O que é o ácido hialurônico usado para combater o envelhecimento da pele

O que é o ácido hialurônico usado para combater o envelhecimento da pele

Conhecido como “fonte da juventude” o ácido hialurônico têm poderosas propriedades antienvelhecimento é um dos principais ingredientes hidratantes para todos os tipos de pele.

Este ácido é muito utilizado para dar uma melhor aparência à pele, ou devido a várias doenças articulares, incluindo osteoartrite. Pode ser tomado por via oral em cápsulas, usado topicamente na forma de creme ou injetado na pele ou articulação por um profissional de saúde.

O que é o ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância lubrificante, que é produzida pelo corpo naturalmente e é encontrado nas maiores concentrações na pele, dentro das articulações, em certas partes dos olhos e em outros tecidos onde ele ajuda a manter o colágeno, aumentar a umidade e proporcionar elasticidade e flexibilidade. O ácido hialurônico que é usado em procedimentos estéticos é extraído da crista do galo ou feito por bactérias no laboratório.

Na verdade, a maior vantagem que o ácido hialurônico tem para oferecer é que ele tem uma capacidade muito alta para retenção de água, seja sobre a pele, nos olhos ou dentro de tecidos moles.

À medida que envelhecemos, a nossa pele perde ácido hialurônico e também sua capacidade de manter a umidade. O resultado é uma perda visível de firmeza e flexibilidade, o que causa o aparecimento de rugas e o ressecamento da pele.

A característica de ligação de umidade ácido hialurônico é excepcionalmente importante quando se trata de envelhecimento da pele. Uma das qualidades da pele jovem é a sua capacidade de manter a água e manter uma quantidade equilibrada de umidade.

O ácido hialurônico também pode revitalizar as camadas externas da pele para que elas pareçam mais macias, mais lisas e principalmente, hidratadas! Isso é como ele melhora instantaneamente a aparência de linhas finas e rugas.

Benefícios do ácido hialurônico

Hoje, o ácido hialurônico é incorporado em diferentes produtos de beleza e cuidados de saúde. Alguns de seus principais benefícios são:

  • – Hidrata a pele seca e envelhecida
  • – Ajuda a reduzir as rugas
  • – Lubrifica as articulações
  • – Trata feridas na boca
  • – Ajuda a reduzir desconforto nos olhos
  • – Trata queimaduras na pele

Esse produto deve ser usado conforme indicação de um médico. O creme e as cápsulas podem ser administrados em casa, já a aplicação só deve ser feita por um especialista em local adequado.

Indicações de uso

Sua forma injetável, é usada para dar volume e contorno aos lábios, para o contorno do rosto e nas olheiras. O preenchimento com ácido hialurônico, é um dos procedimentos mais feitos e serve para dar volume para o face, mãos e diversas corporais.

Essa substância pode ser ainda eficaz para o tratamento de sintomas da osteoartrite, tais como rigidez e dor nas articulações quando injetado na articulação por um profissional de saúde.

O ácido hialurônico também pode ser usado em áreas da oftalmologia, num procedimento chamado humor vítreo, que contribui na forma esférica dos olhos.

Contraindicações

O ácido hialurônico é provavelmente seguro quando seu uso for apropriado. Raramente, o ácido hialurônico pode causar reações alérgicas.

Este ácido, não deve ser usado em indivíduos com hipersensibilidade conhecida ao composto e pessoas com problemas com a coagulação. Sua aplicação também deve ser evitada em casos de doenças de pele, inflamações ou feridas. Não use sua forma injetável numa área onde há um implante permanente.

Precauções e avisos

O ácido hialurônico é eventualmente seguro quando usado em forma de creme durante a gravidez. Contudo, não se conhece suficientemente a segurança do ácido hialurônico quando tomado por via oral ou aplicado à pele durante a gravidez. Fique do lado seguro e evite o uso.

O uso desse produto é possivelmente inseguro quando administrado por injeção durante a amamentação. Os pesquisadores não sabem se isso afeta o leite materno e que efeito pode ter sobre um bebê. Também não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança de tomar ácido hialurônico pela boca ou aplicá-lo à pele se você está amamentando. Fique do lado seguro e evite o uso.

Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas durante o tratamento com este ácido. O uso de medicamentos anticoagulantes como Ácido Acetilsalicílico e ginko biloba, deve ser evitados na semana anterior ao procedimento. Além disso, é importante usar um protetor solar adequado para seu tipo de pele antes e após o tratamento.

Produtos comerciais contendo ácido hialurônico podem ser preparados a partir de proteínas e cartilagem de aves. Pessoas com alergias a ovos ou penas não devem usar esses produtos, pois podem desencadear reações e até mesmo sangramento.

O ácido hialurônico creme é mais seguro do que sua forma injetável. A aplicação deste ácido tem grandes chances de causar uma reação adversa, como edema, dor, eritema transitório, prurido, contusões, descoloração ou sensibilidade no local da injeção. Essas reações geralmente desaparecem de forma espontânea após dois ou três dias da aplicação.

Mais informações

O ácido hialurônico é muito seguro e usado por diversas pessoas que querem manter uma aparência da pele mais jovem, mesmo com o passar dos anos. Mesmo assim, é recomendado buscar a orientação de um especialista ao usar esse produto, para que seus efeitos sejam realmente alcançados.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • -4 não curtiram