O que são antioxidantes?

Davi Dicas Saúde 25-02-13 curiosidades, Destaque, Saúde e Bem Estar comentários

O que são antioxidantes?

O antioxidantes são essenciais em nossa dieta pois eles ajudam a proteger a nossa saúde. Sua popularidade vem crescendo há alguns anos, mas geralmente as pessoas não conhecem a verdadeira importância dos antioxidantes e onde podemos encontrá-los.

O oxigênio e os antioxidantes

O oxigênio é necessário para a vida. No entanto, este elemento pode se tornar moléculas altamente reativas muito prejudiciais para o nosso corpo chamados radicais livres.

Os radicais livres atacam as células saudáveis ​​são o corpo, causando danos e doenças como o câncer, doenças do coração, depressão do sistema imunológico.

Os antioxidantes são responsáveis ​​por controlar a criação de radicais livres, o que torna extremamente importante que exista uma abundância deles no nosso organismo.

Conheça agora alguns alimentos ricos em antioxidantes

Há uma abundância de alimentos que contêm antioxidantes, vitaminas C, E e beta-caroteno.

A vitamina C é responsável pelo ataque do radical livre na fase aquosa, antes de atacar os lipidos. Já a vitamina E é um antioxidante solúvel em lípidos, que permite quebrar as cadeias de radicais livres nas membranas celulares. E o beta-caroteno trabalha junto com essas duas vitaminas.

Frutas e vegetais, cerejas, cenouras, abóbora, brócolis, repolho, pêssegos, maçãs, frutas cítricas, tomate, grãos integrais, nozes, peixes, mariscos, ovos e óleos vegetais de alta qualidade, estão entre os alimentos que contêm uma grande quantidade de antioxidantes.

Deficiência de antioxidantes

Dietas pobres em gordura podem afetar a absorção dos antioxidantes acima mencionados. Uma dieta pobre em frutas e vegetais faz com que nosso corpo não consiga a quantidade necessária de antioxidantes, e isso deixa o organismo fraco para lidar com os radicais livres.

Os antioxidantes e as enfermidades

Câncer

Os estudos não são conclusivos, mas mostra que pode haver uma relação entre o consumo de antioxidantes com a redução do risco de cancer.

Coração

O consumo de antioxidantes pode impedir isso e proteger o nosso organismo de doenças cardiovasculares.

Ter uma dieta balanceada é muito importânte para ter uma vida saudável, desta forma nós temos o nosso corpo recebe todos os nutrientes necessários, incluindo os antioxidantes. Portanto, é muito recomendado que você consuma cinco porções diárias de frutas e vegetais, você pode consumir as frutas e os vegetais em saladas de frutas e legumes, sucos e sobremesas caseiras que incluam as frutas, mas no caso das sobremesas, não acrescente açucar pois a fruta tem o seu açucar natural.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: