Maneiras naturais de regular os hormônios no organismo

Davi Dicas Saúde 05-02-15 hormônios, hormônios no organismo, regular os hormônios comentários

Maneiras naturais de regular os hormônios no organismo

As alterações hormonais não ocorrem apenas durante a puberdade, menstruação, gravidez ou a menopausa. Você pode estar enfrentando uma alteração agora mesmo, mesmo que não esteja passando por nenhuma dessas fases. Por quê? Os fatores são muitos: a má alimentação, muito pouco ou muito exercício, estresse, falta de sono, pílulas anticoncepcionais…

Como vê, os desequilíbrios hormonais são muito mais comuns do que parecem. É por isso que vamos mostrar-lhe as melhores maneiras de regular os hormônios.

1. Ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3 se destacam por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios. Estas são, precisamente, as que aliviam cólicas menstruais e os sintomas da menopausa. Tenha em mente que, entre as melhores fontes de ômega 3 está o salmão, sementes (principalmente a de linhaça e chia) e nozes. Assim, você sabe o que fazer frente a qualquer um desses mal estares.

2. Raiz de Maca

Esta planta nativa do Peru é muito benéfica para regular a produção hormonal, reverter o hipotireoidismo, promover a fertilidade e aumentar o desejo sexual. Ela é muito nutritiva, pois fornece cálcio, potássio, magnésio, ferro, zinco, proteínas e fibras.

Para desfrutar de todos esses benefícios, tudo que você tem a fazer é misturar 1/4 de colher (chá) de pó de raiz de maca com água, iogurte, chá ou qualquer bebida que melhor combina com você, assim você vai aproveitar os seus benefícios todos os dias, consuma todos os dias. A ideia é ir aumentando a ingestão de raiz de maca gradualmente até chegar a 2 colheres de chá por dia.

3. Sauzgatillo

Esta planta com nome estranho, também conhecida como Vitex, é um dos melhores tônicos hormonal para as mulheres. A razão? Uma vez no corpo, estimula a glândula pituitária, restaura o equilíbrio entre estrogênios e de progesterona. Este efeito faz com que o sauzgatilho seja ideal para tratar a síndrome pré-menstrual, regular a ovulação e promover a fertilidade.

4. A vitamina D

Igual o sauzgatilho, a vitamina D afeta o funcionamento da glândula pituitária. Portanto, o consumo dessa vitamina é recomendado para aliviar os sintomas de todas aquelas condições que estão associadas com deficiência de estrogênio. Como podemos obter essa vitamina? Banhos de sol (com proteção, é claro) e comer alimentos como peixes, leite e ovos.

5. Exercício

Sabe por que os exercícios ajudam a controlar os hormônios? a resposta é bem simples. O exercício reduz os níveis de cortisol, o “hormônio do estresse”, que normalmente bloqueia a produção de estrogênio e é bem prejudicial para a sua saúde em geral. O exercício também aumenta a produção de produtos químicos que melhoram o humor. Isto é particularmente importante quando se considera que oscilações de humor são uma das principais consequências dos desequilíbrios hormonais.

Este Post te ajudou?
  
  • chá para regular hormônios
  • chá para controlar hormônios
  • chas para regular hormonios
  • regular hormonios femininos
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: