Maca peruana funciona? Conheça seus benefícios e saiba como consumir

Maca peruana funciona? Conheça seus benefícios e saiba como consumir

O uso da maca peruana explodiu em popularidade nos últimos anos. Ela é uma planta nativa do Peru, e geralmente está disponível em pó ou como suplemento. A raiz da maca tem sido tradicionalmente usada para aumentar a fertilidade e o desejo sexual. Também se afirma melhorar a energia e a resistência.

Hoje, vamos conhecer mais sobre a maca peruana, para que serve e quais seus benefícios, além de sua posologia e efeitos colaterais.

O que é maca peruana?

maca peruana

A maca, conhecida cientificamente como Lepidium meyenii, é também, às vezes, referida como ginseng peruano. A raiz da maca pode ser encontrada crescendo na Cordilheira dos Andes, principalmente no Peru, em condições difíceis e em altitudes muito altas, acima de 4.000 metros. O ambiente que é considerado ideal para o seu crescimento é em locais pouco conhecidos que estão localizados nas montanhas altas.

A maca é um vegetal cruciferante e possui uma longa história de uso culinário e medicinal no Peru. De uns anos para cá, está ganhando cada vez mais destaque em outros países também.

Ela foi usada como uma fonte de alimento para os Incans, e também como uma poção energética ritual antes da batalha, e como um afrodisíaco, dois dos benefícios para a saúde que ainda estão associados com a raiz da maca hoje.

A principal parte comestível da planta é a raiz, que cresce no subsolo. Existe em várias cores, variando de branco a preto. A raiz da maca é geralmente seca e consumida em pó, mas também está disponível em cápsulas e como extrato líquido.

O sabor da maca peruana em pó, que algumas pessoas não gostam, foi descrito como terroso. Muitas pessoas o adicionam aos seus smoothies, aveia e doces.

Vale a pena notar que pesquisas sobre a maca peruana ainda estão em seus estágios iniciais. Muitos dos estudos são pequenos, feitos em animais e/ou patrocinados por empresas que produzem ou vendem maca. Portanto, não podemos confiar totalmente neles.

Valor nutricional da maca peruana

A maca é um dos alimentos mais nutricionalmente densos do mundo. Possui praticamente todos os aminoácidos essenciais, ácidos graxos, uma alta concentração de proteínas bio-disponíveis e vários glucosinolatos, níveis substanciais de vitaminas A, B1, B2, B3 e C, e minerais de zinco, magnésio, cálcio e ferro.

O pó de raiz de maca é muito nutritivo e é uma ótima fonte de várias vitaminas e minerais importantes. Apenas 28 gramas de pó de maca contém:

  • – Calorias: 91
  • – Carboidratos: 20 gramas
  • – Proteína: 4 gramas
  • – Fibra: 2 gramas
  • – Gordura: 1 grama
  • – Vitamina C: 133% do IDR
  • – Cobre: 85% do IDR
  • – Ferro: 23% do IDR
  • – Potássio: 16% do IDR
  • – Vitamina B6: 15% da IDR
  • – Manganês: 10% do IDR

Como podemos ver, é uma boa fonte de vários nutrientes, carboidratos e proteínas, é baixa em gordura e contém uma boa quantidade de fibra e antioxidantes. Além disso, contém vários compostos de plantas, incluindo glucosinolatos e polifenóis.

Tipos de maca peruana

Existem 3 tipos diferentes de maca peruana: vermelha, amarela e preta. Cada um tem seus próprios benefícios para a saúde e um sabor ligeiramente diferente.

Embora as três tenham benefícios de saúde bastante semelhantes, diferentes variedades são recomendadas para diferentes problemas.

A maca vermelha é considerada a mais doce e mais suave. A maca amarela é a menos doce e a preta está em algum lugar intermediário.

Maca peruana para que serve?

Saber exatamente para que serve a maca peruana ainda não é possível dizer com toda certeza, já que não há estudos que garantem todos os seus verdadeiros benefícios. As pessoas tomam maca para anemia, síndrome da fadiga crônica, aumento da energia, resistência, desempenho atlético e memória. Há ainda quem diga que ajuda no desequilíbrio hormonal feminino, problemas menstruais, sintomas da menopausa, melhora da fertilidade e disfunção sexual, osteoporose, depressão, câncer de estômago, leucemia, HIV/AIDS, tuberculose, disfunção erétil, despertar desejo sexual e impulsionar o sistema imunológico.

Maca peruana benefícios

maca peruana

Aumenta a libido em homens e mulheres

O desejo sexual reduzido é um problema comum entre os adultos. Consequentemente, o interesse em ervas e plantas que naturalmente impulsionam a libido é bastante alto. A maca é fortemente comercializada como um remédio natural eficaz para melhorar o desejo sexual, e essa reivindicação é apoiada por pesquisa.

Uma revisão de 2010 que incluiu quatro estudos clínicos randomizados com um total de 131 participantes encontrou evidências de que a maca melhora o desejo sexual após pelo menos seis semanas de ingestão.

Pode aumentar a fertilidade em homens

Quando se trata de fertilidade masculina, a qualidade e a quantidade de esperma são muito importantes. Há alguma evidência de que a raiz da maca aumenta a fertilidade masculina.

Uma revisão recente resumiu os resultados de cinco pequenos estudos. Ela mostrou que a maca melhorou a qualidade do sêmen em homens infértil e saudáveis.

Um dos estudos analisados ​​incluiu nove homens saudáveis. Depois de consumir maca por quatro meses, os pesquisadores detectaram um aumento no volume, contagem e motilidade do esperma.

Pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa

A menopausa é definida como o tempo na vida de uma mulher quando seus períodos menstruais param permanentemente. O declínio natural no estrogênio que ocorre durante esse período pode causar uma série de sintomas desagradáveis. Estes incluem ondas de calor, secura vaginal, mudanças de humor, problemas de sono e irritabilidade.

Uma revisão de quatro estudos em mulheres na menopausa descobriu que a maca ajudou a aliviar os sintomas da menopausa, incluindo ondas de calor e sono interrompido.

Mantém a densidade óssea

Manter a densidade óssea é um problema comum para muitas mulheres à medida que envelhecem. Estudos sobre o efeito da maca nos sintomas da menopausa descobriram que ela pode reduzir esse efeito associado à densidade óssea. Isso pode ser útil para as mulheres que têm história familiar de osteoporose, ou para aquelas que estão simplesmente procurando proteger sua saúde óssea.

Melhorar o humor

Vários estudos mostraram que a maca pode melhorar o humor. A maca peruana contém compostos vegetais chamados flavonoides, que foram sugeridos como responsáveis ​​por esses benefícios psicológicos.

Combate a depressão

Outro benefício essencial da raiz da maca é a sua capacidade conhecida de aliviar a depressão leve. Existe um aumento nos níveis de serotonina do corpo em indivíduos que usam maca. Os tratamentos comuns para a depressão são medicamentos antidepressivos que tendem a ter efeitos colaterais desconfortáveis, tais como ganho de peso, fadiga, entre muitos outros. A maca peruana não tem nenhum dos efeitos colaterais encontrados nos antidepressivos farmacêuticos. Na verdade, os ingredientes ativos na raiz da maca aumentam a energia e combatem a depressão naturalmente.

Rica em antioxidante

A raiz da maca atua como um antioxidante natural e aumenta os níveis de glutationa e SOD (superóxido dismutase). Estes são dois compostos com grandes poderes naturais contra vários tipos de doenças no corpo. Os resultados de estudos recentes demonstram que a raiz da maca tem a capacidade de ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças humanas crônicas que são caracterizadas por altos níveis de colesterol “ruim” e tolerância à glicose prejudicada.

E, pelo fato da raiz da maca aumentar os níveis de glutationa no corpo, ela também melhora seu sistema imunológico, deixando-o com mais resistência à doenças, além de ajudar a equilibrar os níveis adequados de colesterol no organismo. Além disso, melhora significativamente a tolerância à glicose, reduzindo os níveis de glicose no sangue. Isto é especialmente importante para aqueles que precisam se preocupar com saúde cardíaca e condições como diabetes ou síndrome metabólica.

Embora ainda seja necessário mais pesquisas para revelar como exatamente a maca beneficia os sistemas hormonais e nervosos do corpo, os estudos iniciais que foram concluídos mostraram resultados promissores para o uso da maca.

Aumenta o desempenho esportivo e a energia

O pó de raiz de maca é um suplemento popular entre fisiculturistas e atletas. Ele é usado para ajudá-los a ganhar músculo, aumentar a força, aumentar a energia e melhorar o desempenho do exercício.

Alguns estudos em animais indicam que aumenta o desempenho e a resistência física. Além disso, um pequeno estudo em oito ciclistas masculinos descobriu que eles melhoraram o tempo para completar um treino de bicicleta de quase 40 km após 14 dias de suplementação com extrato de maca.

Atualmente, não há evidências científicas para confirmar quaisquer benefícios da maca peruana para a massa muscular ou força.

Pode ajudar a protegê-la do sol

Os raios ultravioleta (UV) do sol podem queimar e danificar a pele exposta e desprotegida. Ao longo do tempo, a radiação UV pode causar rugas e aumentar o risco de câncer de pele.

Há alguma evidência de que a aplicação de extrato de maca, uma forma concentrada da planta, na pele pode ajudar a protegê-la da radiação UV.

Um estudo descobriu que o extrato de maca aplicado à pele de cinco ratos durante um período de três semanas impediu danos na pele por exposição a UV. O efeito protetor foi atribuído aos antioxidantes de polifenóis e aos glucosinolatos encontrados na maca.

Tenha em mente que o extrato de maca peruana não pode substituir um protetor solar convencional. Além disso, ele só protege a pele quando aplicado na mesma, e não quando é ingerido.

Acelerar o crescimento do cabelo

Ainda não foram realizadas muitas pesquisas sobre isso, mas tradicionalmente a maca tem sido usada para estimular o crescimento do cabelo, bem como para evitar a perda do mesmo.

Combate a acne

Em circunstâncias em que a acne está relacionada a um desequilíbrio de hormônios, tomar maca pode ser produtivo como um tratamento para a acne.

Melhorar a aprendizagem e a memória

Estudos dizem que a maca peruana também pode melhorar a função cerebral. Na verdade, ela tradicionalmente tem sido usada por nativos no Peru para melhorar o desempenho das crianças na escola.

Em estudos com animais, a maca melhorou a aprendizagem e a memória em roedores que apresentavam comprometimento da memória.

Reduz a pressão arterial

A maca pode realmente reduzir a pressão sanguínea, pois melhora a circulação. Por causa disso, se você estiver tomando medicação para a pressão arterial, certifique-se de monitorar sua pressão enquanto toma maca e falar ao seu médico se a sua pressão arterial mudar.

Ajuda a reduzir o colesterol ruim

Se você tem colesterol alto, corre o risco de desenvolver doenças cardíacas e pressão arterial elevada. Certas substâncias encontrados na maca ajudam na redução do colesterol ruim e na melhora do colesterol bom.

Além disso, como vimos, ela ajuda a construir a massa muscular durante o exercício. Quando seu corpo mantém mais massa muscular, ele queima muita gordura e muito mais rápido, o que é algo que a maioria das pessoas não percebe.

Pode reduzir o tamanho da próstata

A próstata é uma glândula encontrada apenas em homens. A ampliação da glândula prostática, também conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB), é comum em homens idosos. Uma próstata maior pode causar vários problemas, como os de urina.

Curiosamente, alguns estudos em roedores sugerem que a maca vermelha reduz o tamanho da próstata. Foi proposto que o efeito da maca vermelha na próstata esteja ligado à sua elevada quantidade de glucosinolatos. Essas substâncias também estão associadas a um risco reduzido de câncer de próstata.

Maca peruana emagrece?

maca peruana

A maca peruana pode ajudar a perder peso, porque ela suporta nosso organismo no equilíbrio e regulação de seus hormônios que controlam o humor e o estresse. Como o estresse é um problema enorme na sociedade moderna, estes são benefícios surpreendentes.

O problema com todo esse estresse é que causa compulsão alimentar, especialmente no que diz respeito aos alimentos não saudáveis. Também pode causar um aumento no consumo de drogas lícitas, como cigarros e álcool. Essas questões reduzem a velocidade de perda de peso e aceleram o ganho de peso.

Mesmo se você estiver comendo três refeições principais tão saudáveis ​​quanto possível diariamente, se continuar constantemente estressado, vai ter mais dificuldade em perder peso.

No entanto, se você usar a maca peruana, terá mais energia para que você possa enfrentar uma rotina agitada e ainda sem estresse. Assim, terá um controle sobre seus hábitos alimentares e reduzirá as chances de ganhar gordura.

Embora a maca seja um excelente suplemento para sua dieta, é importante ressaltar que não é uma solução completa para a perda de peso.

Se você quer uma solução completa para emagrecer com saúde, deve procurar também ter outros hábitos saudáveis, como dormir bem, beber muito líquidos e praticar exercícios físicos diariamente.

Maca peruana engorda?

A maca peruana é baixa em calorias e gordura. Cerca de 3 colheres de chá (9 g) de maca contém apenas 35 calorias e 1 g de gordura. Assim, em si, a maca não promove ganho de peso. No entanto, como vimos, pode ajudar a construir músculos. Também equilibra os hormônios e pode aumentar o apetite. Desta forma, você pode ter um certo ganho de peso, ao tomá-la.

Maca peruana funciona?

Há muito poucos dados científicos para apoiar as alegações de que a maca pode trazer certos benefícios à saúde e ao corpo. Os estudos que foram conduzidos para este suplemento se concentraram em problemas hormonais, como a menopausa e se é ou não um tratamento útil para a impotência masculina. Embora a maca possa ter mostrado alguma promessa nessas áreas, é necessário fazer testes adicionais.

Uma das razões pelas quais a maca tem reputação como suplemento decorre do fato de que foi usada como um remédio popular por milhares de anos, no que diz respeito ao uso, isso dá à maca a aparência de um remédio com grande potencial. A maca é um vegetal nutritivo, rico em fibras, ferro, fósforo, sais minerais, cálcio e ferro. Então, como fazia parte da dieta dos Incans, eles provavelmente sabiam que ali estava um alimento com um grande poder nutritivo para a saúde.

A segunda razão pela qual a maca tem tal reputação como energizante e suplemento de perda de peso pode ser o fato de que, como é chamada de “ginseng peruano“, as pessoas tendem a associá-la às diferentes variedades de ginseng disponíveis. O ginseng verdadeiro foi estudado em ensaios clínicos e foram encontrados efeitos para ajudar com energia e potencialmente perda de peso.

Portanto, é importante ter em mente que, embora a maca possa ser rotulada como um tipo de ginseng, botanicamente não está relacionada ao ginseng e não tem necessariamente os mesmos benefícios.

Maca peruana como tomar?

maca peruana

A maca peruana é fácil de incorporar na sua dieta. Existem muitas maneiras excelentes de utilizar os benefícios da raiz da maca em sua dieta! Ela pode ser tomada como um suplemento ou adicionado a smoothies, aveia, assados, entre outras receitas.

Atualmente, a maca peruana está disponível comercialmente em várias formas de dosagem incluindo pó, líquido, comprimidos e cápsulas. A maioria dos sites comerciais recomendam uma dose diária de cápsulas de 450 mg de extrato de maca seca 3 vezes ao dia por via oral com alimentos.

A dose ideal para uso medicinal não foi estabelecida. No entanto, a dosagem de pó de maca utilizado em estudos geralmente varia de 1,5 a 5 gramas por dia.

A raiz da maca também pode ser consumida como um vegetal, embora geralmente não seja algo que você encontrará em supermercados. Você pode encontrar a maca peruana cor amarela, vermelha ou preta, isso indica a cor da raiz real do qual o produto foi processado.

É interessante não colocá-la no microondas ou aquecer seu pó de maca em altas temperaturas. Por exemplo, quando é cozido, é possível que alguns dos nutrientes sejam diminuídos através do processo de aquecimento.

Uma das desvantagens de tomar o pó da raiz da maca peruana como suplemento é o seu aparente odor e sabor desagradáveis, e por esse motivo, geralmente é recomendado que você inclua em smoothies com sabores mais fortes que podem ajudar a mascarar seu sabor.

Maca peruana contra indicações

A maca geralmente é considerada segura. No entanto, consumir raiz de maca fresca pode ter efeitos adversos para a saúde. Além disso, se você tem problemas de tireoide, deve ter cuidado com a maca.

Isso ocorre porque contém goitrôgenos, substâncias que podem interferir com a função normal da glândula tireoide. Esses compostos são mais propensos a afetá-lo se você já tiver uma função de tireoide prejudicada.

Também não é recomendado o uso da maca peruana se você tiver Síndrome do Ovário Policístico ou câncer de mama.

As mulheres grávidas ou que estão amamentando devem evitar seu consumo, pois não há estudos que revelam os efeitos da maca para suas saúdes e para a saúde dos bebês.

Certifique-se de consultar seu médico devido à sua condição de saúde, se você planeja começar a consumir a maca em uma base regular como parte de seu plano de dieta.

Maca peruana efeitos colaterais

maca peruana

Não há provas de reações adversas com o uso da maca peruana. Este vegetal foi relatado como tendo um baixo grau de toxicidade oral aguda em animais e baixa toxicidade celular in vitro.

Embora não haja efeitos colaterais conhecidos com o devido uso responsável da maca, como em qualquer ingestão de suplementos, também não deve ser ingerido em grandes quantidades. Se você começar a usar a maca em seu plano de nutrição, é melhor começar com pequenas quantidades e, em seguida, ir aumentando.

No caso de tomar muito mais além desse valor recomendado, é possível que você experimente alguns efeitos colaterais, como obter seus hormônios em desequilíbrio.

Além disso, devido aos efeitos da maca nos níveis hormonais, os médicos acreditam que ela não deve ser consumida por pessoas que dependem de medicamentos que alteram hormônios para o tratamento de doenças como câncer de mama ou câncer de próstata, por exemplo, ou para outras condições graves.

Maca peruana onde comprar?

Você pode encontrar maca peruana em alguns supermercados, em lojas de alimentos saudáveis ​​e em vários varejistas online. Está disponível em forma de pó, cápsulas de 500 mg ou como extrato líquido.

A maca amarela é o tipo mais prontamente disponível, tipos mais escuros como vermelho e preto podem possuir propriedades biológicas diferentes e são mais difíceis de encontrar.

Procure sempre comprar a maca peruana de uma marca de qualidade que garanta um pó de raiz de maca 100% puro e idealmente procure uma variedade que seja crua e orgânica.

Maca peruana preço

O preço da maca peruana pode variar da forma como você a adquire e da marca do produto. A maca em pó, pode custar de 40 a 90 reais nas quantidades de 500gr a 1kg. Já em cápsulas, pode custar entre 30 a 60 reais, dependendo da quantidade de capsulas que vierem na embalagem.

Conclusão

A maca peruana é ainda um produto novo, mas com um grande potencial para cuidar da nossa saúde, especialmente por ser um alimento altamente nutritivo. Mesmo sendo um produto natural, antes de usá-lo, converse com seu médico para saber se não há riscos para sua saúde.

Este artigo te ajudou?
  • +1 curtiram
  • 0 não curtiram