O risco de praticar exercícios em ambientes poluídos

Rudney Destaque, Dicas Saúde 09-08-14 risco de praticar exercícios em ambientes poluídos comentários

A prática de exercícios é essencial para manter um estilo de vida saudável, no entanto, os especialistas da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, têm advertido que a realização de atividade física ao ar livre em lugares onde há poluição ambiental pode ser prejudicial para a saúde, especialmente no caso de pessoas que sofrem de doenças respiratórias, tais como asma, doença cardíaca ou diabetes.

A exposição à poluição do ar pode prejudicar a saúde, mesmo se você não está fazendo exercício, mas a combinação de ambos os fatores, como afirma Edward R. Laskowski, co-diretor do Centro de Medicina Desportiva no centro médico, aumenta os riscos de eventuais problemas de saúde.

Este especialista explicou que isso pode ser porque quando o exercício aeróbico é realizado é normal inalar mais ar e tornar a respiração mais profunda. O ar também é inspirado por muitas vezes pela boca, onde não há a filtragem exercida pelas narinas, de modo a que as partículas de poluição do ar possam entrar nos pulmões mais facilmente.

Os principais riscos para a saúde decorrentes da exposição a atmosfera poluída durante a atividade física são:

– Aumento do risco de desenvolver asma ou agravamento da asma ou outros problemas pulmonares que o indivíduo possa ter.

– Aumento do risco de ter um acidente vascular cerebral ou um ataque cardíaco.

– Aumento do risco de morte por doença cardiovascular ou câncer de pulmão.

– Danos às vias respiratórias.

Para evitar ou minimizar esses riscos, Laskowski recomenda que antes de sair para a prática de exercício se conheça os níveis de poluição do ar e opte por momentos adequados onde essa contaminação esteja menos intensa. Também é muito importante evitar áreas com altos níveis de poluição, tais como aquelas perto das estradas ou ruas movimentadas, e deve alternar atividades físicas ao ar livre com outras que possam ser feitas em ambientes fechados como clubes ou até mesmo em casa, especialmente nos dias ou horas em que o ambiente externo se encontrar mais poluído.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: