O esporte e a alimentação

Rudney Alimentos Saudáveis, Dicas Saúde 19-12-12 Alimentos saudáveis, Destaque, Dicas Saúde, Exercícios, Saúde e Bem Estar comentários

O esporte e a alimentação

Lembre-se sempre que o esporte é extremamente essencial para manter nosso corpo saudável, mas não devemos esquecer que a prática de esporte produz um grande desperdício de energia e, portanto, o corpo deve estar bem alimentado. Sempre que nos exercitarmos devemos lembrar de repor todos os nutrientes perdidos.

Um atleta deve comer uma dieta rica em hidratos de carbono que são aqueles que fornecem energia, incluem-se neste grupo pães, cereais, massas, arroz, entre outros.

Também deve consumir aqueles alimentos ricos em gorduras insaturadas, para controlar a ação muscular, (azeite de oliva, sementes de girassol, sardinha e peixes como o arenque, atum e salmão fresco. Alimentos ricos em cálcio são essências para fortalecer os ossos, e são encontrados nos lacticínios (queijo, leite, iogurte, manteiga, etc) e conservas de peixe, agrião, brócolis, amêndoas e tofu de soja.

É de grande benefício para atletas os alimentos ricos em potássio, já que cuidam dos músculos, entre eles destacam-se a banana e legumes, juntamente com os ricos em zinco, para fortalecer os ossos e os músculos, como os mexilhões, abóbora e girassol, carne magra, leite, queijo, legumes, levedura de cerveja, pão e cereais integrais. E aqueles que fornecem vitamina B12, para oxigenar e renovar seu sangue são eles: leite, frango. Alimentos enriquecidos com vitamina E, como abóbora, sementes de girassol, frutas secas, amêndoas, nozes, são bons para combater o envelhecimento prematuro.

Quanto a bebidas, a hidratação é fundamental, pois o exercício através do suor faz com que percamos minerais, açúcar e sal, então devemos consumir água potável ou suco de frutas antes de começar a se exercitar. As bebidas isotônicas são ótimas para repor os eletrólitos que são eliminados no suor.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: