Os óleos essenciais na aromaterapia

Jeferson Dicas Saúde 26-12-12 Aromaterapia, Saúde e Bem Estar comentários

Aromaterapia

Os óleos essenciais são utilizados na aromaterapia para melhorar a saúde física e emocional, e existem muitos óleos essenciais, e ao contrário de outras formas de medicina alternativa, os benefícios da aromaterapia são obtidos da inalação do aroma.

Há uma relação íntima entre o sentido do olfato e a aromaterapia, os perfumes que percebemos se transmitem através das células olfativas encontradas no nariz, e depois de um mecanismo complexo atinge nosso cérebro como sinais nervosos.

A técnica principal que se utiliza na aromaterapia é misturar óleos aromáticos essenciais com água quente, o vapor que emerge é inalado pelo paciente e assim o efeito terapêutico é alcançado.

Alguns dos óleos essenciais também são aplicados sobre a pele, através da mistura com outros óleos neutros e os óleos essenciais que são substâncias altamente concentradas e podem provocar irritação ou queimaduras na pele.

Alguns dos óleos mais comuns essenciais utilizados na aromaterapia e suas aplicações são:

Eles agem como relaxantes: Amaro, cipreste, cravo, zimbro, ylang-ylang, cedro, tangerina, camomila, e sândalo.

Para harmonizar e equilibrar: manjericão, bergamota, gerânio, incenso e lavanda.

Estimulantes diferentes: angélica, canela, eucalipto, erva-doce, gengibre, limão, hortelã, laranja, pimenta do reino, pinho e alecrim.

Antidepressivos: manjericão, sálvia, bergamota, cravo, gerânio, ylang-ylang, incenso, jasmim, lavanda, lima, limão, tangerina, camomila, laranja, neroli, patchouli, rosa e sândalo.

Afrodisíacos: amaro, angélica, canela, coentro, cravo, jasmim, gengibre, cedro, patchouli, alecrim, rosa e sândalo.

Estimulantes mentais: manjericão, cardamomo, coentro, eucalipto, menta, pinho e alecrim.

É importante notar que a maior parte dos óleos essenciais, não podem ser aplicados no seu estado puro sobre a pele, e que é necessário diluí-los com os outros óleos, conhecidos como óleos de base ou água.

É preciso ter muito cuidado com os óleos essenciais, para que não entrem em contato com os olhos. Nesse caso, você tem que lavar os olhos abundantemente com água imediatamente.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: