Maneiras de prevenir e eliminar a retenção de líquidos no corpo

Rudney Dicas Saúde 22-07-15 Dicas Saúde, inchaço, retenção, retenção de líquidos comentários

Por que retemos líquido? Quando o corpo detecta um baixo nível de líquidos, porque você não ingeriu uma quantidade suficiente ou por ter abusado do sódio, ele ativa um mecanismo de defesa e começa a reter líquidos que considera necessário para manter seu equilíbrio.

A retenção de líquidos afeta principalmente as mulheres com desequilíbrios hormonais, durante a menstruação, gravidez ou menopausa. Além disso, problemas de circulação, uma dieta errada ou estresse também promovem a retenção de líquidos e consequente o ganho de peso, que pode ser em torno de dois quilos.

É verdade que por trás de retenção de líquidos pode ter um problema de saúde, sendo sempre necessário procurar um médico para descartar essas causas. No entanto, na maioria dos casos, o responsável é uma dieta desequilibrada e especialmente rica em sal ou um estilo de vida excessivamente sedentário.

Dicas para eliminar a retenção de líquidos

Eliminar a retenção de líquidos é importante para você se sentir bem, além disso, as dicas apresentadas a seguir, são bastantes saudáveis e, inclusive podem ajudar a prevenir ou tratar outros problemas que possam afetar nossa saúde.

1 – Evite grandes quantidades de sal, presente em alimentos como embutidos, molhos, pratos prontos e alguns queijos.

2 – Beba dois litros de água por dia. Se o corpo sente-se hidratado, vai deixar de reter líquido. No entanto, é essencial verificar com cuidado a composição da água que você está tomando, para não consumir água rica em sódio.

3 – Tenha uma dieta variada e rica produtos frescos. É aconselhável incluir cinco porções diárias de frutas e vegetais na dieta, carboidratos de baixo teor de sódio como batatas, arroz, aveia e soja; consumir proteína (carne e peixe) que, após a ingestão, o fígado produz uma substância necessária para que os fluídos não se acumulam. Não se esqueça de ingerir também as gorduras saudáveis, como abacate, avelã, amêndoas ou nozes.

4 – Não consuma muito açúcar. Evite alimentos ricos em açúcares como sobremesas, lanches, fast food, entre outros. O excesso de glicose favorece o acúmulo de líquidos no corpo.

5 – Pratique exercícios regularmente. Caminhar diariamente em bom ritmo, por 30 minutos, pode ser o primeiro passo para manter a forma e evitar o inchaço.

6 – Esqueça as roupas muito apertadas, pois obstruem a circulação e impedem a remoção adequada de líquidos do corpo.

7 – Ative sua circulação. Adquira hábitos benéficos para ajudar a drenagem de fluidos adequadamente através de alongamentos, exercícios aquáticos, evitar permanecer sentado por muito tempo, abandonar o cigarro e o álcool. Você também pode apostar em um banho estimulante, adicionando vinagre de sidra na água do banho. Este produto ajuda a estimular a circulação sanguínea.

8 – Frutas “mágicas”. Para controlar o nível de sódio do corpo e manter o equilíbrio de fluidos, é indicado consumir alimentos que fornecem potássio, especialmente frutas como banana, melão e melancia, assim como vegetais como alcachofras, agrião, acelga ou abóbora. Acrescente a esta lista a ameixa, que também ajuda a combater a prisão de ventre e a cebola, que ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

9 – Nada de café, troque por chás de ervas. Os chás diuréticos devem ser tomados principalmente em dias com tendência a reter mais líquidos (menstruação, insônia, nervosismo, estresse, etc.). Lembre-se que as plantas mais diuréticas são: dente de leão e cavalinha.

10 – Os lácteos, como leite, iogurte, queijo branco e queijo sem sal podem ser comidos sem problemas. No entanto, o consumo de queijos curados e semi-curadas deve ser restrito, pois esses alimentos possuem um teor de sódio muito alto.

Plantas medicinais para tratar a retenção de líquidos

Dente de leão: é uma das ervas mais diuréticas, por isso é aconselhável tomar uma infusão desta erva antes do almoço e jantar. Esse hábito contribui para eliminar toxinas, líquidos e ajuda no processo digestivo.

Cavalinha: ajuda a eliminar líquidos, o inchaço, tem efeito laxante, elimina gorduras e toxinas, e serve para combater a celulite.

Chá verde: é um diurético potente que promove a remoção de toxinas do corpo.

Centelha asiática: além de diurética, ajuda a fortalecer os vasos capilares.

Suco caseiro para remover líquidos

Este suco melhora a digestão e, por sua vez, contribui para a remoção de fluidos acumulados no corpo.

Ingredientes

1 toranja
1 maçã picada
2 talos de erva-doce
200 ml de água

Preparo

Extraía o suco da toranja.
Lave e pique a maçã, e a erva-doce.
Coloque os ingredientes no liquidificador e bata por alguns segundos.
Coe e beba um copo pela manhã em dias alternados, até que a retenção de líquidos desapareça.

– A toranja contém uma boa quantidade de potássio. O potássio é um componente importante dos fluidos celulares e corporais, também ajuda no controle da frequência cardíaca e da pressão arterial, combatendo os efeitos do sódio.

– A maçã fornece principalmente pectina, que contribui para uma digestão saudável, ajuda quebrar as toxinas, reduz o colesterol e melhora a função intestinal, reduzindo o inchaço e a inflamação no intestino, causada pelo fluido retido.

– A erva-doce contém propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anti-câncer. Esta planta melhora a digestão, é rica em vitamina C e pode ajudar a perder peso, porque é um excelente diurético.

Mais informações

O inchaço causado pela retenção de líquidos, pode ocorrer em todo o corpo, embora seja mais comum no abdômen e pernas. Apesar de ser bastante comum e, na maioria dos casos não ser grave, esse problema pode ser causado por variações de pressão sanguínea, doenças na tireoide, alterações renais, cardíacas ou hepáticas, por isso, é recomendado sempre procurar um médico para avaliar seu estado de saúde.

Este Post te ajudou?
  
  • como fortalecer os capilares retenção de liquidos
  • porque retemos liquido no corpo
  • porque retemos liquido na menstruação
  • Como fazer para o corpo deixarde reter líquido por conta do câncer
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: