O esporte protege contra a depressão

Rudney Depressão, Destaque, Doenças 30-09-14 combate à depressão, esporte depressão, tratar depressão comentários

No Dicas sobre Saúde sempre falamos sobre a importância do esporte na nossa saúde física e emocional. E para confirmar essa relação entre esporte, bem-estar, saúde e felicidade, temos um outro estudo interessante feito pelo Instituto Karolinska, na Suécia. A pesquisa mostra que o esporte provoca alterações musculares que são fundamentais para proteger contra a depressão.

O estudo foi publicado na revista Cell e visa a combater a depressão. Uma doença que afeta mais de 350 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

E como os cientistas explicam a relação entre esporte e depressão? Aparentemente, a chave está na proteína PGC-1α1 que aumenta sua presença quando praticamos exercícios. Uma substância realmente benéfica, pois além de eliminar as toxinas do nosso sangue, também protege o cérebro contra doenças mentais.

Para chegar a estas conclusões, os pesquisadores modificaram geneticamente um rato para que tivesse níveis de PGC-1α1 mais elevados em seu músculo esquelético do que de outros ratos. O grupo de controle, que eram ratos normais, suportaram pior uma série de testes estressantes que resultaram em um comportamento depressivo. Enquanto os ratos geneticamente modificados, não sentiram qualquer sintoma de depressão.

Especialistas acreditam que a chave para tudo isso pode estar nos músculos bem treinados, que por sua vez podem ser muito benéficos para o cérebro. Uma descoberta que pode ser de grande importância no combate à depressão.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: