O que é a ureia e para que é feito o exame de ureia

O que é a ureia e para que é feito o exame de ureia

Você sabe o que é a ureia que podemos ver em exames de sangue? Hoje, vamos saber mais sobre esta substância que está presente em nosso organismo, conhecendo como ela é formada, seu clico e o que significa ter ureia alta ou baixa no sangue.

O que é ureia

A ureia é um composto nitrogenado incolor que é um dos principais componentes da urina de mamíferos. Esta substância é formada em grande parte no fígado, mas também pode se formar pela metabolização de proteínas dos alimentos. Ela é filtrada através dos rins, para depois ser eliminada pela urina e suor.

Um pouco de ureia também pode ser encontrado no sangue, em fluídos provenientes da decomposição das células do corpo e na linfa.

Uma elevação nos níveis de ureia no sangue é um sinal de que seu fígado pode não estar funcionando de maneira adequada.

Ciclo da ureia

O objetivo principal do ciclo da ureia é eliminar a amônia que é tóxica para o corpo. Cerca de 10 a 20 g de amoníaco são removidos do corpo de um adulto saudável todos os dias. Um ciclo de ureia disfuncional significaria uma quantidade excessiva de amônia no organismo, que pode levar a hiperamonemia e doenças relacionadas. A deficiência de uma ou mais das principais enzimas que catalisam várias reações no ciclo da ureia podem causar distúrbios relacionados ao ciclo. Defeitos no ciclo da ureia podem causar vômitos, coma e convulsões em bebês recém-nascidos. Isso geralmente é diagnosticado como septicemia e tratado com antibióticos. Mesmo 1mm de amônia em excesso pode causar danos severos e irreversíveis.

Em seres humanos e mamíferos, quase 80% do nitrogênio excretado é na forma de ureia, que é produzida através de uma série de reações que ocorrem no citossolo e na matriz mitocondrial das células do fígado. Essas reações são coletivamente chamadas de ciclo de ureia ou o ciclo de Krebs-Henseleit.

A amônia é um produto tóxico do metabolismo do nitrogênio que deve ser removida do nosso corpo. O ciclo da ureia converte o excesso de amônia em ureia nas mitocôndrias das células do fígado. A ureia se forma, depois entra na corrente sanguínea, é filtrada pelos rins e é finalmente excretada na urina.

Basicamente, o clico da ureia é formado da seguinte maneira:

  • – Seu fígado produz amônia, que contém nitrogênio, depois de quebrar as proteínas usadas pelas células do seu corpo
  • – O nitrogênio combina com outros elementos, tais como carbono, hidrogênio e oxigênio, para formar a ureia
  • – A ureia viaja do seu fígado para os rins através da corrente sanguínea
  • – Os rins saudáveis ​​filtram a ureia e removem outros resíduos do seu sangue
  • – Os produtos de resíduos filtrados deixam seu corpo através da urina

Exame de ureia para que serve

Um exame de ureia é usado normalmente para revelar informações importantes sobre o quão bem seus rins e fígado estão trabalhando. Um teste de ureia mede a quantidade de nitrogênio ureico que está em seu sangue.

Esse teste pode revelar se seus níveis de nitrogênio ureico são superiores ao normal, sugerindo que seus rins ou fígado podem não estar funcionando corretamente.

Você pode precisar de um teste de nitrogênio ureico no sangue:

  • – Se o seu médico suspeita de danos nos rins
  • – Se a sua função renal precisa ser avaliada
  • – Para ajudar a determinar a eficácia do tratamento de diálise se você estiver recebendo hemodiálise ou diálise peritoneal
  • – Como parte de um grupo de teste de sangue para ajudar a diagnosticar uma série de outras condições, como danos ao fígado, obstrução do trato urinário, insuficiência cardíaca congestiva ou sangramento gastrointestinal, embora um resultado de teste de ureia anormal por si só não confirme nenhuma dessas condições

Se os problemas renais são a principal preocupação, os níveis de creatinina em seu sangue provavelmente também serão medidos, além do teste de níveis de nitrogênio ureico. A creatinina é outro produto residual que os rins saudáveis ​​filtram do seu corpo através da urina. Níveis elevados de creatinina no sangue podem ser um sinal de danos nos rins.

Se a sua amostra de sangue estiver sendo testada apenas para determinar seus nitrogênio de ureia no sangue, você pode comer e beber normalmente antes do teste. O seu médico lhe dará instruções específicas.

Exame de ureia

O exame de ureia é feito por um profissional de saúde que retira uma amostra de seu sangue, inserindo uma agulha em uma veia no braço. A amostra de sangue é enviada para um laboratório para análise. Você pode retornar às suas atividades habituais imediatamente.

Os resultados do teste de nitrogênio ureia no sangue são medidos em miligramas por decilitro (mg/dL). Em geral, os valores de referência para ureia variam de 10 a 45 mg/dL, mas podem varia de acordo com sexo e idade.

Níveis de ureia alta no sangue pode indicar:

  • – Bloqueio do trato urinário
  • – Infecção renal
  • – Insuficiência renal
  • – Insuficiência cardíaca congestiva ou recente ataque cardíaco
  • – Sangramento gastrointestinal
  • – Desidratação, resultante de não beber líquidos suficientes ou por outros motivos
  • – Alterações musculares, como rabdomiólise
  • – Problemas durante a gravidez, como pré-eclâmpsia

Níveis de ureia baixa no sangue pode indicar:

  • – Condições que envolvem os nervos que controlam os músculos, como miastenia grave
  • – Alterações nos músculos, como distrofia muscular

Mais informações

Se você tem algum problema de saúde que possa estar contribuindo para alterar seus níveis de ureia no sangue, pergunte ao seu médico que medidas você pode tomar para tratar seu problema e regularizar a ureia em seu sangue, para evitar outros problemas de saúde.

Este artigo te ajudou?
  • +1 curtiram
  • 0 não curtiram