O que é toxoplasmose, quais seus sintomas e tratamentos

O que é toxoplasmose, quais seus sintomas e tratamentos

A toxoplasmose, também chamada de doença do gato, é uma doença que pode ser infecciosa, congênita ou adquirida. Esta doença é conhecida por ser transmitida pelo gato, mas isto não é totalmente verdade como veremos a seguir, juntamente com seus sintomas e tratamentos.

O que é toxoplasmose?

A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita. Este parasita é chamado Toxoplasma gondii e pode ser encontrado em fezes de gatos e carne pouco cozida, especialmente de cordeiro e carne de porco. Ele também pode ser transmitido através de água contaminada.

A toxoplasmose pode ser mortal ou causar defeitos congênitos graves para um feto se a mãe se infectar. É por isso que os médicos recomendam que mulheres grávidas evitem contatos muito próximos e, principalmente, limpar caixas de areia de gato.

A maioria das pessoas que têm toxoplasmose nunca tem nenhum tipo de sintomas. As pessoas que correm o maior risco de infecções graves são aquelas com sistemas imunológicos comprometidos e bebês nascidos de mães com infecção ativa durante a gravidez.

A toxoplasmose não é contagiosa. Outras maneiras de adquirir essa doença incluem o consumo de alimentos vegetais e frutas mal lavados, uso de utensílios de cozinha contaminados e através de transfusões de sangue ou transplante de órgãos.

Causas da toxoplasmose

A toxoplasmose é causada por um parasita que pode nos infectar através de alimentos contaminados, especialmente a carne mal cozida, além de vegetais que foram expostos ao contato de fezes de animais hospedeiros do parasita.

Essa infecção pode ocorrer em vários lugares do corpo humano, como músculos, coração e cérebro. Um sistema imunológico fortalecido é capaz de manter o parasita inativo e prevenir problemas maiores, além de impedir uma nova infecção.

Toxoplasmose sintomas

A maioria das pessoas que foram infectadas com o parasita que causa toxoplasmose não apresentam sinais ou sintomas. Pessoas que desenvolvem sintomas podem experimentar:

  • – Febre
  • – Nódulos linfáticos inchados, especialmente no pescoço
  • – Dor de cabeça
  • – Dores musculares
  • – Dor de garganta

Estes sintomas podem durar um mês ou mais e, geralmente, desaparecem por conta própria.

A toxoplasmose é especialmente grave para as pessoas que têm o sistema imunológico enfraquecido. Essas pessoas correm o risco de desenvolver:

  • – Inflamação do cérebro, causando dores de cabeça, convulsões, confusão e coma
  • – Infecção pulmonar, causando tosse, febre e falta de ar
  • – Infecção ocular, causando visão embaçada e dor nos olhos

Quando um feto está infectado, os sintomas podem ser leves ou bastante graves. A toxoplasmose no feto pode ser fatal para o bebê logo após o nascimento. A maioria dos recém-nascidos com toxoplasmose congênita pode parecer normal ao nascer, mas pode desenvolver sinais e sintomas à medida que envelhecem.

Pessoas que contraem a toxoplasmose também podem ter lesões nos olhos, o que é chamado de toxoplasmose ocular. Essas lesões afetam principalmente a parte anterior do olho, chamada uveite anterior. Em casos mais leves, a toxoplasmose ocular pode não causar grandes problemas quando tratada devidamente. Já na forma mais grave, a doença pode afetar a retina e prejudicar muito a visão.

Toxoplasmose na gravidez

A toxoplasmose na gravidez é chamada de toxoplasmose congênita e é passada da mães para o bebê durante a gestação através da placenta.

As mulheres grávidas têm um risco aumentado de passar a toxoplasmose para o feto. Por este motivo, você deve pedir a outra pessoa para cuidar da caixa de areia de seu gato durante a gravidez.

Se você está grávida e tem uma infecção ativa, seu médico pode testar seu líquido amniótico e o sangue do feto. Um ultrassom também pode ajudar a determinar se o feto foi infectado.

Se seu feto é diagnosticado com toxoplasmose, você provavelmente será encaminhada para um especialista. O aconselhamento genético também será sugerido. A opção de interromper a gravidez, dependendo da idade gestacional do bebê, pode ser oferecida como possibilidade. Se você continuar a gravidez, seu médico provavelmente irá prescrever antibióticos para ajudar a reduzir o risco de sintomas para seu bebê.

Diagnóstico da toxoplasmose

Seu médico normalmente realizará um exame de sangue para verificar se há anticorpos contra este parasita. Um anticorpo é um tipo de proteína que seu sistema imunológico produz quando é ameaçado por substâncias nocivas. Os anticorpos detectam substâncias estranhas por seus marcadores de superfície, chamados antígenos. Os antígenos incluem vírus, bactérias, parasitas e fungos.

Uma vez que um anticorpo se desenvolveu contra um antígeno específico, ele permanecerá em sua corrente sanguínea para proteger contra futuras infecções com essa substância estranha em particular.

Se você já esteve exposto ao T. gondii, os anticorpos estarão presentes no seu sangue. Isso significa que você irá testar positivo para os anticorpos. Se os seus testes voltarem a dar positivos, então você foi infectado com esta doença em algum momento de sua vida. Um resultado positivo não significa necessariamente que você atualmente tenha uma infecção ativa.

Como prevenir a toxoplasmose?

Você pode prevenir a toxoplasmose das seguintes maneiras:

  • – Lavando todos os alimentos frescos antes de comê-lo
  • – Certificando-se de que toda a carne esteja devidamente cozida
  • – Lavando todos os utensílios que são utilizados para lidar com a carne crua
  • – Lavando as mãos depois de limpar a caixa de areia de seu gato

Toxoplasmose tem cura?

Os sintomas da toxoplasmose têm cura, mas o parasita fica no organismo da pessoa infectada e pode ocorrer uma nova infecção, através da reativação do mesmo. Isso ocorre principalmente em pessoas com imunidade baixa.

Toxoplasmose tratamento

O seu médico pode recomendar não tratar a sua toxoplasmose se não estiver causando nenhum sintoma. A maioria das pessoas saudáveis ​​que desenvolvem uma infecção não apresentam sintomas ou apresentam sintomas leves que são autolimitados.

Se a doença é grave, é persistente, envolve os olhos ou envolve os órgãos internos, seu médico normalmente irá prescrever o uso de um antibiótico.

Se você tem HIV ou AIDS, talvez seja necessário continuar com esses medicamentos para a vida toda, já que essas condições afetam o sistema imunológico.

O tratamento durante a gravidez é um pouco diferente e dependerá se o feto está infectado e a gravidade da infecção. O seu médico irá falar com você sobre o melhor tratamento para o seu caso particular. Muito provavelmente, será prescrito um antibiótico de acordo com o tempo de sua gestação para reduzir a probabilidade de transmissão para o feto. No entanto, os medicamentos têm efeitos colaterais significativos nas mulheres e no feto e são usados ​​apenas como último recurso. Os efeitos colaterais potenciais incluem a supressão da medula óssea que ajuda a produzir células sanguíneas e toxicidade hepática.

Mais informações

A toxoplasmose é uma doença bastante comum e que geralmente não causa grandes sintomas. No entanto, as mulheres grávidas devem ter tentar evitar essa doença a todo o custo, já que pode afetar seu bebê e causar graves problemas a ele.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • -3 não curtiram