O que é oxiúrus, quais seus sintomas e melhores tratamentos

O que é oxiúrus, quais seus sintomas e melhores tratamentos

Os parasitas ou vermes intestinais podem afetar qualquer pessoa e têm diferentes formas de contraí-los. Existem vários tipos de parasitas e cada um deles provoca diferentes sintomas. Hoje, vamos falar sobre um tipo de parasita chamado oxiúrus e saber como é seu tratamento.

O que é oxiúrus?

O oxiúrus ou oxiúro (Enterobius vermicularis), é um pequeno verme parasita que pode viver dentro do intestino inferior humano. Com apenas 3 mm a 10 mm de comprimento, provoca uma coceira intensa na área do ânus de uma pessoa infectada, especialmente à noite.

Dentro do corpo de uma pessoa, há o acasalamento entre parasitas. Após, os macho morrer ele é eliminado através das fezes. A fêmea então, move-se até o ânus, onde deposita seus ovos. Cada fêmea coloca cerca de 10.000 ovos. Após colocarem seus ovos, a fêmea tenta voltar para dentro do ânus, algumas não conseguem e também são eliminadas nas fezes.

Esse parasita geralmente infecta pessoas como resultado de condições de vida insalubres e à má preparação de alimentos. No entanto, eles geralmente não indicam uma falta de higiene pessoal. A infecção por esse parasita é mais comum em crianças em idade escolar de 5 a 10 anos.

Nós, seres humanos, somos o único hospedeiro natural do oxiúro. Quando infecta o humano, esse parasita provoca uma verminose intestinal denominada enterobíase, oxiuríase ou oxiurose.

Como se pega oxiúrus?

A transmissão de oxiúrus ocorre a partir do contato com os ovos do verme. Esses ovos podem estar em diversos locais como roupas, brinquedos de crianças, água ou de alimentos contaminados.

Os ovos de oxiúrus podem aderir-se às unhas, no ato de coçar e ao tocar algo, contamina-o. Uma pessoa pode transmitir os ovos ao preparar alimentos, manipular objetos ou cumprimentar outras pessoas.

Os ovos podem permanecer vivos por até 30 dias e infectar qualquer pessoa neste período. Além disso, por serem muito pequenos, os ovos podem espalhar-se pelo ar, o que facilita sua transmissão.

Oxiúrus sintomas

No início da infecção, essa condição não causa sintomas, eles são sentidos apenas quando há um grande número de parasitas. Quando isto ocorre, o principal sintoma é a coceira ao redor do ânus, o que pode tornar-se bastante incômodo e atrapalhar até mesmo o sono.

Quando os vermes são adultos e em grande quantidade eles podem migrar até a região vaginal. Nas meninas, a infecção pode causar coceira, corrimento vaginal e irritação (vaginite).

Em casos graves, pode ocorrer perda de peso, inquietação, irritabilidade, dor abdominal, dor para evacuar, náuseas, vômitos e perda de apetite. Em alguns casos raros, os ataques de apendicite podem ter sido causados ​​por oxiúrus que bloqueiam o apêndice.

Oxiúrus diagnóstico

O diagnóstico de uma infecção por oxiúrus é com afim de encontrar a fêmea ou os ovos. Para encontrar um verme feminino, examine a área ao redor do ânus de uma pessoa infectada à noite com uma lanterna. A pessoa deve dormir por pelo menos uma hora antes da inspeção. O parasita é branco e fino, tem apenas cerca de 10 mm de comprimento (machos de média 3 mm), mas se move e é claramente visível aos olhos sem um microscópio.

Outro método de diagnóstico envolve o uso de um pedaço de fita adesiva (método de Grahan) durante a noite, para retirar ovos ou vermes que podem estar em torno da área anal durante a manhã. Os ovos e vermes capturados na fita podem ser identificados sob um microscópio.

Oxiúrus tratamento

O tratamento para oxiúrus deve ser feito com medicamentos antiparasitários prescritos por um médico. Mas há também alguns tratamentos caseiros que podem ser usados se você quiser saber como curar oxiúrus de maneira natural.

Oxiúrus tratamento caseiro

  • – Chá de alho: O chá de alho é um potente remédio caseiro para o tratamento de oxiúrus. O chá é feito fervendo, durante 10 minutos, 3 dentes de alho em 1 xícara de água. Passado este tempo, coe e beba o chá morno por, pelo menos, 3 vezes por dia, durante 3 semanas.
  • – Hortelã com leite: Ferve 10 folhas de hortelã pimenta, em 100ml de leite e 1 colher de mel, por 10 minutos. Coe e beba 3 vezes ao dia, também durante 3 semanas.
  • – Chá de Erva Santa Maria: Este chá é conhecida por ser vermífugo para oxiúrus. Para fazê-lo, coloque 4 colheres de chá para ferver em 800ml de água, por 10 minutos. Tome este remédio caseiro ao longo do dia, por um período de 3 semanas.

Além desses remédios caseiros para oxiúrus, você pode também consumir sementes de abóbora secas e de mamão, que são ótimas vermífugas naturais.

Remédio para oxiúrus

Um diagnóstico deve ser confirmado antes de tratar este problema com medicamentos. Os medicamentos matam apenas os vermes adultos e não têm efeito sobre o desenvolvimento de ovos e larvas.

Os medicamentos prescritos para tratar oxiúrus geralmente são o Albendazol, Mebendazol e Pamoato de pirantel. Este medicamentos devem ser tomados conforme indicação médica para que os vermes sejam realmente exterminados.

Uma vez que os ovos podem ser facilmente espalhados, todos na casa devem ser tratados com a medicação, até mesmo os animais domésticos. A reinfecção ainda é comum porque os ovos vivos continuam sendo excretados em fezes por até uma semana após o tratamento.

É essencial lavar à máquina todas as roupas de cama, roupas íntimas, toalhas e brinquedos para matar todos os ovos. Lave as mãos com frequência, especialmente depois de ir ao banheiro, depois de se coçar e antes de comer, e mantenha as unhas curtas para reduzir a chance de colher os ovos de oxiúrus. Você pode aliviar a coceira na área anal com vaselina ou cremes anti-coceira e pomadas.

Pomada oxiúrus

A pomada indicada para tratar verme oxiúrus é a Tiabendazol. Esta pomada tem ação antivermífugo e ajuda a aliviar a coceira e irritação anal, além de eliminar vermes e seus ovos.

Esta pomada deve ser usada de 2 a 3 vezes ao dia, durante 5 dias seguidos. A aplicação é feita com um pouco de pomada passando no local. Após a aplicação, você deve lavar bem as mãos com água e sabão.

Mais informações

O oxiúrus é um parasita intestinal muito comum e que pode afetar qualquer pessoa. Se você está com os sintomas ou acha que seu filho possa estar, procure um médico para fazer o diagnóstico correto do problema, pois outros parasitas também podem causar sintomas parecidos.

Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • -4 não curtiram