O que é e como fazer a umectação capilar com diferentes óleos

O que é e como fazer a umectação capilar com diferentes óleos

No verão, você culpa os cabelos secos ao sol e ao calor. No inverno, você pensa que talvez o frio e o vento possam ser os culpados, arrancando a umidade do cabelo. E quando se trata de seu cabelo seco, esses fatores definitivamente contribuem. Mas há mais para entender sobre os cabelos secos, e muitas maneiras de hidratar todo o tipo de cabelo seco para que ele seja suave e flexível. A umectação capilar é uma ótima solução para isso.

Se você já tem os cabelos cacheados ou crespos, já pode ter ouvido falar na umectação. Se esse não é seu caso, ou se nunca ouviu falar e quer saber do que se trata, continue a ler, pois vamos falar mais sobre essa técnica e ensinar como fazê-la.

O que é umectação?

Umectação

Umectar é o mesmo que umedecer ou molhar, no caso, os cabelos. Nessa técnica, que acredita-se ter uma origem milenar indiana, é usado óleos para umidificar os cabelos.

Essa técnica está fazendo muito sucesso e engana-se quem pensa que só as cacheadas podem fazer, ela pode ser usada em todos os tipos de cabelos. A umectação capilar é indicada principalmente para hidratação, nutrição e combate ao frizz.

Como fazer umectação?

A umectação consiste em umedecer os cabelos com óleos especiais, que deixarão os fios mais hidratados e evita o ressecamento. Além disso, os óleos vegetais usados também têm propriedades que são boas para os cabelos e podem dar mais brilho, força e maciez.

Óleos para umectação capilar

Quando se trata de óleos, há muitos debates sobre quais são os melhores. Qual óleo você deve usar na cozinha? E quanto a sua pele e cabelo? Quais são os benefícios nutricionais de cada um? No final, todos os óleos saudáveis ​​usados ​​na culinária e no seu regime de beleza têm suas próprias propriedades únicas e favoráveis ​​à saúde, e depende das suas necessidades pessoais para determinar qual é o melhor.

Como dissemos, para fazer a umectação são usados óleos, aí você deve estar se perguntando, mas que tipo? Bom, podem ser usados para tipos diferentes de óleos, alguns deles você deve ter em sua casa. A diferença é que cada um deles pode proporcionar alguns benefícios a mais, aí vai de sua preferência e se quiser procure o que achar melhor para seu tipo de cabelo.

Conheça abaixo alguns dos óleos mais usados para fazer a umectação capilar e os benefícios de cada um deles:

Azeite de oliva

O azeite é realmente uma potência quando se trata de seus usos para cuidados com a beleza especialmente dos cabelos. Suas propriedades ricas e hidratantes o tornam ideal para uso no cabelo, por isso, é um dos mais usados na umectação.

O azeite pode ajudar a suavizar alguns problemas como ressecamento, quebra e frizz, pois adiciona peso e umidade ao cabelo, deixando-o com uma aparência mais saudável e brilhante. Rico em vitaminas A, E e antioxidantes, o azeite ajuda a proteger a queratina nos cabelos e pode ainda remover o acúmulo de sebo que impede a formação de novos folículos capilares e dificulta o crescimento do cabelo.

Esse produto pode também ser usado como condicionador natural, especialmente indicado em casos de extremidades quebradiças ou cachos crespos. Substituir os condicionadores comprados pelo azeite de oliva pode suavizar e tornar seu cabelo ainda mais flexível.

Óleo de coco

O óleo de coco é um dos melhores óleos de proteção para o cabelo. Usar o óleo de coco no cabelo pode fortalecer e nutrir os fios naturalmente, principalmente devido às suas propriedades ultra-hidratantes. Acredita-se também que o óleo de coco ajuda o seu cabelo a crescer e evita a perda excessiva de cabelo.

Além de tudo isso, o óleo de coco também age como protetor solar, portanto, ele pode funcionar tanto na pele como nos cabelos para proteger contra os raios UV prejudiciais do sol, que são um dos maiores causados do ressecamento.

Óleo de rícino

O óleo de rícino é um tratamento de beleza muito antigo que foi amplamente substituído ao longo do tempo por produtos de beleza mais sofisticados com mais ingredientes e um preço maior.

O óleo de rícino tem propriedades naturais antibacterianas e antifúngicas e é rico em vitamina E, minerais, proteínas e ácidos graxos ômega 6 e 9, além de ácido ricinoleico, que é muito benéfico ao cabelo.

O ácido ricinoleico ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo e a reabastecer os óleos naturais do mesmo. Isso faz com que alguns dos danos causados ​​por produtos químicos severos sejam combatidos. Os antioxidantes no óleo de rícino também aumentam naturalmente a queratina nos cabelos e ajudam a torna-los mais fortes, mais suaves e menos crespos.

Óleo de soja

Pode haver controvérsia sobre consumir o óleo de soja em todas as suas várias formas, mas não há nada de errado a respeito de aplicar o óleo ao seu cabelo. O principal benefício do óleo de soja para o cabelo é a retenção de umidade. Este óleo está cheio de bons ácidos gordurosos, manganês e vitaminas. Como se isso não fosse bom o suficiente, seus lipídios ajudam os tratamentos capilares a absorver melhor em seu cabelo, que irá melhorar a retenção de umidade e o brilho.

Como fazer umectação capilar?

Umectação

Se você se interessou e quer saber como umectar o cabelo para alcançar seus benefícios, tenho uma ótima notícia, pois a técnica é bem fácil de fazer. Depois de conhecer um pouco mais sobre os óleos mais usados acima, basta você escolher um deles e seguir os próximos passos a seguir.

Você pode procurar um salão de beleza para fazer esse tratamento umectante, mas como vai descobrir logo abaixo, a umectação caseira é bem fácil de fazer e garante ótimos resultados.

Existem basicamente, duas formas de fazer a umectação, ambas podem ser feitas com o cabelo sujo. Na primeira, você aplica o óleo com outros ingredientes antes de dormir, coloca uma touca e retira na manhã seguinte. Essa técnica, chamada umectação noturna, garante mais benefícios, pois permanece por mais tempo nos cabelos. No entanto, algumas pessoas dizem que pode atrapalhar o sono.

A segunda opção, basta deixar o óleo nos cabelos, pelo tempo que preferir e depois lavá-los logo em seguida. É aconselhável deixar por no mínimo uma hora. Apesar de não permanecer tanto tempo no cabelo como se você deixasse durante toda a noite, essa técnica também trás ótimos resultados.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre se esse tratamento pode realmente ser feito com os cabelos sujos. Geralmente, no caso de uma hidratação comum, os cabelos precisam estar limpos, pois isso abre sua cutícula e permite uma maior absorvição do hidratante.

Neste caso, como são usados óleos, isso não é necessário, uma vez que o óleo não tem a capacidade de penetrar no cabelo, eles apenas selam os fios e mantêm a hidratação. Mas caso prefira, pode lavar sim.

Veja abaixo ingredientes e como fazer a umectação utilizando diferentes óleos:

Como fazer umectação com azeite de oliva?

Para fazer a umectação com azeite você vai precisar de:

  • – 2 colheres (sopa) de creme de hidratação que você costuma usar
  • – 1 colher (chá) de azeite de oliva extra virgem
  • – 1 ampola uma de queratina ou 1 colher de queratina líquida

Misture os ingredientes e aplique nos cabelos, sujos ou secos. Tenha o cuidado para passar em todo o cabelo. Você pode deixar durante toda noite ou fazer a qualquer hora do dia, conforme mencionamos. Ao final, basta lavar abundantemente os cabelos com água fria.

Como fazer umectação com óleo coco?

Caso prefira usar o óleo de coco, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • – 4 colheres de óleo de coco 100% natural extra virgem

Comece aplicando o óleo de coco em todo o cabelo, caso ele esteja duro, coloque-o em banho maria para amolecer e facilitar a aplicação. Aplique em todo o cabelo e use-o da forma como quiser, seja de dia ou de noite.

Após, lave os cabelos em água fria para retirar completamente o óleo. Você também pode usar um shampoo de sua preferência.

Umectação capilar com óleo de rícino

Os ingredientes da umectação com óleo de rícino, são:

  • – Óleo de rícino
  • – Pincel

Aplique o óleo nos cabelos separados por mexas, use o pincel para facilitar. Passe bastante também no couro cabeludo. Use uma das técnicas para fazer a umectação e sem seguida leve muito bem os cabelos em água fria.

Umectação com óleo de soja

Se resolver usar o óleo de soja, você irá precisar de:

  • – Óleo de soja
  • – Pente
  • – Touca plástica ou touca laminada

Comece usando o pente para desembaraçar os cabelos, que devem estar secos para este procedimento. Coloque o óleo de soja em um recipiente até o tanto que achar que dê para passar em todo seu cabelo.

Vá aplicando o óleo da raiz até as pontas, no entanto, se tiver muito oleosidade, aplique somente nas extremidades. use novamente o pente para ajudar a espalhar o óleo uniformemente.

Agora use a touca que preferir, se não tiver, vale colocar um sacola plástica mesmo, mas só para umectação feita de dia. Para noite, use preferencialmente uma touca para evitar que o óleo esparrame e suje você ou sua cama.

Ao final do tratamento, lave os cabelos com muita água e use um shampoo que preferir. Após, deixe os cabelos secarem naturalmente.

Umectação antes e depois

O antes e depois do tratamento com umectação capilar pode variar muito dependendo do seu tipo de cabelo, o tipo de óleo usado, o tempo que deixou e qual técnica optou por utilizar. No entanto, a maior parte das pessoas que utilizam esse tratamento conseguem bons resultados, sejam elas profissionais ou não no que diz respeito ao cuidado com os cabelos.

Abaixo, veja como ficou o resultado da umectação feita com óleo de coco e deixada durante uma noite toda, que é a mais indicada:

Umectação

Mais informações

A umectação capilar é um tratamento para os cabelos que é feito com o uso de óleos vegetais, como o óleo de coco e azeite de oliva, por exemplo. O tratamento deixa os cabelos mais hidratados, fortes, brilhantes e macios. Se você for fazer a umectação, tome cuidado para evitar outros fatores que podem causar o ressecamento do cabelo e fazer com que esse tratamento dure menos tempo, como uso de química, exposição excessiva ao sol e chapinha.

Este artigo te ajudou?
  • +4 curtiram
  • -1 não curtiram