Os riscos de correr uma maratona sem preparo físico adequado

Rudney Destaque, Dicas Saúde 09-12-14 correr maratona, dicas correr comentários

Correr virou moda, é comum em várias cidades ver pessoas praticando esse esporte. Como resultado, eles também têm aumentado as participações nas diferentes corridas amadoras e até mesmo em maratonas que acontecem por aí, o que leva muitos a tentar percorrer uma uma prova altamente desgastante sem preparação suficiente.

Participar de uma maratona sem treinar corretamente, além de poder fazer você não conseguir completar o trajeto todo, também pode representar sérios riscos para a saúde, pois estamos submetendo nossos corpos a um esforço para o qual ele não está preparado.

O coração é o órgão que mais vai sofrer esses esforços, com o risco de ter um acidente cardiovascular, especialmente se tiver mais de 40 anos. Durante a corrida podemos sofrer de arritmia ou até mesmo uma parada cardíaca, resultando em morte.

Este risco não é reduzido quando a maratona acaba. De acordo com um estudo realizado na Universidade Johns Hopkins Medicine, em Baltimore (EUA), a prática de maratonas sem preparação pode levar a morte por um evento cardiovascular um dia depois de ter executado a mesma, especialmente aqueles que ultrapassaram os 45 anos de idade.

O resto do nosso corpo também vai reconhecer o esforço, especialmente os músculos e tendões, por isso o risco de cãibras, outras lesões e dores nas pernas, joelhos e quadris, rupturas fibrilares ou fraturas é muito alta.

Para evitar isso, antes de correr uma maratona é aconselhável fazer um eletrocardiograma e um teste de esforço para os maiores de 40 anos de idade, todos ligados a um treinamento progressivo para nosso corpo se acostumar com os esforços feitos durante a corrida.

Dicas extras

Seguimos com nossa série de orientações para quem está pensando em participar de uma maratona. No artigo de ontem, demos Dicas importantes para quem vai correr uma maratona, hoje falamos sobre os riscos de tentar percorrer uma prova tão difícil como essa e, se este é o seu objetivo, preste bem atenção se está mesmo preparado para isso, pois como acabamos de ver, os riscos para saúde são muitos, podendo levar à morte.

Além dessas dicas e também de seu próprio bom senso, é aconselhável fazer um checkup médico antes de começar os treinos, para ter certeza de que está em boa condição e não correr nenhum risco ou ter prejuízos à saúde. Correr, apesar de ser um esporte simples, como todo esporte, requer alguns cuidados, especialmente se você for percorrer uma prova que exige grande esforço como uma maratona.

Este Post te ajudou?
  
  • riscos de correr sem preparo fisico
  • correr sem preparo fisico
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: