Para que serve a Cefalexina e quais os efeitos colaterais desse antibiótico

Para que serve a Cefalexina e quais os efeitos colaterais desse antibiótico

Cefalexina é um antibiótico de cefalosporina. Ele funciona combatendo bactérias em seu corpo e é utilizado para tratar infecções causadas por bactérias, incluindo infecções respiratórias superiores, infecções de ouvido, infecções de pele e infecções do trato urinário.

A Cefalexina é um medicamento de prescrição e está disponível como um medicamento genérico. E ele está disponível em forma de cápsula oral, comprimido oral ou suspensão oral.

A Cefalexina funciona interferindo com a formação das paredes celulares da bactéria. Isso rompe as paredes e mata as bactérias. Este medicamento só deve ser utilizado para tratar infecções bacterianas. Você não deve usá-lo para tratar vírus, como o resfriado comum.

Cefalexina é utilizada para tratar certas infecções causadas por bactérias. Estas infecções incluem:

– Infecções do trato respiratório.
Otite média (infecções do ouvido médio).
– Infecções da pele e da estrutura da pele.
– Infecções ósseas.
– Infecções genitourinárias (trato urinário).
– Faringite (dor de garganta).

Este medicamento também é utilizado para a prevenção da endocardite (inflamação da válvula cardíaca) causada por uma infecção.

Cefalexina bula

Apresentação de Cefalexina

Uso Oral. Uso Adulto. Comprimido de Cefalexina 500mg. Laboratório: Teuto.

Cada comprimido contém:

– cefalexina monoidratada (equivalente a 500mg de cefalexina)…..526mg
– Excipientes q.s.p………………………………………………………..1 comprimido

Excipientes: água para injetáveis, amido, corante amarelo crepúsculo, estearato de magnésio, croscarmelose sódica e crospovidona.

Efeitos colaterais

Os efeitos secundários mais comuns da cefalexina incluem:

– Diarreia.
– Indigestão.
– Irritação ou inflamação do revestimento do estômago.
– Dor de estômago.

Se esses efeitos são leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se forem mais graves ou não forem embora, fale com o seu médico ou farmacêutico.

Efeitos colaterais graves

Chame imediatamente um médico se tiver efeitos secundários graves. Efeitos secundários graves são comumente devido a reações alérgicas e os seus sintomas podem incluir os seguintes:

– Urticária.
– Problemas respiratórios.
– Inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Avisos e precauções

– Pessoas com problemas renais: Se você tem problemas renais ou história de doença renal, você pode não ser capaz de limpar este medicamento de seu corpo. Isso pode aumentar os níveis desta droga em seu corpo e causar mais efeitos colaterais. O seu médico pode ajustar a sua dose se tiver doença renal. Fale com o seu médico se esta droga é segura para si.

– Mulheres grávidas: Estudos do fármaco em animais grávidos não mostraram risco para o feto. Não há estudos suficientes em mulheres grávidas para mostrar se droga representa um risco para o feto. Informe o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar. A cefalexina só deve ser administrada a uma mulher grávida se for claramente necessário.

– Mulheres que estão amamentando: A cefalexina passa para o leite materno e pode causar efeitos colaterais em uma criança que é amamentada. Fale com o seu médico se você amamentar seu filho.

– Idosos: Os rins de adultos mais velhos podem não funcionar tão bem quanto antes. Isso pode fazer com que seu corpo processe as drogas mais lentamente. Como resultado, mais da droga permanece em seu corpo por um longo tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais.

– Crianças: Este fármaco não foi estudado em crianças com menos de 1 ano de idade com algum tipo de infecção. Pergunte a seu médico antes de utilizá-lo.

– Diabetes: A forma líquida de cefalexina pode conter açúcar. Isso pode afetá-lo se você tem diabetes.

– Alergias: A cefalexina pode causar uma reação alérgica grave. Os sintomas podem incluir:

Urticária.
Problemas respiratórios.
Inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Se tiver uma reação alérgica, contate imediatamente o seu médico ou centro de controlo de intoxicações local. Não tome esta droga outra vez se você já teve uma reação alérgica a ela antes. Tomá-la novamente pode ser fatal.

Informação importante

Não se deve utilizar este medicamento se for alérgico à cefalexina ou a antibióticos semelhantes, tais como Ceftin, Cefzil, Omnicef ​​e outros. Informe o seu médico se você é alérgico a qualquer droga, especialmente a penicilinas ou outros antibióticos, ou se você tem doença renal ou hepática, uma desordem intestinal ou estomacal, como colite, diabetes ou se você está desnutrido.

Cefalexina posologia

Todas as dosagens e formas de fármaco possíveis não podem ser incluídas aqui. A sua dosagem, a forma da droga e a frequência com que a toma dependerão de:

– Sua idade.
– A condição a ser tratada.
– Quão grave é a sua condição.
– Outras condições médicas que você tem.
– Como você reage à primeira dose.

Cefalexina preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da dragaria adquirida, do laboratório e da quantidade de comprimidos contidos na caixa. Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 8 a 25 reais.

Mais informações

Tome cefalexina durante todo o período de tempo prescrito pelo seu médico, mesmo se seus sintomas melhorem antes que a infecção seja completamente tratada, pois isso pode causar o fortalecimento da bactéria e uma maior dificuldade de eliminá-la. Converse com seu médico sobre outras opções de remédios que podem funcionar para você se não puder fazer o uso da cefalexina.

Este artigo te ajudou?
  • +7 curtiram
  • -1 não curtiram