O uso do simeticona para tratar o inchaço abdominal

O uso do simeticona para tratar o inchaço abdominal

Os gases são produzidos constantemente e são eliminados de forma natural. Mas pode acontecer de você consumir alimentos que causem gases e prisão de ventre ao mesmo tempo, os fazendo se acumular no intestino, deixando sua barriga inchada, dura e causando desconforto e distensão abdominal.

E o Simeticona é um fármaco que você pode recorrer nessas horas para aliviar os desconfortos dos gases.

Simeticona para que serve?

O uso do simeticona para tratar o inchaço abdominal

O Simeticona gotas é indicado para pacientes com excesso de gases, e também pode ser utilizado como medicamento auxiliar por médicos, caso o paciente necessite fazer uma endoscopia digestiva além de ser utilizada em pessoas que irão se submeter a uma radiografia do abdômen.

Posologia

  • – Crianças – lactentes: 4 a 6 gotas, 3 vezes ao dia.
  • – Até 12 anos: 6 a 12 gotas, 3 vezes ao dia.
  • Acima de 12 anos e Adultos: 16 gotas, 3 vezes ao dia

*As gotas podem ser administradas diretamente na boca ou serem diluídas em um pouco de água.

Simeticona bula

O uso do simeticona para tratar o inchaço abdominal

Cada ml (= 30 gotas) de emulsão oral de simeticona contém:

  • – Simeticoma ………………. 75mg
  • – Excipientes:glicerol, sorbitol, povidona, sacarina sódica di-hidratada, ciclamato de sódio, benzoato de sódio, metilparabeno, propilparabeno, ácido cítrico monoidratado, citrato de sódio di-hidratado, goma xantana, aroma de laranja, corante amarelo FD&C nº 5, corante amarelo FD&C nº 6 e água purificada.

*A embalagem contém 1 frasco com 10ml.

Quando não usar Simeticona?

O medicamento não deve ser usado quando tiver sensibilidade ou alergia a algum componente de sua fórmula ou se possuir ou tiver suspeita de perfuração ou obstrução intestinal.

Quais são os efeitos secundários pode ocorrer?

O uso do simeticona para tratar o inchaço abdominal

Nenhum efeito colateral de grau grave foi constatado com o uso do medicamento.

Caso apresente algum efeito secundário leve como diarreia leve ou palpitação, fale com seu médico. O mesmo vale caso tenha algum outro efeito que você acredite que seja causado pelo uso do Simeticona.

Superdosagem

O que pode acontecer caso a quantidade ingerida seja maior do que a indicada?

Não se espera que ocorra nenhum sintoma causado pelo uso abusivo do Simeticona, porque o medicamento não entra no organismo.

Mas vale lembrar que nem por isso deve abusar de nenhum medicamento, e caso uma superdosagem aconteça procure um médico imediatamente.

O que fazer quando me esquecer de usar o medicamento?

Em caso de esquecimento no horário proposto pelo seu médico, você pode tomá-lo assim que lembrar e depois seguindo o esquema previamente proposto. Mas se estiver próximo da hora da próxima dose, pule a esquecida e tome a próxima, seguindo o esquema normalmente.

Mais informações

A Dose máxima de simeticona não deve passar de 500 mg, este medicamento também não oferece contraindicações para crianças e idosos. No caso de gravidez ou lactação, converse com seu médico antes de fazer o uso do mesmo. Também não há relatos de interação do Simeticona com outros medicamentos.

Este artigo te ajudou?
  • +8 curtiram
  • -2 não curtiram