas. Tomá-lo novamente depois de qualquer reação alérgica pode ser fatal.

Furosemida preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da dragaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 3 a 50 reais.

Mais informações

Se estiver sendo tratado com este medicamento para hipertensão arterial, continue a utilizá-lo mesmo que se sinta bem. A hipertensão arterial muitas vezes não tem sintomas, por isso, você deve verificar sua pressão arterial constantemente para evitar colocar sua saúde em risco.

Este artigo te ajudou?
  • +8 curtiram
  • -6 não curtiram