O que é menopausa e como ela ocorre?

Mateus Dicas Saúde 25-10-12 climatério, Dicas Saúde, menopausa, Saúde Mulher comentários

A menopausa é a cessação da atividade ovariana manifestada pelo desaparecimento da menstruação. Muitas vezes ocorre em média sobre os 50 anos, no período entre 45 e 55 anos. É um diagnóstico que é feito em retrospecto, quando é transcorrido um ano desde a última menstruação e não existe outra causa patológica ou fisiológica para o desaparecimento das regras.

O climatério é a etapa da mulher em que produz a cessação da atividade ovariana e passa assim do período fértil para o não fértil. Isto envolve uma série de sintomas e causas morfológicas, funcionais e psicológicas. Ela pode ser dividido em três fases, a pré-menopausa, menopausa e pós-menopausa.

A pré-menopausa é o período antes da menopausa. Sua duração é variável sendo de alguns meses a cerca de 5 anos. Muitas mulheres têm perturbações do ciclo menstrual, durante este período, pela diminuição de progesterona produzida no ovário, mas mantendo a manutenção de estrogênio de forma normal.

A pós-menopausa é a fase após o desaparecimento das regras e consequente falta hormonal de estrogênio e progesterona, aparecem diversos sinais e sintomas gradualmente.

Estas alterações naturais podem ser acompanhadas de sintomas ou desconfortos para a mulher. A qualidade de vida das mulheres depende dos sintomas físicos apresentados e também de um fator psicológico.

Mais informações

Um dos sintomas mais frequentes da menopausa são as ondas de calor, que muitas vezes são acompanhadas de transpiração e tonturas, depressão, secura da mucosa vaginal, distúrbios menstruais, diminuição da libido, desconforto durante as relações sexuais, entre outros.

Para te ajudar a amenizar os efeitos da menopausa, você pode procurar alternativas como a ioga ou a aromaterapia.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: