Os sons do corpo humano e seus significados

Rudney Dicas Saúde 21-02-13 curiosidades, Destaque, Dicas Saúde, significados dos sons do corpo, sons do corpo comentários

Os sons do corpo humano e seus significados

Aprender a ouvir nosso corpo pode ser de grande ajuda para sempre desfrutar de uma boa saúde, conhecendo quais são os sinais que requerem atenção médica e quais são completamente normais. O corpo humano é uma máquina complexa e inteligente, que nos envia de maneira habitual sinais do seu estado e os problemas que você pode ter. Poderíamos dizer que é sua maneira de chamar nossa atenção. Ele faz diversos sinais, assim como diferentes tipos de dores, muda cor das unhas, produz manchas na pele … e também ruídos.

É importante saber que a maioria desses sons são completamente normais e você não precisa se ​​preocupar, mas é bom saber a sua origem, pois é uma boa maneira de aprender mais sobre o nosso próprio corpo e também uma das formas mais naturais de prevenir doenças.

Vamos, portanto, conhecer alguns dos sons mais comuns de nossos corpos e seus significados:

Estalos nas articulações

O som produzido por estas fendas são apenas pequenas bolhas que se formam nas articulações ou um “vácuo” que se forma no interior e ao mover produz esse som característico. É completamente natural e não envolve qualquer problema, exceto quando acompanhado de dor ou inflamação das articulações, caso em que você deve consultar um médico.

No entanto, existem pessoas que procuram essas rachaduras em diferentes partes do corpo (mãos, pescoço, costas …) de forma habitual, e esse excesso pode causar maior desgaste.

Rangido ao abrir ou fechar a boca

Este é um problema bastante comum que geralmente indica um distúrbio da articulação temporomandibular. Na verdade, um dos sintomas típicos é o som que faz a mandíbula ao abrir ou fechar a boca, mastigar ou bocejar. Este problema exige cuidados de um especialista, pois geralmente é acompanhado de outros sintomas que podem ser muito irritantes, como dificuldade para morder, dor de cabeça, rosto e ouvido e sensibilidade na mandíbula.

Chiado ao respirar

Geralmente, a menos que você tem um problema de respiração, como asma ou dificuldade para respirar, o som é completamente normal quando os mucos nasais se secam. Isso ocorre porque as membranas no nariz estão fazendo o trabalho corretamente de filtragem da sujeira.

Espirros

É uma reação involuntária pela qual o ar é expelido dos pulmões através da boca e nariz. Serve para limpar as vias nasais de partículas estranhas que causam irritação da mucosa. Em alguns casos, os espirros são causadas pela inalação de corticosteróides ou por produtos químicos, assim como por infecções virais. Quando um espirro é muito forte, pode causar dor em uma ou mais partes do corpo, e ainda provocar ferimentos.

Ruído nos ouvidos

Isto é conhecido como zumbido, quando não há nenhuma fonte de som externa e, portanto, só nós mesmos podemos ouvir.

Os sons podem variar de leve a grave e podem ser de diferentes tipos: zumbido, sopro, chiado, rugido. É um problema comum que geralmente dura pouco tempo. No entanto, se isso ocorre com bastante freqüência pode afetar negativamente a vida da pessoa que sofre, dificultando na hora de se concentrar ou dormir. Ele também pode ser um sintoma de excesso de cera, uma infecção ou um corpo estranho dentro do ouvido.

Soluços

É um movimento involuntário do diafragma, um músculo que se encontra abaixo dos pulmões, o que é seguido por um fechamento rápido das cordas vocais, o que faz o som característico. Isso geralmente acontece rapidamente, mas em alguns casos pode ser bastante persistente e irritante.

Soluços podem ser causadas por refeições pesadas, consumo de álcool, alimentos picantes e até mesmo em alguns casos sem nenhum motivo aparente.

Ronco

O ronco é muito comum entre os adultos. Na verdade, 50% deles ocasionalmente roncam em alguma ocasião, enquanto alguns fazem regularmente. Ocorre quando algo obstrui o fluxo de ar através da boca e do nariz. Estes roncos também podem nos dizer que estamos acima do peso e se agravam quando comemos ou bebemos muito.

Em alguns casos, o ronco é um sinal de apneia do sono, um distúrbio do sono grave que deve ser tratado.

Ruídos no estômago

São os ruídos que produzem o estômago e intestino. Embora muitas vezes seja constrangedor, quando não veem acompanhados de desconforto ou dor, é um sinal de boa saúde, e indicam que o sistema digestivo está funcionando corretamente. Estes ruídos são causadas por contrações que ocorrem nas paredes do trato gastrointestinal, que são aquelas que ajudam a empurrar o alimento e gases através de nosso estômago. Quando estamos com fome, se ouve mais, porque não há comida para amortecer o ruído.

Arroto

Esta emissão sonora pela boca de ar ou gases que provém do estômago é absolutamente necessário para o nosso corpo, porque se nós não pudéssemos liberar, as paredes dos intestinos se dilatariam chegando inclusive a perfurar-se.

Este Post te ajudou?
  
  • sons do corpo humano
  • ruidos do corpo
  • sons produzidos pelo corpo
  • sons emitidos pelo corpo humano
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: