O que é teníase e quais os sintomas da infecção por esse parasita intestinal

O que é teníase e quais os sintomas da infecção por esse parasita intestinal

A teníase é uma infecção causada pela tênia, que é um tipo de parasita. Existem 32 espécies de tênia, porém apenas dois tipos provocam doença no ser humano: Taenia saginata e Taenia solium. Os parasitas são pequenos organismos que se ligam a outros seres vivos para sobreviver. Os seres vivos aos quais os parasitas se ligam são chamados de hospedeiros.

A tênia intestinal é também chamada de solitária porque é hermafrodita, o que quer dizer que não precisa estar em contato com outros indivíduos de sua espécie para se reproduzir. Há milhões de pessoas carregam tênias intestinais no mundo. Como muitas vezes são infestações assintomáticas é difícil saber o número real de pessoas afetadas.

Os parasitas podem ser encontrados em alimentos e água contaminados. Se você consumir alimentos contaminados ou bebidas, você pode contrair um parasita que pode viver e às vezes crescer e reproduzir dentro de seu corpo.

O que causa teníase?

Você pode desenvolver teníase comendo carne crua ou mal cozida, de vaca ou porco. Os bovinos são os hospedeiros da Tênia saginata, enquanto os suínos são os hospedeiros da Tênia solium. Alimentos contaminados podem conter ovos de tênia, ou larvas, que crescem em seus intestinos quando comidos. Cozinhar completamente a carne destruirão as larvas de modo que não possam viver em seu corpo.

A tênia pode crescer até 12 metros de comprimento e viver nos intestinos durante anos sem ser descoberta. Os vermes têm segmentos ao longo de seus corpos e cada um desses segmentos pode produzir ovos. Quando a tênia sai dos ovos, estes serão passados ​​para fora do corpo nas fezes.

A má higiene também pode causar a disseminação da teníase. Uma vez que as larvas podem estar nas fezes humanas, podem ser espalhadas através do contato com as mesmas. Você deve lavar as mãos adequadamente para ajudar a prevenir a propagação da infecção.

A teníase é mais comum em países onde o saneamento e a higiene das mãos são ruins. Teníase é mais provável de desenvolver em pessoas que têm sistemas imunológicos enfraquecidos e não são capazes de combater infecções.

Clico de vida da tênia

Tênias têm um ciclo de vida com quatro formas: parasitas, ovos, embrião e cisticercos. O parasita vive no intestino delgado humano, de onde eles liberam proglotes (partes de seu que contêm ovos) nas fezes. Quando o humano evacua em um local sem saneamento básico os ovos podem permanecer no meio ambiente por meses, esperando um hospedeiro.

Quando ingeridos por porcos (Tênia saginata) e gado (Tênia solium), eles usam esses animais como hospedeiros intermediários, permitindo que os ovos liberem embriões no intestino delgado e cheguem à circulação sanguínea, onde podem atingir diferentes locais do corpo, como músculos, olhos, coração e cérebro, onde se desenvolvem na forma de cisticercos.

A infecção nos humanos ocorre pela ingestão de carne mal cozida desses animais que contém cisticercos. Após sua ingestão e chegada ao intestino humano, o parasita pode completar seu ciclo de vida, tornando-se adulto em aproximadamente 2 meses.

Teníase sintomas

A maioria das pessoas que têm teníase não apresentam sintomas. Se os sinais e sintomas estiverem presentes, podem incluir:

  • – Dor abdominal
  • – Enjoo
  • – Falta ou aumento do apetite
  • – Perda de peso inexplicada
  • – Cansaço e insônia
  • – Diarreia ou prisão de ventre
  • – Problemas digestivos

Algumas pessoas com teníase também podem experimentar irritação na área perianal, que é a área ao redor do ânus. Segmentos de verme ou ovos sendo expulsos nas fezes causam esta irritação.

As pessoas muitas vezes se tornam conscientes de que têm uma tênia quando veem segmentos de verme ou ovos em suas fezes, o que pode ser identificado ao ver pequenas manchas brancas nas fezes. Infecções podem levar entre 8 e 14 semanas para se desenvolver.

Diagnóstico da teníase

Consulte o seu médico se você ver segmentos de verme ou ovos em suas fezes. Um médico muitas vezes será capaz de fazer um diagnóstico de teníase com base nos sintomas. Para confirmar o diagnóstico, ele pode pedir exames de sangue, incluindo um hemograma completo e também um exame de fezes para ver se os ovos ou segmentos de vermes estão presentes.

Tratamento para teníase

A teníase é tipicamente tratada por medicamentos prescritos pelo seu médico. Os medicamentos para o tratamento dessa verminose incluem praziquantel e albendazol.

Ambos os medicamentos são anti-helmínticos, o que significa que eles matam parasitas e seus ovos. Na maioria dos casos, estes medicamentos são fornecidos numa dose única. Mas esses medicamentos podem levar algumas semanas para limpar completamente uma infecção. A tênia será excretada como resíduos. Efeitos secundários comuns associados a estes medicamentos incluem tonturas e dores de estômago.

A maioria dos casos desta infecção desaparece com o tratamento. Medicamentos prescritos para esta condição são geralmente eficazes e irão curar a infecção.

Em alguns casos, podem ocorrer complicações graves da infecção por tênia. Os vermes podem bloquear seus intestinos. Isso pode exigir cirurgia para corrigir. Em alguns casos, a tênia pode viajar para outras partes do seu corpo, como o coração, olho ou cérebro. Esta condição é chamada cisticercose e pode causar outros problemas de saúde como convulsões ou infecções no sistema nervoso.

Prevenção da teníase

A maneira mais eficaz de prevenir a teníase é cozinhar os alimentos completamente. Isso significa cozinhar carne a uma temperatura acima de 60° C por cinco minutos ou mais. Meça a temperatura da carne com um termômetro de cozinha. Depois de cozinhar a carne, deixe-a repousar durante três minutos antes de cortá-la. Isso pode ajudar a destruir todos os parasitas que podem estar na nela.

Higiene adequada das mãos também é importante para prevenir a propagação desta doença. Sempre lave as mãos depois de usar o banheiro e ensine seus filhos a fazer o mesmo. Beba água engarrafada se você viver ou viajar para uma área onde a água deve ser tratada e o saneamento básico não é eficiente.

Teníase e cisticercose

A teníase e cisticercose são causadas por parasitas do gênero Tênia (Tênia solium e Tênia saginata). A teníase é causada pela fase adulta do parasita, enquanto cisticercose é causada por infecção da fase larval do parasita. A teníase só afeta os seres humanos uma vez que este é o único hospedeiro definitivo do parasita, enquanto a cisticercose ocorre em hospedeiros intermediários. Ambas as condições têm sintomas e tratamentos completamente diferentes.

A gravidade da cisticercose no homem depende da localização (músculo, olhos, coração e cérebro) e número de cisticercos. No músculo esquelético e no tecido subcutâneo geralmente não ocorrem patologias importantes. A localização do cisticerco no olho provoca danos na visão e pode levar à cegueira. No coração, causa palpitações, dificuldade em respirar ou respiração ruidosa.

Ao chegar ao cérebro, desenvolve-se a forma mais grave da doença, chamada neurocisticercose. Ela produz uma série de manifestações clínicas, tais como convulsões, dores de cabeça, tonturas, perturbações mentais, hidrocefalia, hipertensão intracraniana, etc, podendo causar a morte em alguns casos.

Os sintomas da cisticercose podem demorar anos para se manifestarem. Geralmente, aparece cerca de 3 a 5 anos após a contaminação.

O diagnóstico da cisticercose é realizado por métodos parasitológicos, técnicas de imagem (tomografia computadorizada ou a ressonância magnética) e testes imunológicos. Os métodos convencionais de diagnóstico têm limitações graves, tais como a baixa sensibilidade e baixa especificidade, não são padronizados adequadamente e baseiam-se nos materiais parasitários que são difíceis de obter. Atualmente, novas ferramentas técnicas estão a ser utilizadas para permitir um melhor que o diagnóstico desta doença.

O tratamento da cisticercose pode variar dependendo do local onde o cisticerco se instalou e dos sintomas causados por ele.

Mais informações

A teníase é um problema muito comum, que afeta várias pessoas mesmo sem elas saberem. Apesar de muitas vezes não causar sintomas, como vimos, essa condição pode levar a graves consequências como a cisticercose e afetar pessoas que convivem com você, por isso, procure prevenir-se.

  • o\'que e teníase qual seu ciclo e como afeta nosso corpo
  • quais os sintomas da teniase
Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • -1 não curtiram