O que fazer em caso de uma queimadura de água-viva

Rudney Destaque, Dicas Saúde 09-12-14 Dicas Saúde, picada água-viva, queimadura água-viva, saúde verão comentários

Estamos chegando no verão, quem decidiu ir para a praia, deve estar ciente de que pode correr alguns riscos ao entrar na água, como contaminações, infecções e até mesmo de sofrer uma queimadura causada por uma água-viva.

O principal sintoma de uma picada de água viva é dor e coceira local na área que entrou em contato com o tentáculo. É possível também observar uma marca como a de uma chicotada. Mas o que fazer para aliviar a dor de uma queimadura de água viva?

Contra-indicações

Apesar da crença popular, os especialistas dizem que usar água doce ou urinar na ferida não serve para melhorar ou reduzir a dor. Da mesma forma, é também contra-indicado ou esfregar areia para cobrir a ferida, pois esta só serve para estender a erupção cutânea.

Os melhores remédios

Em vez disso, é recomendável limpar a ferida com água salgada, aplicar compressas frias para a dor e usar uma pomada com anti-histamínicos ou corticoides para reduzir a inflamação. Se algum tentáculo ainda estiver preso na pessoa é preciso usar luvas retirá-lo e assim evitar que o mesmo queime a pessoa que está extraindo-o. A utilização do vinagre pode ser benéfico para neutralizar o veneno da água-viva.

A duração de picadas

As lesões de picadas de águas-vivas raramente duram mais de três dias e a dor intensa deve estar presente apenas entre 30 e 60 minutos, embora em alguns casos pode chegar a 6 ou 7 horas. Neste último caso, o melhor é visitar um centro de cuidados de saúde para receber mais tratamentos e recomendações.

Dicas extras

O verão é uma das estações preferidas de muta gente: época de férias, festas, calor, sol quente… tudo o que combina com uma boa praia. Por esses e outros motivos, é importante tomar algumas precauções com a saúde para não estragar sua viagem e aproveitar ao máximo o verão.

No Dicas sobre saúde já te ensinamos os cuidados com a pele no verão, os cuidados ao praticar exercícios físicos nesta estação, dicas para hidratar o corpo no verão, alimentos para o verão, entre outros cuidados e dicas para para aproveitar o verão e manter a saúde. Tudo o que você precisa saber para desfrutar de um verão tranquilo sem colocar em risco sua saúde.

Este Post te ajudou?
  
  • remedio para queimadura de agua viva
  • oq e bom para queimadura de agua viva na cabeca
  • receitas caseiras para queimadura com agua viva
  • corticoide para veneno agua viva
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: