O frio mata 20 vezes mais que o calor, revela estudo

Rudney Dicas Saúde 30-05-15 Dicas Saúde, estudo, frio, pesquisa comentários

O tempo frio mata 20 vezes mais pessoas em todo o mundo que o clima quente, indica um novo estudo. Além disso, as mortes causadas pelo frio ou calor moderados superam as causadas por frio ou calor extremos, relataram os pesquisadores da edição de 20 de maio da revista The Lancet.

“Supõe-se frequentemente que o clima extremo causa a maioria das mortes, já que a maior parte das pesquisas anteriores centravam-se sobre as ondas de calor extremo”, revelou em uma nota de imprensa o principal autor do jornal, Antonio Gasparrini, da Escola de Medicina Tropical e Higiene de Londres, no Reino Unido.

“As políticas de saúde pública atuais concentram-se quase exclusivamente em estudar as consequências para a saúde das ondas de calor. Nossos resultados sugerem que essas medidas devem-se reorientar e se expandir para levar em conta toda uma série de efeitos associados com a temperatura“, disse Gasparrini.

A equipe de pesquisa analisou mais de 74 milhões de mortes em treze países, entre 1985 e 2012. Os países no estudo tinham uma grande variedade de climas. Cerca de 3% das mortes foram relacionadas com a temperatura no Brasil, Suécia e Tailândia. Na China, Itália e Japão, cerca de 11% das mortes foram relacionadas à temperatura. O frio foi responsável por cerca de 7% dessas mortes. O calor causou apenas 0,42% das mortes, mostraram os resultados.

As temperaturas extremas causaram menos de 1% de todas as mortes, segundo o estudo. Quase 7% das mortes foram causadas por temperaturas moderadamente quentes ou frias, e a maioria foi causada pelo frio moderado (6,6%), disseram os pesquisadores.

Contudo, os autores de um editorial que acompanha o estudo, Keith Caro e Zhan Wang, da Universidade de Duke Kunshan na China, dizem que o estudo não incluiu informações sobre a susceptibilidade e mudanças de temperatura. O estado socioeconômico, idade e poluentes do ar podem aumentar essa susceptibilidade.

“Uma vez que as temperaturas altas ou baixas afetam os grupos mais suscetíveis, como os doentes, os jovens e idosos, as tentativas para mitigar o risco associado com a temperatura se beneficiaria de estudos aprofundados sobre a interação entre a mortalidade atribuída e fatores socioeconômicos, para evitar resultados adversos de políticas e alcançar uma adaptação eficaz”, disseram.

Mais informações

Se falando de frio, as temperaturas mais baixas causam também o aparecimento de muitas doenças, principalmente as respiratórias, por isso, é essencial tomarmos algumas precauções nesta época do ano. Manter uma alimentação saudável é fundamental para fortalecer nosso sistema imunológico e prevenir quaisquer problemas de saúde.

Veja nossa matéria recentemente publicada com dicas de alimentação para um inverno saudável.

Este Post te ajudou?
  
  • o frio mata?
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: