Mioma uterino: riscos, causas e prevenção

Rudney Destaque, Dicas Saúde 24-12-14 causas de miomas, mioma, miomas uterinos comentários

Um mioma é um tumor benigno (ou seja, não-canceroso) que pode se desenvolver no útero durante o período fértil da mulher. Geralmente não têm sintomas óbvios, mas deve ser monitorado, pois pode aumentar o sangramento durante a menstruação e gerar tanto complicações na gravidez, como no parto.

Cerca 3 a cada 4 mulheres têm um mioma ao longo de sua vida. Então, é melhor você se informar um pouco mais!

Sintomas

Os miomas não costumam ter efeitos evidentes sobre o corpo. No entanto, em alguns casos, podem apresentar sintomas como:

– Sangramento menstrual abundante
– Períodos prolongados (mais de 7 dias)
– Dor pélvica
– Necessidade frequente de urinar
– Dificuldade em esvaziar a bexiga
– Constipação
– Desconforto nas costas ou pernas

Causas

As verdadeiras causas de miomas ainda não são conhecidas com certeza. No entanto, os especialistas suspeitam que pode ser devido a alterações genéticas, a ação do estrogênio e progesterona e a incidência de substâncias como a insulina.

Fatores de risco

Além de afetar uma mulher em idade reprodutiva, alguns fatores que aumentam o risco de miomas são hereditariedade e raça. Isto significa, em primeiro lugar, que, se sua mãe ou irmã tem este tipo de tumor, há mais chances de que você também tenha. Por outro lado, em relação à raça, as mulheres negras estão em maior risco de ter um mioma.

Complicações

No geral, miomas não são perigosos. No entanto, em certos casos, eles podem causar desconforto e anemia, devido a perda abundante de sangue. Além disso, esses tumores benignos não costumam interferir com a capacidade reprodutiva, mas às vezes podem levar à infertilidade e perda da gravidez.

Recomendações finais

Uma vez que ainda não foi encontrado as melhores estratégias para prevenir os miomas uterinos, você deve consultar o seu ginecologista regularmente. Ele irá ajudá-la a cuidar de si mesma e permitir que você reconheça se algo não está certo.

Mais informações

Os miomas são tumores benignos muito comuns, mas que ainda causam várias dúvidas frequentes nas mulheres. Como vimos, geralmente não apresentam sintomas claros, por isso é importante visitar sempre seu ginecologista para saber se sua saúde está em perfeito estado.

Para as mulheres grávidas é importante tomar ainda mais cuidados com os miomas, uma vez que podem causar problemas durante a gestação e no parto.

Este Post te ajudou?
  
  • como prevenir miomas uterinos
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: