Otite: remédios caseiros para tratar infecção de ouvido

Rudney Dicas Saúde, Remédios caseiros 29-04-16 otite, otite externa, remedio para otite comentários

Otite é um termo geral para a infecção ou inflamação do ouvido. Otites podem afetar as partes interiores ou exteriores do ouvido. A condição é classificada de acordo com que se ocorre o problema: um curto período de tempo (aguda) ou várias vezes ao longo de um longo período de tempo (crônica).

Tipos de otite

Otite externa (ouvido de nadador): Envolve a orelha e o canal externo do ouvido. A forma mais grave e pode se espalhar para os ossos e cartilagem ao redor da orelha.

Otite média (infecção do ouvido): Envolve o ouvido médio, que está localizado logo atrás do tímpano, é a mais comum.

Infecção do ouvido aguda: Inicia de repente e dura um curto período de tempo. É muitas vezes dolorosa.

Infecção de ouvido crônica: Ocorre quando a infecção no ouvido não desaparece ou continua voltando. Isso pode causar danos a longo prazo para o ouvido.

Otite média com efusão: Ocorre quando existe fluido espesso ou pegajoso atrás do tímpano do ouvido médio, mas não há nenhuma infecção no ouvido.

Causas

A trompa de Eustáquio é um tubo que sai do ouvido médio e vai até a parte de trás da garganta. Normalmente, este tubo drena o fluido que sai no ouvido médio. Se a trompa de Eustáquio for bloqueada, o fluido pode acumular-se, o que pode causar infecção devido a concentração de bactérias ou vírus na região.

Uma inflamação e alargamento dos adenoides também pode causar a otite média aguda. Os adenoides são duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide, semelhantes às amígdalas, que estão localizadas na parte de trás do nariz, próximo a trompa de Eustáquio. Por isso, a inflamação dessas glândulas pode obstruir a trompa de Eustáquio e, consequentemente, causar otite.

A infecção de ouvido é mais comum em bebê e crianças porque a trompa de Eustáquio pode ficar obstruída mais facilmente. Uma otite ou outra infeção do ouvido é mais comum após um resfriado ou gripe.

Sintomas

Os sintomas da otite variam de acordo com a idade, sendo mais severos em crianças do que em adultos. Ambas podem ter a sensação de zumbido ou pressão no ouvido, neste caso, as crianças têm mais dificuldade em descrever o problema.

Os sintomas em crianças são:

– Dor de ouvido, principalmente ao deitar
– Empurrar e esfregar a orelha
– Chorar mais do que o normal
– Irritabilidade
– Dificuldade para dormir
– Dificuldade para ouvir e responder a sons
Febre alta
– Drenagem de fluidos do ouvido
– Dor de cabeça
– Falta de apetite
– Perda de equilíbrio

Já nos adultos os sintomas de inflamação são:

– Dor de ouvido
– Diminuição da audição
– Drenagem de fluidos do ouvido

Fatores de risco

As crianças pequenas correm mais risco de contrair infecções do ouvido e otite porque elas ainda não desenvolveram totalmente a anatomia do ouvido e garganta. Também estão em maior risco se passam o dia em creches, com outras crianças.

Estações mais frias do ano, como o outono e inverno, aumentam a incidência de infecções de ouvido, pois são períodos de maior incidência de gripes e resfriados. A exposição ao fumo também aumenta as chances de sofrer de uma infecção no ouvido.

Diagnóstico

O médico irá realizar um exame completo, verificar o histórico dos sintomas e fazer alguns testes simples, para verificar se há líquido no ouvido médio e se houve qualquer perda de audição.

O fato dos bebês terem irritabilidade e coçar o ouvido não necessariamente significa que estão com uma infecção ou problema de ouvido grave. Um exame completo e a avaliação dos sintomas pode ajudar o médico a fazer um diagnóstico preciso e, possivelmente, evitar o uso desnecessário de antibióticos.

Não deixe de procurar ajuda médica se a dor persistir por um longo período, se houver vazamentos de fluidos, pus ou sangramento do ouvido.

Prevenção

Você pode reduzir o risco de infecções do ouvido de seu filho seguindo as seguintes medidas:

– Lavar as mãos e os brinquedos de seu filho com frequência.
– Não utilize mamadeira. Crianças que mamam na mamadeira são muito mais propensas a infecções de ouvido. Se isso não for possível, deixe-o mamar numa posição vertical.
– Não exponha o seu filho a fumaça de cigarro.
– Leve seu filho para tomar todas as vacinas que precisa. As vacinas previnem infecções por bactérias que mais comumente causam infecções de ouvido e outras infecções respiratórias.
– Evitar que a água entre no ouvido e permaneça por muito tempo na mesma.
– Não utilize antibióticos sem prescrição médica, isto pode levar a resistência aos mesmo e uma maior dificuldade para tratar a infecção.

Tratamento

A maioria das infecções de ouvido curam-se sozinhas em poucos dias. Portanto, os especialistas recomendam esperar dois a três dias antes de prescrever antibióticos em certos casos de infecção no ouvido aguda. Dependendo do estado da criança, o médico pode recomendar o tratamento médico ou cirúrgico. As infecções de ouvido são a causa mais comum de perda de audição em crianças, o que pode interferir com a aprendizagem e desenvolvimento da fala. Em alguns casos, esta perda de audição pode ser permanente.

Se a infecção é causada por bactérias, o médico pode prescrever antibióticos (medicamentos anti-bacterianos). Se a infecção é viral, os antibióticos não irão ajudar. (Usar antibióticos quando eles não são necessários pode ser prejudicial e causar o aparecimento de bactérias resistentes aos antibióticos).

O médico pode prescrever medicação para a dor para ajudar você ou seu filho a se sentir melhor durante o tratamento.

Remédios caseiros para otite

Algumas infecções de ouvido são aliviadas sem antibióticos. Muitas vezes, tudo que é necessário é repousar e deixar o corpo curar-se sozinho. Alguns remédios caseiros e dicas também podem ser usados para tratar a otite e aliviar a dor.

Compressa com água quente

A aplicação de calor no ouvido pode ajudar a combater a dor e secar os líquidos no ouvido. Coloque uma compressa de água quente ou toalha quente em cima da orelha durante cerca de cinco minutos, onde você tem que renovar a compressa ou a toalha quente para manter a temperatura.

Alho

O alho é um produto natural com excelentes propriedades anti-inflamatórias que são perfeitas para combater a infecção no ouvido. Para fazer este remédio, você vai precisar de 200 ml de azeite e 4 ou 5 dentes de alho. Aqueça o azeite em uma panela e adicione os dentes de alho esmagados. Deligue o fogo e deixe descansar por uma hora. Aplique cerca de três gotas desse remédio para otite no ouvido três vezes por dia.

Cebola

É um remédio muito antigo usado para tratar infecção de ouvido. A cebola tem propriedades antibacterianas e anti-sépticas que podem ajudar a tratar a dor de ouvido.

Descasque e pique uma cebola fresca, enrole em um lenço limpo. Coloque este pacote em sua orelha e deixe repousar por 5 minutos, repita isso várias vezes ao dia, com um cebola fresca. Outra maneira é cortar uma cebola pela metade, remover a área central, deixando-a oca por dentro, aquece-la no forno micro-ondas e aplicar no ouvido afetado.

Camomila

A camomila é uma erva que tem um grande número de propriedades para combater a inflamação de ouvido. Para desenvolver este remédio caseiro, basta misturar uma colher de sopa de azeite com algumas gotas de chá de camomila. Aplique três gotas no ouvido três vezes ao dia e logo a infecção no ouvido irá desaparecer.

Óleos essenciais

Outros produtos que vão ajudar a combater a otite são os óleos essenciais. Você pode optar por usar o óleo de eucalipto, pois é perfeito para o tratamento de qualquer infecção ou de lavanda, que ajuda a aliviar a inflamação.

Para usá-los, basta diluir de cinco a dez gotas do óleo essencial desejado, numa colher de sopa de azeite de oliva e aplicar três gotas no ouvido duas vezes ao dia.

Vinagre de maçã

Adicionar algumas gotas de vinagre de maçã na orelha afetada ajuda a tratar uma infecção no ouvido. Mantenha sua cabeça inclinada durante alguns minutos para que o líquido entre em seu ouvido.

Mascar chiclete

Mascar chiclete pode ajudar a ventilar a trompa de Eustáquio, permitindo sua drenagem e alívio da pressão no ouvido.

Mais informações

Há vários remédios caseiros e dicas para aliviar uma otite, no entanto, é importante lembrar que, se a infecção é grave e recorrente, recomenda-se rapidamente procurar um especialista que possa ajudá-lo a acabar com esse incômodo e prevenir complicações.

    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: