O estresse pode fazer queimar menos calorias

Mateus Dicas Saúde 23-07-14 depressão, dieta com estresse, dieta diária, engordar estresse, Estresse comentários

O estresse pode fazer queimar menos calorias

Até agora, sabíamos que o estresse normalmente está associado ao excesso de peso, especialmente se ele nos leva a praticar maus hábitos como comer em excesso para evitar a ansiedade, mas uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio descobriram também que esta associação pode ser que também diminui a velocidade com que o nosso corpo lida com alimentos gordurosos.

Assim, podemos comer exatamente a mesma coisa como uma pessoa que não tem estresse, mas se você está sofrendo terá mais chances de engordar.

Na pesquisa, publicada na revista Biological Psychology, observaram que as mulheres com menos estresse queimaram 104 calorias por comer uma refeição gordurosa, similar a um grande hambúrguer em uma cadeia de fast food.

A diferença, em princípio, não muito alto, mas se estamos adicionando todos os dias e se juntar a uma pior alimentação, pode resultar em ganho de peso considerável.

Os dados da pesquisa

O estudo foi realizado com 56 mulheres de meia-idade que completaram questionários para avaliar depressão ou estresse, hábitos alimentares e sintomas de atividade física. A quantidade de calorias queimadas em resposo também foi medida.

Em seguida, eles receberam uma refeição de teste contendo 930 calorias e 60 gramas de gordura e para os próximas sete horas foram realizados testes metabólicos para medir os níveis de cortisol (hormônio do estresse), insulina, glicose e gordura sangue, repetido a cada hora.

O processo foi repetido no dia seguinte e, portanto, foram extraídos os resultados que indicaram que as mulheres que tiveram um episódio de estresse (31 no total) queimaram menos gordura neste período de tempo.

Não é uma amostra muito grande, mas um bom começo para futuras pesquisas e aplicar-nos mais uma desculpa para frase “mente saudável corpo saudável” também no sentido inverso, tendo o cuidado da mente para melhorar a nossa saúde e manter a forma.

Algumas pessoas só ganham algum peso nos momentos em que estão estressadas, mas sempre associado a comer sem controle e alimentos não saudáveis, então acho que é interessante saber que o estresse também faz mal a dieta diária.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: