Os primeiros dias após parar de fumar

Rudney Destaque, Dicas Saúde 19-08-14 dicas para parar de fumar, dúvidas e dificuldades após deixar o cigarro, primeiros dias após parar de fumar comentários

É possível que, nos primeiros dias após parar de fumar, surjam dúvidas ou dificuldades. Isso é normal, especialmente se você fumava há muito tempo.

Principais dúvidas e dificuldades após deixar o cigarro

Falta de concentração

Nos primeiros dias, a mudança de hábitos pode deixá-lo com um pouco de dificuldade para se concentrar. Isso é completamente normal e irá diminuir a cada dia que passa, até desaparecer completamente dentro de algumas semanas.

Quando esta fase passar, você vai conseguir fazer suas atividades com mais facilidade do que quando fumava e pode concentrar-se muito melhor, porque seu cérebro estará mais oxigenado do que antes.

O aumento da tosse

Nas primeiras três a quatro semanas depois de parar de fumar, tosses e resfriados são mais frequentes do que o habitual. Isso é completamente normal, porque seu corpo vai exigir uma limpeza de todas as impurezas deixadas pelo cigarro por tanto tempo.

Esta limpeza só vai trazer benefícios, como a recuperação ou melhoria de certas funções que tinha praticamente perdido, como o gosto e cheiro. Quando o processo de limpeza é feito, sua respiração vai melhorar muito e esses “sintomas” desapareceram completamente.

A tentação de “apenas um cigarro”

É provável que pense que fumar apenas um cigarro em uma festa com os amigos, não vai mudar nada… Pois este é precisamente um dos piores erros que pode cometer: o excesso de confiança pode te trair. É óbvio que você é mais forte do que o cigarro, mas não deve subestimar o poder da tentação desse vício.

Um único cigarro representa uma chance de 80-90% de fumar novamente. Rapidamente você vai passar para dois cigarros, três… e em breve vai estar fumando a mesma quantidade de antes.

O peso na consciência depois de fumar esse único cigarro

Se você caiu em tentação e fumou um único cigarro, é muito provável que depois pense que não compensa continuar a lutar.

Bem, não foi a melhor ideia do mundo, mas isso não significa que você não pode corrigir seu erro. Não deverá tomar isso como uma recaída e sim como um tropeço. Servirá como um sério aviso para não repetir novamente.

O tempo necessário para ter sucesso

Não existe um tempo definido para que possa considerar-se um ex-fumante. Sempre leve em conta os benefícios que você está tendo com sua nova vida, não só na sua saúde e de seus entes queridos, mas também em relação à sua vida social.

Recaídas

Talvez você começou sério, mas por um descuido, sofreu uma recaída e voltou a fumar. Bem, parar de fumar representa uma mudança radical em sua vida e, por processo, as recaídas são possíveis.

Descubra qual foi seu erro, e tente não cometê-lo novamente. Se você conseguiu ficar longe do cigarro por algum tempo (sejam dias ou semanas), viu que é possível viver sem fumar!

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: