O que são alimentos ativados e como prepara-los?

Luana Alimentos Saudáveis, Cereais 11-07-15 alimentação, Alimentos saudáveis, comida saudável, Dieta, Dietas comentários

Alguma vez já ouviu falar sobre os frutos secos ativados? É que esses alimentos, igual as sementes, requerem um processo especial para ser todo saudável.

Ultimamente estão muito na moda, mas, você sabe qual é a forma correta de ingeri-los para não danificar seu sistema digestivo? Aqui te contaremos o que ninguém te disse quando compra seu pacote de amêndoas ou sementes de girassol no supermercado. Assim poderá desfrutar 100% os benefícios dos alimentos ativados.

Qual o problema com esses alimentos?

alimentos ativados 1

Tanto as sementes como os frutos secos são grandes fontes de vitaminas e minerais necessários para um dia cheio de energia. Mas acontece que ambos contém ácido fítico, um inibidor de enzimas que evita que as sementes e frutos brotem de forma prematura.

O problema é que este atua sobre o nosso organismo, interfere com a digestão e impede que absorva todos os nutrientes corretamente.

Quando consumimos muitos alimentos com ácido fítico, nossa capacidade de absorver minerais se deteriora e por isso é importante ter cuidado quando fazemos mudanças bruscas nossa dieta.

De que serve ativar os alimentos e o que significa isso exatamente?

O processo de ativação fará que o problema que contamos no parágrafo anterior desapareça. É muito fácil de se fazer e se trata de uma prática antiga e tradicional.

Basicamente consiste em deixar de molho os frutos secos e as sementes em salmoura e logo em seguida seca-los e armazena-los. O que acontece é que o alimento brota e elimina o inibidor enzimático.

Dessa forma poderá se alimentar corretamente e desfrutar de todos os benefícios das sementes e dos frutos secos.

Como se faz o processo?

alimentos ativados 2

Dissolva sal em água suficiente para cobrir todo o alimento que queira ativar. Coloque a comida em uma tigela e deixe de molho pela quantidade de horas que for necessário (entre 8 e 15 horas). Coe e enxague bem com água corrente.

Coloque o alimento sobre uma bandeja e leve ao forno a temperatura mais baixa por 5 minutos. Após isso deixe secar entre 12 e 24 horas e está pronto. Você pode guarda-los ou consumi-los quando quiser.

Veja mais em: Frutas secas na dieta pode reduzir o risco de obesidade

As quantidades de sal, tempo de molho e tempo secando variam de acordo com o alimento, mas não muito. Aqui vão alguns exemplos:

– Amêndoas: 1 colher de sal para cada xícara de amêndoas, entre 12 e 14 horas de molho e de 12 a 24 horas secando.

– Sementes de girassol: 2 colheres de sal por xícara, de 7 a 12 horas de molho e entre 12 e 24 de secagem.

Como pode ver é muito importante conhecer esses dados. Sobre tudo se está em um plano de mudanças e que incorporar mais alimentos desse tipo na sua dieta. É essencial que faça esse processo de ativação ou que compre as sementes já ativadas.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: