Morangos reduzem o colesterol

Mateus Alimentos Saudáveis 18-03-14 Alimentos saudáveis, morangos, reduzir o colesterol comentários

Uma equipe de voluntários coeram meio quilo de morangos por dia durante um mês para ver se as variações ocorridas nos seus parâmetros sanguíneos.
Vários estudos já demonstraram a capacidade antioxidante dos morangos, mas agora pesquisadores da Universidade Universidade Politécnica delle Marche(UNIVPM, Itália), juntamente com colegas das universidades de Salamanca, Granada e Sevilha, realizaram uma análise que revela como estes frutos também ajudam a reduzir o colesterol.

A equipe levantou um experimento em que 500 gramas de morangos adicionados à dieta diária de 23 voluntários saudáveis ​​para um mês. Amostras de sangue foram coletadas antes e após este período a comparação de dados.

Os resultados, publicados no Journal of Nutritional Biochemistry, revelam que a quantidade total de colesterol, níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL ou colesterol ruim) e a quantidade de triglicérides foram reduzidos de 8,78%, 13,72% e 20,80%, respectivamente. A lipoproteína de alta densidade (HDL ou colesterol bom) manteve-se inalterada.

Os morangos também melhoram o consumo de outros parâmetros, tais como o perfil global de lípidos no plasma biomarcadores antioxidantes (tais como a capacidade de absorver os radicais de oxigênio ou vitamina C), as defesas anti-hemolíticas e a função das plaquetas. Todos os parâmetros retornaram aos seus valores iniciais após 15 dias que deixaram o “tratamento” com morangos.

“Pela primeira vez, um estudo apoia um papel protetor de compostos bioativos de morangos contra marcadores conhecidos e fatores de risco para a doença cardiovascular foi publicada, destaca sincronização Maurizio Battino, pesquisador e diretor do trabalho UNIVPM.

O papel das antocianinas

O pesquisador reconhece que ainda não há evidência direta de que os compostos deste fruto ficar atrás de seus efeitos benéficos, “mas todas as indicações apontam para estudos epidemiológicos e antocianinas, pigmentos vegetais que lhe dão pela sua cor vermelha.”

A equipe confirmou em outros estudos que comer morangos também protege contra a radiação ultravioleta, reduz os danos produzidos pelo álcool na mucosa gástrica, fortalece as hemácias ou células vermelhas do sangue e melhora a capacidade antioxidante do sangue.

Na verdade, este ano publicaram outro artigo na revista Food Chemistry mostra que, quando o consumo de frutas aumenta a função antioxidante do fluxo sanguíneo, eritrócitos e células mononucleares.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: