Os alimentos probióticos podem ser úteis para perda de gordura?

Mateus Emagrecer, Perder Peso 03-02-14 alimentos probióticos, Alimentos saudáveis, yakult comentários

Os probióticos estão se tornando populares e foi confirmado cientificamente que pode ajudar a perder gordura. Vários estudos recentes têm investigado, mas ainda assim, você pode confiar neles?

Primeiro, a ciência

Dois grandes estudos recentes foram publicados no British Journal of Nutrition. O primeiro é do japonês Yukio Kadooka em que o estudo diz que Lactobacillus gasseri SBT2055 ajuda a reduzir a gordura corporal, pois reduz a inflamação intestinal, ajuda a digestão e para que haja uma melhora na absorção de alimentos e que pode ajudar a prevenir o acúmulo de gordura.

A segunda, foi publicada na semana passada e é do canadense Angelo Tremblay na Universidade Laval, em Quebec e afirma em seu estudo que a tensão Lactobacillus rhamnosus family ajuda a reduzir a gordura corporal, mas neste caso, apenas em mulheres e não em homens.

Estes cientistas afirmam que os probióticos podem atuar por alteração da permeabilidade da parede intestinal. Ao manter certas moléculas pró-inflamatórias entrar na corrente sanguínea, o que pode ajudar a prevenir a reação em cadeia levando a intolerância à glicose, diabetes tipo 2 e obesidade.

Além disso, os pesquisadores também observaram uma diminuição no hormônio leptina que regula o apetite e neste grupo obteve uma menor concentração de bactérias intestinais ligados à obesidade.

O dilema

Como você pode imaginar, o de sempre. Tanto o estudo de Kadooka como Tremblay são financiados por empresas que vendem produtos que contenham esses probióticos. No caso dos japoneses por Mark Snow e, no caso de empresas canadenses pela Nestlé.

Agora, isso não quer dizer que a pesquisa é manipulada ou não é válida, muito menos. É lógico que as empresas querem demonstrar que seus produtos são bem elaborados e ao “leite”. Mas nesses casos, falta novamente à investigação independente o apoio para que esses estudos aconteçam.

Atualmente, as investigações independentes se afirmam que os probióticos têm um benefício para a flora intestinal e a digestão, mas é fraco no que diz respeito à afirmação de que ajudá-lo a perder peso.

Este Post te ajudou?
  
  • lactobacillus gasseri para que serve
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: