O que é Ritalina e quais os efeitos colaterais desse medicamento

O que é Ritalina e quais os efeitos colaterais desse medicamento

A Ritalina (Cloridrato De Metilfenidato) é um estimulante do sistema nervoso central. Ela afeta substâncias químicas no cérebro e nervos que contribuem para hiperatividade e controle de impulso.

Ritalina bula

Apresentação de Ritalina.

Uso Oral. Uso Adulto e Pediátrico Acima de 6 anos. Laboratório: Novartis.

Composição:

  • – Cada comprimido de Ritalina® contém 10 mg de cloridrato de metilfenidato
  • – Excipientes: fosfato de cálcio tribásico, lactose, amido, gelatina, estearato de magnésio e talco

Ritalina efeito

Esse medicamento é usado para tratar Transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) ou Transtorno hipercinético e narcolepsia. Ele pode ajudar a aumentar sua capacidade de prestar atenção, permanecer focado em uma atividade e controlar problemas de comportamento. Também pode ajudá-lo a organizar suas tarefas e melhorar as habilidades de escuta.

Ritalina Posologia

Tome este medicamento por via oral conforme indicado pelo seu médico, geralmente 2 ou 3 vezes por dia. Este medicamento é melhor tomado 30 a 45 minutos antes de uma refeição. No entanto, se você tem dor de estômago, pode tomar este medicamento com ou após uma refeição ou lanche. Tomar este medicamento no final do dia pode causar problemas para dormir (insônia).

Tome este medicamento regularmente para obter o máximo benefício. A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. O seu médico pode orientá-lo para aumentar ou diminuir gradualmente a sua dose. Além disso, se você usá-lo por um longo tempo, não pare de repente sem consultar o seu médico.

Este medicamento pode causar reações de privação, especialmente se tiver utilizado-o regularmente por um longo período de tempo ou em doses elevadas. Em tais casos, podem ocorrer sintomas de abstinência (como depressão, pensamentos suicidas ou outras alterações mentais/humor). Para evitar essas reações, o seu médico pode reduzir a sua dose gradualmente. Consulte o seu médico ou farmacêutico para obter mais informações e informe imediatamente qualquer reação de privação.

Quando usado por um longo tempo, este medicamento pode não funcionar tão bem. Fale com o seu médico se esta medicação parar de funcionar adequadamente.

Junto com seus benefícios, esta medicação pode raramente causar comportamento anormal de busca de drogas (dependência). Este risco pode ser aumentado se você tiver abusado de álcool ou drogas no passado. Tome este medicamento exatamente como prescrito para diminuir o risco de dependência. Informe o seu médico se a sua condição não melhorar ou se piora.

O que devo evitar enquanto tomo Ritalina?

Evite beber álcool, especialmente se tomar Ritalina LA em cápsulas. O álcool pode fazer com que o metilfenidato seja liberado na corrente sanguínea muito rápido. O Metilfenidato pode prejudicar o seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se dirigir ou fazer qualquer coisa que exija que você esteja alerta.

Ritalina efeitos colaterais

Os efeitos secundários comuns da Ritalina podem incluir:

  • – Sensação de nervosismo ou irritabilidade, problemas de sono (insônia)
  • – Perda de apetite
  • – Náusea
  • – Dor de estômago
  • – Dor de cabeça

Pare de tomar Ritalina e procure um médico imediatamente se você tiver:

  • – Dor no peito, dificuldade respiratória, sensação de que você pode desmaiar
  • – Alucinações (ver ou ouvir coisas que não são reais), problemas de comportamento, agressão, hostilidade, paranoia
  • – Convulsão
  • – Dormência, dor, sensação de frio, feridas inexplicáveis ​​ou alterações da cor da pele (aparência pálida, vermelha ou azul) nos dedos das mãos ou dos pés
  • – Contrações musculares (tiques)
  • – Mudanças na sua visão
  • – Ereção do pênis que é dolorosa ou dura 4 horas ou mais (raro)
  • – Dor muscular inexplicada, sensibilidade ou fraqueza (especialmente se você também tiver febre, cansaço incomum e urina de cor escura)

Obtenha ajuda médica imediatamente se você tem quaisquer efeitos secundários muito graves, incluindo: sintomas de um ataque cardíaco (tais como peito no peito, dor braço esquerdo, falta de ar, sudorese incomum), sintomas de um acidente vascular cerebral (tais como fraqueza em um lado do corpo, fala arrastada, visão borrada, confusão).

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos secundários. Se notar outros efeitos não mencionados acima, procure um médico imediatamente.

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à Ritalina, tais como: urticária, dificuldade ao respirar, inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

O metilfenidato pode afetar o crescimento em crianças. Informe o seu médico se o seu filho não está a crescer a uma taxa normal durante o uso deste medicamento.

Este medicamento pode aumentar a sua pressão arterial. Verifique regularmente a sua pressão arterial e informe o seu médico se os resultados são elevados.

Precauções e avisos

Antes de tomar Metilfenidato, informe o seu médico ou farmacêutico se é alérgico a ela, a dexmetilfenidato, ou se você tem quaisquer outras alergias. Este produto pode conter ingredientes inativos, que podem causar reações alérgicas ou outros problemas. Fale com o seu farmacêutico para mais detalhes.

Antes de consumir este medicamento, informe seu médico ou farmacêutico sobre sua história clínica como:

  • – Pressão arterial elevada
  • – Problemas de circulação sanguínea (como a doença de Raynaud)
  • – Glaucoma
  • – Problemas cardíacos (como batimentos cardíacos irregulares, insuficiência cardíaca
  • – História familiar de problemas cardíacos (como morte súbita cardíaca, batimentos cardíacos irregulares)
  • – Condições mentais/humorais (especialmente ansiedade, tensão, agitação)
  • – História pessoal/familiar de transtornos mentais (como transtorno bipolar, depressão, psicose, pensamentos suicidas)
  • – História pessoal/familiar de movimentos musculares descontrolados (tiques motores, síndrome de Tourette)
  • – Tireoide hiperativa (hipertiroidismo)
  • – Convulsão

Esta droga pode te deixar tonto. Não conduza, utilize máquinas ou faça qualquer atividade que exija vigilância até ter certeza de que pode realizar tais atividades com segurança.

Antes de fazer uma cirurgia, informe o seu médico ou dentista sobre todos os produtos que utiliza (incluindo medicamentos sujeitos a receita médica, medicamentos sem receita médica e produtos à base de plantas).

Se usado por um longo tempo, este medicamento pode afetar a taxa de crescimento da criança, peso e altura final do adulto. Para reduzir o risco, o médico pode recomendar interromper brevemente a medicação de vez em quando. Verifique regularmente o peso e a altura da criança e consulte o seu médico ou farmacêutico para obter mais informações.

Os idosos podem ser mais sensíveis aos efeitos colaterais desta droga, especialmente problemas para dormir, perda de peso ou dor no peito.

Durante a gravidez, o metilfenidato só deve ser utilizado quando claramente necessário. Discuta os riscos e benefícios com o seu médico. Este medicamento pode ser transferido para o leite materno. Consulte seu médico antes de amamentar.

Interações com outros medicamentos

Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer que você inicie ou pare de usar, especialmente:

  • – Antidepressivos
  • – Medicação para pressão arterial
  • – Um diluente de sangue, tal como a varfarina (Coumadin, Jantoven)
  • – Medicamento para alergias ou resfriados que contém um descongestionante, como pseudoefedrina ou fenilefrina
  • – Medicamento para convulsões

Está lista não está completa. Outras drogas podem interagir com o methylphenidate, incluindo medicamentos sem prescrição, vitaminas, e produtos naturais. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicações.

Mais informações

A Ritalina é um medicamento que só deve ser administrado com prescrição médica. Tomar este medicamento sem orientação ou não seguir a recomendação indicada pode ser perigoso e causar diversos sintomas secundários, de leves a graves, que podem colocar sua vida em risco.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • -3 não curtiram