O álcool prejudica a qualidade do nosso sono, diz pesquisa

Rudney Dicas Saúde 23-01-15 alcoolismo, Dicas Saúde, sono comentários

O álcool faz você cair no sono mais rápido, mas a qualidade do nosso sono é pior. Mostra um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Sono de Londres, nos EUA, que confirma que o álcool afeta negativamente o sono a curto prazo.

Por isso, apesar do álcool nos ajudar a dormir mais rápido, tem um impacto negativo sobre a fase do sono chamada REM, que é onde acontece os sonhos. Na verdade, um outro estudo publicado na revista Sleep, descobriu que o alcoolismo afeta o sono, mesmo dois anos depois de deixar esse vício.

O álcool interrompe o sono profundo

A crença comum é que o álcool ajuda a dormir melhor. No entanto, esta afirmação não é totalmente verdade, pois apesar de nos fazer dormir mais rápido, o álcool também nos faz acordar no meio da noite com mais frequência.

Isto é porque o álcool prejudica a segunda fase do sono, ou seja, a fase REM, que é quando realmente começa o ciclo de sono de uma pessoa. Note que o sono tem diferentes fases e em cada uma o cérebro registra uma atividade diferente.

Alcoolismo e deterioramento cognitivo

A tudo isto vamos acrescentar os resultados de um outro estudo publicado na revista Sleep, que mostra que o álcool prejudica a qualidade do nosso sono, mesmo dois anos depois de deixar este hábito de vida tão insalubre.

Para chegar a estas conclusões, os investigadores tiveram a colaboração de um grupo de voluntários que sofriam de alcoolismo crônico, e que tiveram dificuldade para chegar REM do sono. Esta pesquisa é importante, uma vez que estes problemas para conseguir um sono profundo também pode causar comprometimento cognitivo.

Mais informações

Portanto, podemos resumir as conclusões da pesquisa realizada onde o consumo de álcool interrompe mais frequentemente nosso sono, o que além das perdas cognitivas, uma má qualidade de sono pode acarretar muitos outros problemas de saúde.

Sabemos que o sono é muito importante, por isso, sempre damos dicas para evitar a insônia, combater distúrbios do sono e alimentação correta na hora de dormir. Continue acompanhando nossas matérias e cuide de sua saúde.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: