O que é a Nimesulida e o que devemos saber sobre esse medicamento

O que é a Nimesulida e o que devemos saber sobre esse medicamento

Nimesulida é um medicamento anti-inflamatório, analgésico ou antipirético não-esteroide, indicado para o tratamento da dor aguda, como dor de garganta, de cabeça e para aliviar as dores menstruais, em adolescentes e adultos acima de 12 anos de idade.

A Nimesulida, atualmente está disponível em mais de 50 países em todo o mundo, entre Brasil, França, Portugal, Grécia, Suíça, Bélgica, México. A Nimesulida não é comercializada em vários países como Canadá, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Reino Unido.

A nimesulida é rapidamente absorvida após a administração oral e tem um início de ação relativamente rápido, com reduções significativas na dor e inflamação observada dentro de 15 minutos da ingestão da droga. A Nimesulida está disponível através nomes comerciais Nisulid, Arflex, Fasulide, Cimelid, Neosulida, Nilsagen, entre outros. Alguns dos laboratórios responsáveis pela sua produção são: Sandoz, EMS, Medley e Sigma Pharma. Esse medicamento só deve ser comprado com receita médica.

Nimesulida bula

Composição da Nimesulida em comprimidos

Cada comprimido contém:

nimesulida ……………………………………………………………………… 100 mg
excipientes q.s.p. ………………………………………………………………. 1 comprimido (celulose microcristalina, docusato de sódio, estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, hiprolose, lactose monoidratada, óleo vegetal hidrogenado).

Nimesulida para que serve

A nimesulida é indicada como anti-inflamatório, analgésico ou antipirético. Esse medicamento tem propriedades que combatem a inflamação, a dor e a febre. Alivia a dor, em adultos, dentro de 15 minutos após o uso oral.

Disponibilidade

Está disponível em uma variedade de formas: comprimidos, cápsulas, gotas, pó para dissolução em água, granulado, supositórios e gel tópico.

Efeitos colaterais

Como a maioria das drogas na categoria de anti-inflamatórios não-esteroides, a Nimesulida é conhecida por ser hepatotóxica (danifica o fígado) e deve ser tomada com cuidado. O uso de Nimesulida em crianças com idade inferior a 12 anos está contra-indicado, assim como para gestantes e mulheres em lactação. A Nimesulida também não deve ser utilizada em caso de:

– Pacientes que tenham alergia a nimesulida ou a qualquer outro componente de nimesulida, ao ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios (informe seu médico caso você tenha alergia a algum produto).
– Úlcera péptica (no estômago ou duodeno) em fase ativa, ulcerações recorrentes ou com hemorragia no trato gastrintestinal.
– Hemorragias do trato gastrointestinal.
– Distúrbios graves de coagulação.
– Insuficiência cardíaca.
– Mau funcionamento dos rins.
– Mau funcionamento do fígado.

Antes de usar esse medicamento, informe seu médico se você tiver:

– Doenças hemorrágicas.
– Doenças do trato gastrointestinal superior.
– Insuficiência cardíaca congestiva.
– Hipertensão.
– Se estiver em tratamento com anticoagulantes ou inibidores da agregação plaquetária.

Interações com outros medicamentos

Com relação à absorção, há alguma evidência de que a nimesulida pode diminuir a biodisponibilidade oral da furosemida (frusemida). A nimesulida está extensamente ligada a proteínas plasmáticas e pode ser deslocada dos locais de ligação por drogas administradas concomitantemente tais como fenofibrato, ácido salicílico e tolbutamida. Além disso, a nimesulida pode deslocar o ácido salicílico e a furosemida (mas não a varfarina) das proteínas plasmáticas. As principais interações envolvendo interferência com o metabolismo do fármaco não foram descritas com nimesulida.

Uma diminuição nos níveis plasmáticos de teofilina (sem alterações nos testes de função respiratória) foi descrita após a adição de nimesulida. Apesar das sugestões anteriores de que a nimesulida pode aumentar o efeito hipoglicemiante da glibenclamida, um estudo formal excluiu qualquer influência da droga na tolerância à glicose e açúcar no sangue em jejum em pacientes diabéticos tratados com vários sulfonilureias.

Embora a nimesulida não afete normalmente a resposta à varfarina, alguns doentes podem apresentar algum aumento no efeito anticoagulante. Portanto, parece prudente monitorar o estado de coagulação quando os 2 fármacos são administrados em conjunto.

Finalmente, a nimesulida pode reduzir a resposta natriurética à furosemida e potencializar a redução induzida pela furosemida na taxa de filtração glomerular e no fluxo sanguíneo renal, através de uma interação farmacodinâmica que é susceptível de envolver a inibição da ciclo-oxigenase renal. Estes resultados sugerem que deve ter-se precaução quando a nimesulida é utilizada em associação com fármacos que se sabe que afetam adversamente a hemodinâmica renal.

Nimesulida posologia

A Nimesulida deve ser administrada após as refeições, evitando seu uso em jejum. A recomendação é que seja usada na menor dose e tempo possível de tratamento.

Comprimidos

A dosagem desse medicamento para adultos e crianças acima de 12 anos é de 50 – 100 mg (1/2 a 1 comprimido) duas duas vezes ao dia, de 12 em 12 horas, podendo alcançar até 200 mg duas vezes ao dia.

Gotas

Usar 1 gota por kg de peso, duas vezes ao dia, diretamente na boca da criança ou se preferir diluída em um pouco de água. Cada gota contém 2,5 mg de Nimesulida. Agite o frasco antes de usar.

Gel

Aplique até 3 vezes ao dia e espalhe bem, massageando a área da dor durante 7 dias.

Granulado

Dissolva o comprimido em 100ml de água e tome de 12 em 12 horas e após as refeições.

Supositório

Pode ser usado de 8 em 8 horas em crianças a partir de 2 anos.

Reações adversas da Nimesulida

Como todo medicamento, é possível que aconteça algumas reações adversas. Informe seu médico se você tiver: urticária, coceira, náusea, dor de estômago, perda do apetite, urina escura, icterícia, diarreia, dor de cabeça, sonolência, tontura, diminuição da temperatura do corpo, diminuição do volume urinário, asma entre outras. Podem ocorrer reações alérgicas. Foram relatados casos isolados de Síndrome de Stevens-Johnson e de hepatite aguda fulminante.

Nimesulida preço

A Nimesulida varia de preço dependendo da forma, dose e quantidade comprada. Em geral, custa entre 5 e 27 reais.

Precauções e cuidados

– Todo medicamento só deve ser usado após indicação médica.
– Siga corretamente a orientação de seu médico quanto ao uso desse medicamento, respeitando sempre a dosagem, horários e duração de tratamento.
– Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance e da vista das crianças.
– Não se automedique.
– Não utilize medicamento com prazo de validade vencido.
– Nimesulida deve ser guardado em sua embalagem original e conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C).
– Proteja o medicamento da luz e umidade.

Mais informações

A Nimesulida é um medicamento muito utilizado e seguro, mesmo assim, você não deve usá-lo sem orientação médica e deve respeitar a dosagem indicada. Caso perceba algum desconforto ou sintoma após a administração dessa droga, suspenda seu uso e informe seu médico.

Este artigo te ajudou?
  • +5 curtiram
  • -2 não curtiram