O que fazer quando temos uma cãibra

O que fazer quando temos uma cãibra

Certamente isso já aconteceu com você: Você está sentado em silêncio, e de repente uma dor aguda ocorre em um dos músculos, geralmente nas pernas, que se tensiona por alguns angustiantes momentos. Para essa dor tão inesperada é que nós dizemos-lhe como reduzir uma cãibra e saber como alivia-la a tempo para poupar alguns minutos de dor intensa.

O que são as cãibras

Cãibras são espasmos involuntários que ocorrem no músculo, que normalmente duram alguns segundos ou minutos. Ocorrem na parte inferior do corpo, como as coxas, panturrilhas e nos dedos dos pés; as suas causas podem ser variados, e estão divididas em parafisiológicos, sintomáticas e idiopáticas.

Cãibras noturnas que nos acordam no meio da noite, são sentidas por 60% dos adultos e 30% das mulheres grávidas, muitas vezes são sentidas principalmente nas pernas.

Aqueles que sofrem de distúrbios metabólicos ou hipotireoidismo, bem como atletas e profissionais que realizam seu trabalho em altas temperaturas, como por exemplo os bombeiros, também são propensos a ter cãibras musculares.

Reduzir a dor de uma cãibra

Para aliviar os sintomas, o melhor é alongar e massagear o músculo afetado até o desaparecimento da dor; dependendo da duração e intensidade das crises, podemos ficar em constante dor por horas ou dias.

Como evitar cãibras

Uma boa maneira de evitar cãibras é fazendo alongamento ao longo do dia envolvendo as áreas do corpo onde as cãibras geralmente ocorrem, faça isso também antes de dormir.

Ao sentar-se, para ver televisão, por exemplo, fique com os pés para cima; também é útil colocar um travesseiro sob seus pés para dormir, ou levantar o colchão na zona dos pés para dormir com as pernas elevadas.

O sulfato de quinina é um medicamento proibido em alguns países e é contra-indicado durante a gravidez por causa de seus efeitos colaterais, mas também é usado para aliviar as cãibras. Há outros medicamentos que seu médico pode indicar através de uma prescrição: suplementos, tais como cloreto de sódio e magnésio são considerados eficazes para isso.