O que é IMC? Saiba como calcular e veja se está em seu peso ideal

O que é IMC? Saiba como calcular e veja se está em seu peso ideal

O IMC é uma medida internacional com base no peso e a altura de uma pessoa. O IMC, tem sido usado por mais de 100 anos para ajudar profissionais de saúde a decidir se um paciente está com sobrepeso ou abaixo do peso.

É também usado em estudos populacionais, por médicos, treinadores pessoais e outros. No entanto, o IMC tem algumas falhas importantes. Por exemplo, não mede o teor de gordura ou tecido magro (músculo). Além disso, não leva em consideração fatores como idade, sexo e etnia.

O que é IMC?

o que e imc saiba calcular e veja se esta em seu peso ideal

O IMC (índice de massa corporal) é uma medida simples, barata e não invasiva. Ele serve como uma ferramenta de triagem para indicar se uma pessoa está abaixo do peso, com excesso de peso, obesidade ou um peso saudável para a altura.

Se o IMC de uma pessoa estiver fora da faixa de IMC saudável, seus riscos para a saúde podem aumentar significativamente.

Os valores do IMC são independentes da idade e os mesmos para ambos os sexos. No entanto, o IMC pode não corresponder ao mesmo grau de gordura em diferentes populações devido a diferentes proporções corporais.

Os riscos para a saúde associados a um IMC crescente são contínuos e a interpretação da classificação de IMC em relação ao risco pode diferir para diferentes populações.

Existem três maneiras de verificar seu IMC:

  • – Você pode calcular manualmente
  • – Usar uma calculadoras de IMC
  • – Usar o gráfico do IMC

O IMC é atualmente a melhor estimativa antropométrica (medições comparativas do corpo) disponível de peso para fins de saúde pública.

História do IMC

Usar uma fórmula para calcular obesidade não é um conceito novo. No século XIX, um estatístico belga chamado Adolphe Quetelet surgiu com o Índice de Obesidade de Quetelet, que media a obesidade dividindo o peso de uma pessoa (em quilogramas) pelo quadrado de sua altura (em polegadas).

Antes de 1980, os médicos geralmente usavam tabelas de peso para a altura, uma para homens e uma para mulheres, que incluía faixas de pesos corporais para cada centímetro de altura. Essas tabelas eram limitadas porque eram baseadas apenas no peso, e não na composição corporal.

O IMC tornou-se um padrão internacional para a medição da obesidade na década de 1980. Em 1998, os Institutos Nacionais de Saúde reduziram o limite de sobrepeso para o IMC 27,8 a 25 para corresponder às diretrizes internacionais. A mudança adicionou 30 milhões de americanos que estavam anteriormente na categoria de “peso saudável” para a categoria “com sobrepeso”. Hoje, os Institutos Nacionais de Saúde aconselha os médicos e seus pacientes a incluir o IMC em uma avaliação completa do tamanho corporal e da saúde geral de uma pessoa.

Precisão do IMC

O IMC leva em consideração as variações naturais na forma do corpo, proporcionando uma faixa de peso saudável para uma altura específica.

Além de medir seu IMC, os profissionais de saúde podem levar outros fatores em consideração ao avaliar se você tem um peso saudável.

Você não deve usar o IMC como medida se estiver grávida. Obtenha conselhos de seu obstetra se você estiver preocupada com o seu peso.

Cálculo do IMC

O IMC não é suficientemente preciso para ser usado como uma ferramenta de diagnóstico. No entanto, é usado como uma ferramenta de triagem para identificar potenciais problemas de peso em adultos.

Uma pessoa pode ter um IMC elevado, ainda assim, para determinar se esse excesso de peso é um risco para a saúde, um profissional de saúde precisaria completar avaliações adicionais, tais como: 2

  • – Medidas de espessura cutânea
  • – Avaliações de dieta
  • – Atividade física
  • – Histórico de família
  • – Outros exames de saúde adequados

Calcular IMC

o que e imc saiba calcular e veja se esta em seu peso ideal

A fórmula métrica de como calcular IMC baseia-se na relação peso (kg)/Altura (m²). Ou seja, seu IMC é seu peso em quilogramas (kg) dividido pela sua altura em metros ao quadrado.

Como a altura é comumente medida em centímetros, divida sua altura em centímetros por 100 para obter altura em metros para fazer o cálculo.

O excesso de peso indica um IMC de 27,3 ou mais para mulheres e 27,8 ou mais para homens. A obesidade é um IMC de 30 ou mais para ambos os sexos (cerca de 30 quilos de sobrepeso).

A tabela a seguir indica os possíveis resultados do IMC, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, sendo que o IMC entre 18,5 a 24,9 representa o peso ideal e o menor risco de algumas doenças.

  • – IMC 16 a 16,9: muito abaixo do peso
  • – IMC 17 a 18,4: abaixo do peso
  • – IMC 18,5 a 24,9: peso normal
  • – IMC 25 a 29,9: acima do peso
  • – IMC 30 a 34,9: obesidade grau I
  • – IMC 35 a 40: obesidade grau II
  • – IMC maior que 40: obesidade grau III

Quem está com um IMC muito alto, acima do peso, deve procurar maneiras de perder peso. A melhor maneira de fazer isso é com uma boa alimentação e exercício físico diário.

Pessoas abaixo do peso devem comer alimentos nutritivos em abundância para retornar ao seu peso normal. Em ambos os casos, um médico pode te ajudar.

Tabela IMC

Além de fazer o cálculo descrito acima, você também pode saber seu IMC com a ajuda de uma tabela de IMC. Nela, é possível conhecer seu IMC de acordo com sua altura e peso.

o que e imc saiba calcular e veja se esta em seu peso ideal

Outra opção mais fácil para identificar seu IMC é usando uma calculadora de IMC. Com ela, basta apenas inserir seus dados que ela te apresentará os resultados.

Existe diferença entre IMC de homem, mulher, idoso ou criança?

O IMC não leva em consideração o sexo de uma pessoa, nem sua idade. Portanto, o IMC masculino, IMC feminino e o IMC de um idoso será o mesmo, se eles estiverem o mesmo tamanho e altura.

O único que difere é o das crianças. No IMC infantil, idade e gênero são considerados em tabelas que são produzidas para gráficos de crescimento. No entanto, o IMC é calculado com a mesma fórmula para crianças e adultos.

Benefícios de manter um peso saudável

Os benefícios de manter um peso saudável incluem:

  • – Vida mais saudável
  • – Menos dores nas articulações e músculos
  • – Aumento de energia e habilidade para participar de mais atividades
  • – Regulação melhorada dos fluidos corporais e da pressão arterial
  • – Redução do peso no coração e sistema circulatório
  • – Padrões de sono melhorados
  • – Reduções em triglicerídeos sanguíneos, glicemia e risco de desenvolver diabetes tipo 2
  • – Risco reduzido para doença cardíaca e certos tipos de câncer

O excesso de peso exige mais do coração, também aumenta a pressão arterial, o colesterol no sangue e os níveis de triglicerídeos e reduz os níveis de colesterol HDL (bom). O excesso de peso pode tornar a pessoa mais propensa a desenvolver diabetes.

Limitações do IMC

O Índice de Massa Corporal provou ser uma ferramenta inestimável para identificar e rastrear as tendências populacionais em peso. Os dados do IMC continuam a fornecer informações extremamente importantes sobre a taxa de aceleração da epidemia de obesidade nos últimos trinta anos.

Embora o IMC seja uma medida útil em todas as populações, é cada vez mais evidente que o IMC tem limitações significativas na avaliação do indivíduo, pois não leva em consideração a distribuição da gordura corporal. A medida do IMC não fornece nenhuma informação sobre onde a gordura corporal está armazenada.

Assim, duas pessoas com exatamente o mesmo IMC podem ter padrões muito diferentes de distribuição de gordura corporal e, portanto, risco muito diferente de doença cardiovascular e risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Por exemplo, dois homens que têm exatamente o mesmo peso e IMC. Um pode ter armazenado a maior parte do seu excesso de gordura sob a pele. Já o outro indivíduo armazena muito mais dessa gordura corporal como uma gordura interna, de alto risco intra-abdominal ou visceral. O IMC não distingue entre estes dois padrões muito diferentes de gordura corporal.

O segundo tipo de gordura corporal, a intra-abdominal ou visceral, eleva em muito o risco de uma pessoa desenvolver certas condições de saúde, como doença cardíaca, diabetes tipo 2 e câncer. Ou seja, seu risco de alguns problemas de saúde é afetado por onde sua gordura corporal é armazenada, bem como pelo seu peso.

As definições ideais de obesidade e sobrepeso baseiam-se em uma estreita correlação com os indicadores de doenças cardiovasculares e metabólicas futuras ou na sua capacidade de prever resultados futuros adversos para a saúde.

Críticas ao IMC

O IMC calcula a massa de cada unidade da área de superfície. Devido a isso, aqueles com uma alta proporção de músculos (por exemplo, atletas) podem ter um IMC muito alto.

Outra situação que pode causar um IMC enganador é o cálculo para uma pessoa alta e magra. A altura extra do indivíduo vem com peso extra. Isso pode distorcer o IMC e torná-lo alto mesmo se a pessoa estiver relativamente magra. Além disso, à medida em que as pessoas envelhecem, elas podem perder altura, portanto, o IMC pode ser aumentado sem qualquer alteração significativa no peso da pessoa.

Seu grupo étnico também pode afetar seu risco de algumas condições de saúde. Por exemplo, adultos de origem asiática podem ter um maior risco de problemas de saúde em níveis de IMC inferiores a 25.

Alguns cientistas, no entanto, sugeriram que, embora algumas pessoas parecem estar acima do peso, mas saudáveis, o peso extra coloca-os em maior risco de certas doenças à medida que envelhecem.

Outras medidas da gordura corporal, como espessuras de dobras cutâneas, impedância bioelétrica, pesagem subaquática e absorção de raios-X de energia dupla, também podem ser usadas para uma melhor avaliação de peso corporal.

Alternativas ao IMC

Uma nova maneira de medir a gordura corporal que depende apenas das medidas de sua altura e sua circunferência do quadril pode trazer uma melhoria na medida comumente conhecida como índice de massa corporal (IMC), de acordo com os desenvolvedores do novo método.

A nova medida é chamada de índice de adiposidade corporal (IAC). Para saber seu IAC, você deve fazer a medida da circunferência do quadril, dividido pela medida da altura, vezes a raiz quadrada da altura e do resultado subtrair 18.

o que e imc saiba calcular e veja se esta em seu peso ideal

Por exemplo, uma mulher com 1,70 de altura e 100 cm de cintura vai ter um IAC de 27. Agora, para saber o que isso significa você precisar de verificar a tabela abaixo:

o que e imc saiba calcular e veja se esta em seu peso ideal

Baseando-se na tabela, podemos concluir então que a mulher, com ICA 27, estaria com um peso normal.

Mais informações

O IMC é um índice usado para saber se uma pessoa está com um peso normal ou não. Ele tem sido usado há anos por profissionais da saúde, mas pode ser calculado por qualquer pessoa facilmente. No entanto, ele não é indicação de sua condição física nem de sua saúde geral. Para saber isso, é necessário a realização de outros testes e exames.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • 0 não curtiram