O que é candidíase e como tratar seus diferentes tipos

O que é candidíase e como tratar seus diferentes tipos

Existem vários tipos de fungos, alguns mais perigosos e outros menos, e muitos deles podem estar em nosso corpo. Infecções por fungos são muito comuns e afetam mais mulheres que homens. Na verdade, até 75% das mulheres em algum momento de suas vidas sofrerão desse problema, principalmente uma infecção vaginal, que é conhecida como candidíase.

O que é candidíase

A candidíase é uma infecção causada por fungos do gênero Candida, especialmente Candida albicans. Essa infecção pode afetar pele, unha, órgãos genitais, garganta, corrente sanguínea e boca. As mulheres são as que mais sofrem de candidíase, mas também existem casos de candidíase no homem.

Causas e tipos

A candidíase é causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida. Este fungo é normalmente encontrado em pequenas quantidades no corpo humano. Mas certos medicamentos e problemas de saúde podem causar o crescimento excessivo desse fungo, especialmente em áreas quentes e úmidas do corpo. Isso pode causar sintomas desconfortáveis ​​e, por vezes, perigosos.

Existem vários tipos de candidíase:

– Se for na boca ou na garganta, é chamada de candidíase oral ou candidíase orofaríngea.
– Se afeta a área genital, é chamada de uma infecção por fungos. Nas mulheres, pode ser chamada de infecção vulvovaginal ou candidíase vaginal.
– Se a infecção entra na corrente sanguínea, é chamada candidíase invasiva ou candidemia.
– Se ocorre no esôfago, pode causar uma candidíase esofágica.

Os sintomas e o tratamento dependem de qual parte do corpo está infectada.

Candidíase oral

A infecção da boca ou área da garganta ​​geralmente não ocorre em adultos saudáveis e é mais frequentemente em:

– Bebês.
– Idosos.
– Pacientes em quimioterapia.
– Pessoas com AIDS ou outras condições que enfraquecem o sistema imunológico.

Também pode ser vista em pessoas com diabetes ou naqueles que tomam antibióticos ou usam inaladores para asma com medicação esteroide.

Os sintomas comuns incluem:

– Manchas brancas dentro da boca e na língua.
– Vermelhidão ou desconforto na região da boca.
– Dor de garganta e dificuldade de deglutição.
– Rachado nos cantos da boca onde seus lábios se encontram.

É importante consultar o seu médico se tem aftas, pois se não tratadas, podem infectar a corrente sanguínea, o que pode ser muito perigoso.

Candidíase vaginal

As infecções fúngicas vaginais são comuns em mulheres. Os sintomas comuns incluem:

– Prurido extremo na área vaginal.
– Dor e vermelhidão na área vaginal.
Corrimento vaginal branco que se parece com queijo cottage.
– Relação sexual dolorosa.

Candidíase no homem

Apesar de ser mais comum nas mulheres, os homens também podem sofrer desse problema. Nos homens, geralmente afeta o prepúcio do pênis, causando irritação, secreção e vermelhidão. Também pode afetar a pele, o que é conhecido como candidíase cutânea, e o interior da boca, conhecido como candidíase oral.

Alguns homens podem não sentir quaisquer sinais. Se os sintomas aparecerem, podem incluir:

– Irritação, ardor ou prurido sob o prepúcio ou na ponta do pênis.
– Vermelhidão ou manchas vermelhas sob o prepúcio ou na ponta do pênis.
– Uma descarga sob o prepúcio que pode parecer queijo cottage, também pode haver um cheiro desagradável.
– Dificuldade em puxar para trás o prepúcio de seu pênis (fimose).

Candidíase tratamento

Os tratamentos utilizados para tratar as infecções por Candida variam substancialmente e se baseiam na localização anatômica da infecção, na doença subjacente e no estado imunológico dos pacientes, nos fatores de risco para infecção, nas espécies específicas de Candida responsáveis ​​pela infecção e, em alguns casos casos, a susceptibilidade da espécie Candida a antifúngicos específicos.

Muitas infecções leves podem não necessitar de tratamento. Se o alívio dos sintomas é necessário, então o Candida pode ser morto usando cremes antifúngicos tópicos ou medicamentos antifúngicos orais.

– Candidíase oral: Médicos tratam aftas com medicamentos antifúngicos tópicos como a nistatina (Micostatin e outros) e clotrimazol. Para casos suaves, uma versão líquida de nistatina pode ser usada para bochechos na boca, ou um clotrimazol pastilha pode ser dissolvido na boca. Para casos mais graves, fluconazol (Diflucan) pode ser tomado por via oral.

Esofagite: A esofagite por Candida é tratada com uma droga anti-fúngica oral tal como o fluconazol.

– Candidíase cutânea: Esta infecção cutânea pode ser eficazmente tratada com uma variedade de cremes antifúngicos e por algum remédio para candidíase. A área afetada deve ser mantida limpa, seca e protegida contra atrito.

– Candidíase vaginal: infecções vaginais causadas por fungos podem ser tratadas com medicamentos antifúngicos que são aplicados diretamente na vagina como comprimidos, cremes, unguentos, supositórios ou com o uso de uma pomada para candidíase. Estes incluem butoconazole (Femstat), clotrimazole (Gyne-Lotrimin), miconazole (Monistat, Vagistat e outros), nistatina (Micostatin e outros), e o tioconazol (Monistat-1, Vagistat-1). Os parceiros sexuais geralmente não precisam ser tratados.

– Candidíase no homem: para os homens, podem ser utilizados tratamentos orais ou locais. Diflucan é uma cápsula contendo 150mg do fármaco antifúngico fluconazol e pode ser usado. Outra linha de tratamento disponível para os homens é uma classe de antifúngicos conhecido como imidazol. As drogas individuais nessa classe incluem: Clotrimazol, Econazole, Ketoconazol ou Miconazol.

Cremes tópico também podem ser aplicados topicamente (diretamente sobre a área afetada), geralmente uma vez por dia durante três a sete dias. Um creme conhecido é a nistatina, a partir de uma classe diferente de antifúngico e vendido sob várias marcas.

Mais informações

Se você suspeita ou sofre de candidíase, deve seguir o tratamento correto para evitar complicações à saúde. Em pessoas com doenças crônicas ou sistemas imunológicos enfraquecidos, os episódios de candidíase podem ser mais resistentes ao tratamento e podem retornar após o término do mesmo.

Este artigo te ajudou?
  • +7 curtiram
  • -1 não curtiram