Os principais riscos da tecnologia para a saúde

Rudney Dicas Saúde 11-12-12 Destaque, Dicas Saúde, Riscos da tecnologia para a saúde, Saúde e Bem Estar comentários

Os principais riscos da tecnologia para a saúde

Agora, mais do que nunca, a tecnologia é essencial em todas as áreas da vida, incluindo a medicina. Nas últimas décadas temos experimentado um grande desenvolvimento tecnológico que permitiu o desenvolvimento de terapias mais eficazes, ampliar o âmbito da intervenção da saúde, para entender melhor o funcionamento do nosso corpo e uma série de processos que dão explicação para muitas doenças.

A tecnologia na área da saúde avança a cada ano, de modo que resulta em um grande aliado no cuidado e tratamento de pacientes. Mas, como qualquer inovação, envolve uma série de riscos, por isso é importante estabelecer um controle. Por esta razão, o Instituto ECRI prepara anualmente uma lista dos principais riscos da tecnologia a saúde (Top 10 dos perigos das Tecnologias para a Saúde).

Este relatório destaca os perigos associados ao uso inadequado da tecnologia na área da saúde. Em especial, coloca em alarme as distrações que causam o uso de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, entre profissionais de saúde. Estes dispositivos favorecem a distração de especialistas, já que muitos não interrompem sua execução durante de seu trabalho.

Os principais riscos da tecnologia para a saúde

Tal como em outros setores profissionais, o uso de dispositivos móveis está trazendo distrações graves e no caso do setor da saúde pode ter consequências muito graves para o paciente. Na verdade, certas associações consideram o uso de dispositivos móveis no trabalho como um potencial problema de segurança para o paciente.

No entanto, este não é o único risco que aparece na lista. Ela também alerta sobre os perigos do mau funcionamento de dispositivos que contenham alarmes, como de incêndios em salas de operação, erros de administração de medicamentos via bombas de infusão, etc. Além disso, pode aparecer erros em alguns arquivos eletrônicos usados para registros clínicos de pacientes por problemas no software utilizado.

Este Post te ajudou?
  
  • tecnologia na saúde distração
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: