O que é o Aciclovir e como utilizar esse medicamento para tratar o herpes

O que é o Aciclovir e como utilizar esse medicamento para tratar o herpes

O aciclovir é uma droga antiviral de prescrição. Ele retarda o crescimento e a propagação do vírus do herpes no corpo, estes incluem varicela-zoster (herpes zoster), herpes genital e varicela. Não vai curar herpes, mas pode diminuir os sintomas da infecção.

O aciclovir está disponível como comprimido, cápsula e suspensão bucal tomados por via oral. Também pode ser encontrado aciclovir pomada ou creme que você aplica à sua pele. Também está disponível como uma droga intravenosa, que é dada apenas por um prestador de cuidados de saúde.

Aciclovir bula

Apresentação de aciclovir creme dermatológico de 50 mg/g: bisnaga com 10 g.

Uso Tópico. Uso adulto e pediátrico. Laboratório: Medley.

Composição

Cada grama do creme dermatológico contém:

  • – aciclovir: 50 mg
  • – veículo q.s.p.: 1 g

(álcool cetoestearílico, álcool cetoestearílico etoxilado, estearato de sorbitana, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, petrolato branco, petrolato líquido, propilenoglicol, água purificada)

Indicação

Aciclovir é utilizado para tratar infecções causadas por vírus herpes, tais como herpes genital, feridas, herpes zoster e varíola. O aciclovir funciona diminuindo a capacidade do vírus da herpes para se multiplicar em seu corpo. Isso trata os sintomas de sua infecção.

Este medicamento também é usado para tratar surtos de herpes genital. Em pessoas com surtos frequentes, o aciclovir é usado para ajudar a reduzir o número de episódios futuros.

O aciclovir é uma droga antiviral. No entanto, não é uma cura para estas infecções. Os vírus que causam essas infecções continuam a viver no corpo mesmo entre surtos. O aciclovir diminui a gravidade e o comprimento destes surtos. Ele ajuda as feridas a se curarem mais rápido, evita novas feridas e diminui a dor/prurido. Este medicamento também pode ajudar a reduzir a duração da dor após a cicatrização das feridas. Além disso, em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido, o aciclovir pode diminuir o risco de o vírus se espalhar para outras partes do corpo e causar infecções graves.

Aciclovir posologia

Tome aciclovir exatamente como foi prescrito para você. Siga todas as instruções no rótulo da receita. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou durante mais tempo do que o recomendado. O tratamento com aciclovir deve ser iniciado logo que possível após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Em sua forma de suspensão oral (líquido), agite bem antes de medir uma dose. Meça o medicamento líquido com o doseador fornecido.

Para o aciclovir comprimido, tome este medicamento por via oral, com ou sem alimentos, normalmente 2 a 5 vezes por dia, de acordo com as instruções do seu médico. Beba bastante líquido enquanto toma este medicamento, a menos que o seu médico lhe indique o contrário.

A dosagem é baseada em sua condição médica e resposta ao tratamento. Em crianças, a dosagem também é baseada no peso.

Esta medicação funciona melhor quando a quantidade de droga em seu corpo é mantida em um nível constante. Portanto, tome este medicamento em intervalos uniformemente espaçados.

Continue a tomar este medicamento até que a quantidade total prescrita esteja concluída. Não altere a sua dose ou horário da dose sem indicação médica.

Informe o seu médico se tiver alguma alteração no peso. As doses de aciclovir baseiam-se no peso (especialmente em crianças e adolescentes), e quaisquer alterações podem afetar a dose.

Use este medicamento durante todo o tempo prescrito. Seus sintomas podem melhorar antes que a infecção seja completamente tratada. O aciclovir não tratará uma infecção viral como a gripe ou um resfriado comum.

As lesões causadas por vírus herpes devem ser mantidas limpas e secas quanto possível. O uso de roupas soltas pode ajudar a prevenir a irritação das lesões.

Aciclovir efeitos colaterais

Alguns dos efeitos secundários mais comuns do aciclovir incluem:

  • – Náusea
  • – Vômito
  • – Diarreia
  • – Dor de cabeça
  • – Fraqueza

Alguns dos efeitos secundários mais comuns do aciclovir incluem:

  • – Alterações incomuns em seu humor ou comportamento, que incluem comportamento agressivo ou movimentos instáveis
  • – Confusão
  • – Dificuldade em falar
  • – Alucinações (ver ou ouvir algo que não existe)
  • – Convulsões
  • – Coma
  • – Diminuição dos glóbulos vermelhos e das plaquetas. Os sintomas podem incluir fadiga
  • – Problemas do fígado
  • – Dor muscular
  • – Reações cutâneas. Os sintomas podem incluir perda de cabelo, erupção cutânea, urticária
  • – Síndrome de Stevens-Johnson. Esta é uma reação cutânea alérgica rara
  • – Alterações na sua visão
  • – Falência renal. Os sintomas podem incluir dor nos rins ou nos flancos e sangue na urina
  • – Reação alérgica. Os sintomas podem incluir problemas respiratórios, inchaço da garganta ou da língua, erupção cutânea, urticária

Esta não é uma lista completa de possíveis efeitos secundários. Se notar outros efeitos não mencionados acima, contate o seu médico ou farmacêutico.

Precauções e avisos

  • – Pessoas com problemas renais: Se você tem problemas renais ou história de doença renal, você pode não ser capaz de limpar este medicamento de seu corpo bem. Isso pode aumentar os níveis desta droga em seu corpo e causar mais efeitos colaterais. Este medicamento também pode diminuir a função renal. Isso significa que sua doença renal pode piorar. O seu médico irá ajustar a sua dose dependendo de quão bem os seus rins estão a trabalhar
  • – Grávidas: Estudos da droga em animais grávidas não mostraram um risco para o feto. Não há estudos suficientes feitos em mulheres grávidas para mostrar se a droga representa um risco para o feto. Fale com o seu médico se estiver grávida ou planeja engravidar. Este fármaco deve ser utilizado apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto. Procure imediatamente o seu médico se ficar grávida enquanto toma este medicamento
  • – Amamentação: O aciclovir pode passar para o leite materno e causar efeitos secundários numa criança amamentada. Converse com seu médico se você amamentar seu bebê. Pode ser necessário decidir se deve parar de amamentar ou parar de tomar este medicamento
  • – Para idosos: Os rins de adultos mais velhos podem não funcionar tão bem quanto antes. Isso pode fazer com que seu corpo processe as drogas mais lentamente. Como resultado, mais da droga permanece em seu corpo por um longo tempo. Isso aumenta o risco de efeitos colaterais
  • – Crianças: Esta droga não foi estudada em crianças menores de 2 anos
  • – Alergias: O aciclovir pode causar uma reação alérgica grave. Os sintomas podem incluir problemas respiratórios, inchaço da garganta ou da língua, erupção cutânea, urticária

Não tome este medicamento novamente se você já teve uma reação alérgica a ele. Tomá-lo novamente pode ser fatal.

Aciclovir preço

Os valores desse medicamento podem variar dependendo da drogaria adquirida, do laboratório e da forma como comprá-lo (comprimido, pomada, etc). Este medicamento só deve ser comprado com receita médica. Geralmente, os preços variam de 5 a 105 reais.

Mais informações

O aciclovir é um fármaco antiviral utilizado principalmente contra o vírus herpes simplex 1 (HSV-1), 2 (HSV-2) e o vírus varicela zoster (VZV). não tome este medicamento sem prescrição médica e não interrompa o tratamento por conta própria.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • -2 não curtiram