Mitos e verdades sobre os produtos light

Luana Dicas Saúde 03-07-15 alimentação light, alimentos light, comida light, produtos light comentários

Quando o querer perder peso se converte em uma obsessão e não mais uma necessidade, estamos com problemas. O mercado está lotado de soluções que nos propõe algo mágico para o emagrecimento em poucos dias, mas nesse artigo te contamos que muitas são pura mentira.

O primeiro que você deve saber é que, de acordo com o código alimentar brasileiro, se denomina light um alimento que tenha reduzido pelo menos 25% do conteúdo calórico ou algum desses nutrientes: carboidratos, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol e sódio. Tenha isso em conta quando for comprar produtos light e conheça os mitos e verdades que se escondem ao redor deles.

Mitos sobre produtos light

Se é light não é nutritivo

É muito comum que relacionemos os alimentos light com algo com pouco sabor, ou que não é nutritivo suficiente, mas isso não é verdade. Se bem que depende do gosto de cada um, mas o que pode acontecer é que ao ter menos açúcar seu sabor é diferente.

Se é verde é light

O verde ficou na moda e é comum pensar que porque compramos produtos verdes, estes são reduzidos em calorias ou nutrientes, e portanto não engordam. Porém a cor do alimento não influência nele ser light ou não, e você tem que prestar muita atenção no rótulo dos alimentos, são estes que vão te informar sobre a verdade do que vai consumir.

O diet é a mesma coisa que light

Estamos diante de um verdadeiro mito! São muitas as pessoas que não sabem que diet e light não tem nada parecido. A diferença principal é que os alimentos light foram reduzidos em algum nutriente e os dietéticos, em contrapartida, modificam sua composição para satisfazer alguma necessidade específica (por exemplo: são ricos em fibras).

Verdades sobre produtos light

light 2

O consumo de produtos light pode te ajudar a perder peso

Isso é verdade. Escolhendo corretamente os alimentos reduzidos em calorias, junto com uma dieta equilibrada é provável que perca peso.

Não emagrecerá apenas consumindo alimentos light

Sempre que fizer uma dieta lembre-se que não basta consumir alimentos reduzidos em gorduras ou calorias, mas também é necessário que leve uma alimentação equilibrada, que incorpore hábitos saudáveis em sua rotina e que pratique atividades físicas regularmente.

Veja mais em: Qual o melhor: alimentos diet, light ou zero?

Os gasosos light não possuem calorias

As bebidas gasosas “light” ou “zero” não possuem calorias em sua maioria porque não contém açúcar, e sim edulcorantes que não engordam. lembre-se sempre de checar a informação da embalagem do produto para um consumo correto do mesmo.

Mais informações

Algumas pessoas com problemas de saúde, podem precisar de um menor teor de calorias ou certos nutrientes em sua dieta, e podem se beneficiar desses produtos. No entanto, lembre-se que não há comida que resolva os problemas de peso ou de saúde, sem que haja acompanhamento de um profissional da saúde e uma vida saudável.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: