O que é acupuntura e quais seus benefícios para a saúde

O que é acupuntura e quais seus benefícios para a saúde

A acupuntura é uma técnica oriental que a cada dia ganha mais adeptos e vem se tornando mais popular. Mesmo assim, ainda há várias dúvidas em relação à ela. Hoje, vamos conhecer mais sobre o que é a acupuntura e seus benefícios para a saúde.

O que significa acupuntura?

A acupuntura vem do latim, acus significa agulha e punctura colocação. É uma arte de cura originada na China antiga, datada com mais de 2500 anos.

A teoria médica da acupuntura se centra no conceito de energia Qi. Sabe-se que Qi flui através das vias de energia do corpo, conhecidas como meridianos. Os meridianos combinam certos órgãos ou grupos de órgãos. Ao contrário da medicina ocidental, a medicina tradicional chinesa sustenta que a doença é causada por um desequilíbrio do fluxo dessa energia através dos meridianos.

Na tentativa de desbloquear ou de redirecionar de outra forma o fluxo de energia, os acupunturistas inserem superficialmente agulhas muito finas em pontos específicos no tecido da pele. Esses pontos são chamados de pontos de acupuntura. Existem diferentes maneiras de contar esses pontos, mas a maioria dos sistemas cataloga cerca de 350-400 deles. A acupuntura médica é frequentemente usada para alívio da dor, entre outros tratamentos.

Acupuntura para que serve?

acupuntura

Como o objetivo da acupuntura é promover e restaurar o equilíbrio de energia, que flui por todo o corpo, os benefícios da acupuntura podem se estender a uma grande variedade de condições, de distúrbios emocionais (ansiedade, depressão) a queixas digestivas (náuseas, vômitos, síndrome do intestino irritável), entre outras.

Houve muitos estudos sobre sua potencial utilidade. No entanto, muitos desses estudos fornecem resultados equívocos por causa de como foram projetados, número de amostras e outros fatores. A questão é ainda mais complicada por dificuldades inerentes ao uso de controles apropriados, como grupos de placebo e acupuntura simulada.

No entanto, surgiram resultados promissores, como por exemplo, a eficácia da acupuntura em tratar náuseas e vômitos pós-operatórios e quimioterápicos em adultos e na dor dental pós-operatória. Existem outras situações, como vícios, reabilitação de AVC, dor de cabeça, cólicas menstruais, cotovelo de tenista (tendinite no cotovelo), fibromialgia, dor miofascial (dor músculo-esquelética), osteoartrite, dor lombar, síndrome do túnel do carpo e asma onde a acupuntura pode ser útil como um tratamento adjunto ou uma alternativa aceitável ou ser incluída em um programa de gerenciamento abrangente.

A introdução da acupuntura na escolha das modalidades de tratamento que estão prontamente disponíveis para o público está em seus estágios iniciais. Embora seja necessário realizar muitos estudos, o surgimento de mecanismos plausíveis para os efeitos terapêuticos da acupuntura é encorajador.

Como a acupuntura funciona?

Muitos estudos em animais e humanos demonstraram que a acupuntura pode causar múltiplas respostas biológicas. Essas respostas podem ocorrer localmente, ou seja, no próprio local ou perto do local de aplicação, à distância. Isso é feito, principalmente por neurônios sensoriais de muitas estruturas dentro do sistema nervoso central. Isso pode levar à ativação de caminhos que afetam vários sistemas fisiológicos no cérebro.

Um foco de atenção tem sido o papel dos opioides endógenos (proteínas que ajudam combater dores) na analgesia de acupuntura. Evidências consideráveis ​​suportam a afirmação de que os opioides são liberados durante a acupuntura. Os efeitos analgésicos da acupuntura podem ser explicados por suas ações.

Também foram documentadas alteração na secreção de neurotransmissores, hormônios e mudanças na regulação do fluxo sanguíneo, tanto central como perifericamente. Há também evidências de que há alterações nas funções imunes produzidas pela acupuntura.

Apesar dos esforços consideráveis ​​para compreender a anatomia e a fisiologia dos “pontos de acupuntura“, a definição e caracterização desses pontos permanece controversa. Ainda mais difícil é a base científica de alguns dos principais conceitos médicos orientais tradicionais.

Deve-se notar também que, para qualquer intervenção terapêutica, incluindo a acupuntura, pode haver interferências. Muitos fatores podem determinar profundamente o resultado terapêutico, incluindo a qualidade da relação entre o clínico e o paciente, o grau de confiança, as expectativas do paciente, a compatibilidade dos antecedentes e os sistemas de crenças do clínico e do paciente, bem com uma ampla gama de fatores que juntos definem o meio terapêutico.

Embora muito permaneça desconhecido quanto aos mecanismos que possam mediar o efeito terapêutico da acupuntura, é encorajador que uma série de mudanças biológicas relacionadas à essa prática possam ser identificadas e cuidadosamente estudadas.

Pesquisas adicionais nessa direção não só são importantes para elucidar os fenômenos associados à acupuntura, mas também têm o potencial de explorar novos caminhos na fisiologia humana que não foram previamente examinados de forma sistemática.

Benefícios da acupuntura

acupuntura

Existem muitos benefícios relacionados à acupuntura. Alguns têm alguma base científica, enquanto outros ainda não. Os principais benefícios relacionados a essa prática são para tratar:

Dor na região lombar

Uma das fontes mais comuns de dor crônica é sentida na região lombar. Para muitos, o tratamento para dor lombar requer fisioterapia, remédios ou, no pior dos casos, cirurgia.

Dores de cabeça de tensão e enxaqueca

As dores de cabeça são uma frustração frequente para muitas pessoas. Algumas pesquisas sugerem que a acupuntura pode proporcionar alívio efetivo e temporário para dores de cabeça de tensão crônica. Quando se trata de dores de cabeça de enxaqueca, os pesquisadores concluíram que esse tratamento com agulhas pode ser eficaz no tratamento dessa condição, mesmo que não sejam colocados nos pontos de acupuntura apropriados, e também mostram um efeito possivelmente mais forte do que a terapia de drogas convencional e ainda com menos efeitos colaterais.

Fibromialgia

A fibromialgia é um tipo comum de dor crônica que causa dor e sensibilidade em todo o corpo. Ocorre cerca de quatro vezes mais vezes em mulheres do que em homens.

Uma análise recente de estudos, determinou que a evidência da eficácia da acupuntura é de baixa à moderada ao tratar a dor e a rigidez da fibromialgia. Concluiu-se também que a prática é segura e que estudos são justificados com base nas evidências disponíveis.

Síndrome do túnel do carpo

Quando os pacientes sofrem de síndrome do túnel do carpo, eles geralmente experimentam dor e inchaço no dedo indicador e dedo médio. A condição também torna o polegar mais fraco. Essa condição afeta um nervo comprimido do pulso.

A ciência permanece inconclusiva sobre os benefícios da acupuntura para esse problema. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA, essa prática beneficia algumas pessoas, mas a eficácia exata não é cientificamente comprovada.

Alívio do desconforto dental

Estudos sugeriram que o tratamento de acupuntura pode aliviar a dor deixada pela cirurgia dentária, mas ainda não se sabe como age.

Dor em outros lugares

O tratamento de acupuntura tem sido utilizado em uma variedade de tipos de dor, como as de cólicas menstruais, dor no pescoço e desconforto muscular. A eficácia desses tratamentos está ainda em estudos, com alguns sugerindo melhora dos sintomas e outros que mostram pouca ou nenhuma melhoria. Pesquisas futuras devem ser realizadas na tentativa de verificar se essa terapia tem ou não um efeito útil para aliviar essas diversas doenças.

Muitas vezes, o trabalho de acupuntura é acompanhado por outras formas de terapia, na tentativa de aliviar uma grande variedade de doenças. Quando uma terapia alternativa, ela é usada ao lado de tratamentos médicos modernos para aliviar os sintomas, o que é dito ser uma forma de medicina complementar.

Alguns estudos sugerem que a acupuntura ajuda os pacientes a se curarem utilizando menos drogas. Outros acham que parece melhorar os resultados médicos quando usada ao lado dos medicamentos padrão.

Acupuntura para emagrecer

A perda de peso é uma questão complicada. Não só é fisicamente difícil, como também emocionalmente. E a tendência da vez para alcançar esse objetivo é a acupuntura. Esta técnica complementar tem vindo a ganhar popularidade recentemente, com pessoas dizendo que isso as ajudou a perder peso de forma rápida e fácil.

A teoria é que a acupuntura seria capaz de reduzir o apetite e estimular o metabolismo de um pessoa. As agulhas são inseridas no lóbulo da orelha, onde há pontos específicos que ajudam a controlar a vontade de comer.

No entanto, um artigo publicado em Eating and Weight Disorders mostrou que a acupuntura foi mais útil no tratamento da saúde mental dos pacientes (o que levou à perda de peso) do que em estimular a perda de peso por si só. Em outras palavras: acreditar que você está recebendo ajuda pode ser mais importante para a perda de peso do que o próprio tratamento propriamente dito.

Mas há ainda o fator influenciador da acupuntura para tratar a ansiedade e melhorar o sono, o que poderia ajudar no processo de emagrecimento.

Acupuntura para ansiedade

Existem muitos tipos de tratamentos alternativos de ansiedade. Um dos tratamentos alternativos mais populares e conhecidos é a acupuntura. As pessoas usam a acupuntura para tratamento e prevenção de ansiedade, e muitos acreditam que é uma das formas mais eficazes de curar sua ansiedade para sempre.

Dependendo de onde as agulhas se encaminham, a acupuntura pode fazer com que o sistema nervoso produza substâncias químicas analgésicas, estimule a capacidade natural do corpo de curar-se ou estimule a parte do cérebro que controle as emoções, incluindo a ansiedade. Todos esses resultados, podem ajudar as pessoas a se sentirem mais equilibradas e a tratar uma variedade de doenças.

Muitas vezes, as pessoas tratadas com acupuntura vêem os resultados após uma sessão, e os resultados melhoram com o tratamento continuado. Além disso, esse tratamento evita o uso de medicamentos que possam causar efeitos colaterais.

Grávida pode fazer acupuntura?

acupuntura

A acupuntura pode ser usada para ajudar com uma série de condições relacionadas à gravidez. Essa técnica oferece às mulheres uma alternativa para não tomar uma medicação. Também é indicada para o desconforto frequentemente durante esse período.

Embora a acupuntura seja vista por muitos como um tratamento “alternativo”, seu uso na gravidez é generalizada em certos países, como Dinamarca, França, Alemanha, Suíça e Nova Zelândia, onde as gestantes realizam treinamento especializado em acupuntura. Em 2009, o Hospital Hutt Valley da Nova Zelândia, convidou a Escola de acupuntura do país a dirigir a clínica especificamente para condições relacionadas à gravidez. A lista a seguir detalha as condições em que a acupuntura foi usada nesta clínica:

  • – Aborto espontâneo
  • – Náusea e vomito
  • – Constipação e hemorroidas
  • – Varizes
  • – Dor de cabeça e enxaquecas
  • – Condições musculoesqueléticas como dor nas costas, dor pélvica e do quadril
  • – Fadiga e exaustão
  • – Ansiedade e depressão
  • – Recuperação pós-parto

Embora possa ter vários benefícios durante a gravidez, a acupuntura deve ser feito somente com autorização de seu médico.

Como potencializar os efeitos da acupuntura?

acupuntura

Há uma série de coisas que todos podemos fazer para melhorar os benefícios e acelerar os resultados de tratamentos como a acupuntura. E aqui estão eles:

Não coma demais antes do tratamento, mas também não vá com fome

Se você receber um tratamento quando sua barriga está tentando processar uma refeição exagerada, pode ficar desconfortável quando está deitado na mesa. Durante a digestão, o corpo irá manter muita energia na área da barriga e, portanto, um tratamento pode ser prejudicado devido à relutância da barriga para permitir que a energia flua para outro lugar.

Além disso, não vá para sua consulta morrendo de fome, pois seus níveis de açúcar no sangue podem cair e deixá-lo com tonturas e outros desconfortos. É melhor fazer uma pequena refeição pelo menos 30 minutos antes dos tratamentos.

Não tome analgésicos antes do tratamento

Algumas pessoas podem achar conveniente usar analgésicos antes do tratamento, para prevenir qualquer dor. Em primeiro lugar, a inserção da agulha da acupuntura geralmente não é tão dolorosa. Além disso, o efeito do medicamento pode atrapalhar o tratamento, ainda mais se tomado de forma errada. Assim, o tratamento é menos eficaz e o paciente provavelmente não poderá sentir mudanças sutis posteriormente.

Chegue de 5-10 minutos cedo para o seu tratamento

Poder haver alguns papéis ou exames preliminares antes do seu tratamento, por isso, reserve tempo para isso. Atrasar-se muitas vezes causa estresse e ansiedade, o que pode ajudar a influenciar negativamente no tratamento, já que você não estará completamente relaxado. Isso também pode significar que seu tratamento não será tão longo e, portanto, tão eficaz.

Não coma açúcares processados ​​logo após o tratamento

Os açúcares processados ​​enviam um sinal de estresse através de alguns dos meridianos assim que eles tocam a língua. Logo após qualquer tratamento, o corpo e a energia estão em um estado relaxado, de modo que consumir qualquer açúcar processado afetará o sistema de forma rápida e dramática. Portanto, evite açúcares processados ​​por algumas horas após qualquer tratamento. Frutas é uma opção muito melhor.

Não beba álcool após o tratamento

Por razões semelhantes feitas ao ponto anterior. O corpo está em um estado relaxado após um tratamento. Ingerir uma substância tóxica, como o álcool, pode afetar rapidamente o corpo e potencialmente desfazer o trabalho realizado nessa pessoa. Em vez disso, beba muita água o dia todo.

Melhor momento para fazer acupuntura

Nas tardes, a energia do dia acaba, enquanto se prepara para a noite. Portanto, se você receber um tratamento no final da tarde, vai se sentir mais relaxado e com um pouco de sono, então, pode ir para casa e relaxar. Se você receber um tratamento pela manhã, pode sentir sonolência, o que pode atrapalhar seu dia.

Durante a acupuntura, feche os olhos e veja as sensações em todo o corpo

Se você conseguir atentar a mente às sensações que estão sendo experimentadas no corpo, os efeitos do tratamento podem ser melhores. Esta é também uma prática semelhante à meditação, que também visa a conexão com a mente.

Respire

A respiração aumenta os resultados porque, quando você respira, consegue ficar mais calmo e menos tenso para o tratamento.

Não espere milagres

A acupuntura pode ser muito eficaz, mas, na maioria dos casos, são necessários sessões repetitivas. De um modo geral, quanto mais tempo a condição tratada estiver presente, mais tempo será necessário para curá-la. A cura leva tempo, mas, com maior consciência corporal e uma mente aberta, as melhorias na condição de uma pessoa são muitas vezes aceleradas.

Acupuntura dói?

acupuntura

Muitas pessoas têm medo de agulhas. Mas as agulhas utilizadas na acupuntura são muito diferentes das utilizadas para extrair sangue ou aplicar uma vacina. Como resultado, a maioria das pessoas sente pouca ou nenhuma dor no tratamento.

A profundidade em que as agulhas de acupuntura são inseridas varia de acordo com o tratamento e o praticante. No entanto, as agulhas nunca devem ser posicionadas suficientemente profundas para puncionar órgãos (além da pele). As agulhas são geralmente deixadas no lugar por 5 a 20 minutos, geralmente não mais de 60 minutos, e depois removidas.

Então, se o medo é sua principal preocupação ao considerar este tratamento para sua condição, fique calma, pois não deve doer.

Acupuntura pode ser feita em crianças?

Supondo que o acupunturista é licenciado e segue os padrões de segurança recomendados, geralmente a prática é segura para crianças. Há poucas evidências sobre terapias medicamentosas eficazes para dor crônica em crianças, e os profissionais de saúde muitas vezes se preocupam com o fornecimento de certos tratamentos aos jovens devido à sua vulnerabilidade durante o crescimento e ao medo de possíveis implicações de longo prazo para a saúde.

Como buscar um bom profissional de acupuntura?

Se você está considerando procurar um acupunturista, deve discutir esta terapia com seu médico de cuidados primários, se você tiver um. Como a acupuntura está crescendo em popularidade, seu médico pode estar ciente de profissionais qualificados na área e oferecer certas recomendações para você, dependendo de suas condições.

O que esperar num primeiro contato com a acupuntura?

Embora a acupuntura esteja se tornando mais popular como uma terapia alternativa ou complementar à medicina ocidental, muitos pacientes da primeira vez não sabem o que esperar em sua primeira visita. Com vários estilos de acupuntura disponíveis e uma grande variedade de técnicas estão à disposição do acupuncturista.

Normalmente, a primeira visita a um acupunturista envolve uma avaliação abrangente de seu histórico de saúde. Por exemplo, o profissional pode pedir para examinar sua língua, sentir seu pulso para ajudar a determinar o fluxo de energia ou fazer muitas perguntas relacionadas aos hábitos intestinais e dieta, mesmo que estes pareçam não ter nada a ver com a queixa primária.

Após a consulta e avaliação da acupuntura inicial, as agulhas são colocadas em locais muito específicos. Após a inserção, pode-se sentir uma sensação momentânea aguda ou picante. No entanto, muitos relatam que nem sequer sentem a maioria das inserções. É comum experimentar uma dor profunda por um curto período de tempo em alguns dos pontos. As agulhas de acupuntura podem então ser manipuladas suavemente e alguns praticantes podem usar calor ou mesmo eletricidade nas mesmas.

Embora as agulhas possam ser sua principal ferramenta, a maioria dos acupunturistas aprendeu uma variedade de outras terapias que se enquadram no rótulo de “Medicina chinesa”, como a acupressão (pressão em vez de agulhas sobre pontos de acupuntura, Tuina (massagem), Guasha (raspagem da pele), cupping (sucção da pele), Moxabustão (aquecimento da pele), ervas chinesas, entre outras. Dependendo de seu treinamento, seu diagnóstico e seu nível de conforto, você pode ser atendido com ainda mais do que apenas agulhas em sua visita.

Após um tratamento de acupuntura, o profissional geralmente reavaliará o cliente e, muitas vezes, dará sugestões para cuidados domiciliários. Também é típico sugerir ervas chinesas suplementares para aumentar a conquista do equilíbrio energético. Os sintomas agudos podem requerer apenas duas a quatro sessões, enquanto que, para casos crônicos, é comum ter até 12 ou mais, geralmente durante um período de 8 a 10 semanas. As visitas mensais regulares podem ser sugeridas como medidas preventivas para diminuir o estresse, melhorar a energia ou estimular a imunidade.

Possíveis efeitos colaterais da acupuntura

acupuntura

Os efeitos colaterais mais comuns da acupuntura são sangramentos e hematomas no local, juntamente com dores fracas. Recomenda-se que um desinfetante como álcool seja utilizado sobre a área antes da inserção da agulha para diminuir a possibilidade muito pequena de infecção.

Na maior parte, a acupuntura é considerada bastante segura. No entanto, existem alguns riscos, que podem ser sérios. Por exemplo, é de extrema importância para a sua saúde que as agulhas que estão sendo usadas sejam estéreis. Caso contrário, você pode estar se colocando em risco desnecessário de infecção. Tenha certeza absoluta de que seu médico use apenas agulhas estéreis e descarta as agulhas antigas depois que elas são usadas.

A infecção mais comum relatada por tratamentos de acupuntura é a hepatite viral, uma infecção potencialmente grave do fígado.

A lesão grave mais comum relatada a partir das agulhas da acupuntura foi a punção acidental do pulmão, o que resulta em um colapso parcial do pulmão chamado pneumotórax. A vesícula biliar e os vasos sanguíneos também correm o risco de serem perfurados desta maneira.

Outros efeitos secundários incluem infecções bacterianas no local da inserção da agulha na pele e em outros lugares do corpo. Geralmente, os efeitos colaterais parecem se relacionar com a falta de higiene e treinamento do acupunturista.

Complicações graves são extremamente raras quando a acupuntura é realizada por um profissional qualificado e certificado.

Quem deve evitar a acupuntura?

Nem todos estão aptos a receber esse tratamento. Se você tem um transtorno de sangramento ou se toma um medicamento para diluir o sangue, seu risco de hemorragia pode aumentar e você deve, portanto, ter cuidado.

Às vezes, as agulhas que estão sendo usadas são eletrificadas (eletroacupuntura), o que pode representar perigos para quem utiliza algum dispositivo eletrônico no corpo.

Conclusão

A acupuntura é cada vez mais reconhecida pela medicina ocidental como uma alternativa eficaz ou complementar aos tratamentos convencionais para diversas condições de saúde. Mesmo assim, antes de realizar essa técnica, converse sempre com seu médico.

Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • -1 não curtiram