Narguilé faz mal à saúde? Conheça os riscos de fumá-lo

Narguilé faz mal à saúde? Conheça os riscos de fumá-lo

A maioria das pessoas pensa que o narguilé é uma alternativa mais segura para outras formas de fumar porque a fumaça é filtrada através da água antes de ser inalada. Mas estudos recentes descobriram que fumar narguilé é tão perigoso quanto fumar cigarro.

Narguilés são tubos de água que são usados ​​para fumar tabaco geralmente aromatizado. Eles também são chamados de vários nomes diferentes, incluindo narguilê, arguile, cachimbo d’água, xixa, hookah e water pipe. Essa forma de tabagismo é tipicamente praticada em grupos, e isso também aumenta as chances de contrair uma doença.

Semelhante aos cigarros, fumar narguilé também proporciona a nicotina, que é uma droga altamente viciante e é pelo menos tão tóxico como o consumo de cigarros.

Nos últimos anos, houve um aumento no uso de narguilé em todo o mundo, principalmente entre estudantes jovens e universitários. O National Youth Tobacco Survey do CDC descobriu que, de 2013 a 2014, o consumo de narguilé dobrou quase que o dobro para alunos do ensino médio e secundário nos Estados Unidos. Mas isso tem ocorrido em todo mundo e no Brasil não é diferente.

Grande parte desse aumento pode ser atribuído a mal-entendidos sobre os perigos associados ao narguilé. Enquanto as campanhas anti-cigarros estiveram há décadas, as mesmas advertências de saúde não foram tão amplamente aplicadas (ou tão amplamente consideradas) a outras formas de fumar.

O que é narguilé?

narguilé

O narguilé nada mais é que um cachimbo de água, constituído de um tubo com uma câmara de fumaça, uma tigela e uma mangueira. O tabaco ou a essência de narguilé aromatizada, especialmente fabricado de maneira industrial, é aquecido e a fumaça passa através da água e depois é extraída através de uma mangueira de borracha para um bocal, para ser inalada.

Esse tipo de cachimbo de água se originou no Oriente Médio e na Índia. Geralmente é fumado em grupos e não deixa cheiro como a fumaça de cigarro.

Narguilé faz mal?

O uso do narguilé é um problema de saúde crescente, já que o número de seus usuários têm batido recordes. Há uma forte crença de que a água do narguilé filtra todo o “material ruim” na fumaça do tabaco, mas isso é completamente mentira. Um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que uma sessão de narguilé de até uma hora pode fornecer tanta fumaça em seus pulmões como 100 cigarros.

Na verdade, os fumantes de narguilé estão em maior risco do que os fumantes de cigarros. A fumaça de cigarro é bem mais quente e forte. Já no narguilé isso não ocorre, então o fumante puxa muito mais fumaça para dentro dos pulmões.

Dada a duração de uma sessão típica de uso do narguilé (cerca de uma hora), os fumantes inalam uma quantidade enorme de toxinas perigosas e produtos químicos. Um estudo financiado pelo Instituto Nacional de Saúde, estima que uma única sessão de narguilé produz 1,7 vezes mais nicotina, 6,5 vezes mais monóxido de carbono e 46,4 vezes o alcatrão de um cigarro. Uma única sessão de 1 hora pode fornecer 50 litros de fumaça, enquanto um único cigarro fornece apenas 0,5 litros de fumaça.

Outro estudo da Universidade Anáhuac do Norte, no México, encontrou níveis de nicotina na urina de fumantes diários de narguilé equivalentes a níveis de pessoas fumando 10 cigarros por dia, mais que o suficiente para provocar vícios.

Na literatura científica existente, o narguilé tem sido associado a problemas de saúde, incluindo bronquite crônica, câncer de pulmão, câncer bucal, câncer de próstata, doença cardíaca e complicações de gravidez semelhantes às observadas com o tabagismo. Ele também foi vinculado ao vírus da hepatite C e ao herpes pelo fato de compartilhar bocais.

Outros efeitos sobre a saúde do narguilé

  • – A fumaça contêm muitos agentes tóxicos que podem causar artérias entupidas e doenças cardíacas.
  • – Infecções podem ser passadas para outros fumantes, compartilhando um bocal.
  • – Os bebês nascidos de mulheres que fumavam narguilé todos os dias durante a gravidez pesam menos ao nascer do que bebês nascidos de não fumantes.
  • – Os bebês nascidos de fumantes convencionais também estão em maior risco de doenças respiratórias.

Narguilé eletrônico faz mal?

narguilé

Novas formas de narguilé estão sendo fabricadas para se tornarem mais práticas, como o narguilé eletrônico, também chamado de narguilé de caneta ou narguilé elétrico.

Estes produtos são alimentados por bateria e transformam líquidos contendo nicotina, aromas e outros produtos químicos em um vapor que é inalado.

Atualmente, há pouca informação disponível sobre os riscos para a saúde dos produtos de tabaco eletrônicos. Mas se tratando de uma forma de tabagismo, certamente é muito prejudicial à saúde. Isso pode piorar ainda mais, pois é uma maneira mais fácil de usar narguilé, o que aumenta a frequência de seu uso.

Além disso, como o narguilé de caneta não tem bocais para uso individual, os riscos de contrair um doença transmissível aumenta consideravelmente.

Algumas pessoas chegam até mesmo a fazer um tipo de narguilé caseiro, este por fim, pode aumentar ainda mais a fumaça inalada e seus males à saúde.

Comparação entre os efeitos nocivos do cigarro e do narguilé

narguilé

Embora muitos fumantes de narguilé possam pensar que esta prática é menos nociva do que fumar cigarros, as duas formas têm muitos dos mesmos riscos para a saúde.

  • – O uso do narguilé proporciona nicotina, a mesma toxina altamente encontrada no cigarro.
  • – O tabaco do narguilé é exposto ao calor elevado da queima de carvão e a fumaça é pelo menos tão tóxica como a fumaça do cigarro.
  • – Por causa da forma como o narguilé é usado, os fumantes podem absorver mais substâncias tóxicas encontradas na fumaça do mesmo.
  • – Uma sessão de tabagismo de uma hora de intervalo envolve 200 inalações, fumar um cigarro médio envolve 20 tragadas.
  • – Fumantes de narguilé podem estar em risco de algumas das mesmas doenças que fumantes de cigarro. Estes incluem: câncer oral, câncer de pulmão, câncer de estômago, câncer do esôfago, função pulmonar reduzida e diminuição da fertilidade.
  • O carvão utilizado para conduzir o narguilé produz monóxido de carbono e vários outros produtos químicos tóxicos, eles podem aumentar sua chance de câncer bucal.

Mitos e dúvidas sobre o narguilé

narguilé

Recentemente em um estudo, pesquisadores perguntaram se fumantes entre 18 e 30 anos acreditavam ou não que o narguilé carregasse riscos significativos para a saúde. Um choque de 60% dos entrevistados disse que eles não achavam que havia algum perigo, muitos indicando o sistema de filtração do narguilé como um mecanismo de segurança.

Outros 35% daqueles que não pensavam que o narguilé era prejudicial diziam que a essência adicionada ao tabaco para aromatizar reduzia seus riscos para a saúde e menos de 20% dos entrevistados disseram que não tinham nada a temer porque o tabaco utilizado não contém nicotina.

Infelizmente, essas crenças são infundadas e isso é o que faz dessa forma de tabagismo parecer mais segura e envolver cada vez mais pessoas. Para acabar com essas dúvidas, vamos esclarecer alguns dos principais mitos relacionados ao uso do narguilé:

Mito 1: Narguilé remove produtos tóxicos, pois é filtrado através da água

Isso é um dos maiores mitos, a água está ali só para esfriar a fumaça. Quando você fuma narguilé, faz com que o ar seja aquecido pelo carvão que se encontra na tigela do cachimbo. Isso, por sua vez, vaporiza o tabaco, que é enviado através da jarra de água, produzindo assim o ruído borbulhante indicativo de cachimbo. A água esfria a fumaça, que é então devolvida aos pulmões do fumante.

A finalidade da água no narguilé não é a filtração, é o resfriamento. Talvez os fumantes de narguilé associem a falta de uma sensação de queimação com uma falta de perigo, mas isso é simplesmente falso. Em vez disso, o narguilé adiciona um produto químico perigosa adicional, a queima de carvão, que libera quantidades significativas de monóxido de carbono no ar, tornando os locais de fumo perigosos tanto para fumantes quanto para não fumantes.

Mito 2: A essência no narguilé torna-o menos nocivo

Algumas variantes de narguilé podem usam um pedaço de fruta vazado no lugar de uma essência comprada, mas os benefícios para a saúde das frutas não se transferem para o uso do narguilé. Além disso, raramente a fruta é adicionada em sua forma pura, as essências artificiais são muito mais frequentes.

Mito 3: Você não pode se tornar viciado em narguilé

Este mito decorre da ideia de que a água filtra a nicotina. A água remove uma pequena porcentagem dessa toxina, mas deixa uma enorme porção de 95% desse substância tóxica. É por isso que os usuários de narguilé tendem a retornar à prática. A fumaça de narguilé pode não ter gosto de cigarro, mas possui as mesmas propriedades prejudiciais que um cigarro normal.

Além disso, alguns jovens, que inocentemente usam o narguilé como meio seguro de fumar, podem ficar viciados em cigarros. Eles podem começar a fumar os cigarros, pois podem ser transportados mais facilmente.

Quais são os perigos de compartilhar o narguilé?

narguilé

Os fumantes de narguilé podem usar seu próprio objeto colocado na boca e usado para inalar a fumaça, conhecido como “bocal”. No entanto, muitas vezes ocorre um compartilhamento do mesmo. A partilha do único bocal pode espalhar doenças transmissíveis como herpes, hepatite, tuberculose.

Quando você considera que o herpes e algumas formas de hepatite são muito comuns na população, além de outros germes ou bactérias que transmitem doenças, o narguilé pode ser muito menos atraente do que antes.

Como combater o uso do narguilé?

Uma maneira de reduzir o uso do narguilé é educando os jovens sobre os efeitos nocivos para a saúde associados ao tabagismo. Estudos sugerem exigir rótulos de advertência sobre produtos de tabaco e propagandas, assim como ocorre com os cigarros. A OMS solicita a consideração das seguintes iniciativas de saúde pública para reduzir o consumo de narguilé e doenças associadas:

  • – A educação dos profissionais de saúde, dos reguladores e do público em geral é urgentemente necessária sobre os riscos do tabagismo, incluindo altos níveis de potencial de exposição de crianças, mulheres grávidas e outros não fumantes.
  • Narguilés devem ser submetidos aos mesmos regulamentos que os cigarros e outros produtos de tabaco.
  • – Narguilé e essências devem incluir fortes advertências de saúde.
  • – É proibida a rotulagem enganosa, como sendo mais seguro, o que pode implicar segurança.
  • – O narguilé deve ser proibido em locais compatíveis com as proibições de cigarro e outras formas de tabaco.

Mais informações

É importante destacar que não existem métodos para tornar o fumo mais seguro ou menos nocivo para a saúde. Existe apenas uma maneira de reduzir totalmente as chances de doenças fatais causadas pelo tabagismo, é parar de fumar completamente, seja cigarros ou o narguilé.

O narguilé pode ser considerado mais socialmente aceitável do que outras formas de fumar. Mas as pessoas não devem pensar nele como uma alternativa segura aos cigarros.

  • fumar narguile de caneta faz mal
  • narguile faz mal
Este artigo te ajudou?
  • +3 curtiram
  • -3 não curtiram