Maca peruana: benefícios, propriedades e contra-indicações

Rudney Alimentos Saudáveis 07-07-15 Alimentos saudáveis, benefícios da maça, Maça comentários

A maca (Lepidium meyenii) é um tubérculo que tem sido cultivado há mais de 3000 anos em alguns lugares do Peru. Esta raiz é da família do rabanete, tem um odor semelhante a manteiga e possui cor bege amarelada. É rica em fibras, minerais como zinco, cálcio e ferro, e vitaminas A, C, D, E e as do complexo B.

A esta raiz é atribuída propriedades benéficas para o sistema nervoso, especialmente para a memória. É conhecida por ser um grande regulador hormonal, por seus efeitos benéficos para a função sexual e também devido à sua elevada concentração de proteínas e nutrientes vitais.

Propriedades da maca

A maca peruana ou maca dos Andes tem um valor nutricional semelhante aos dos grãos de cereais: 60% de carboidratos, 10% de proteína, 8,5% de fibra e 2,2% de gordura. As suas proteínas contêm sete dos oito aminoácidos essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles que o próprio corpo não pode sintetizar por si só, isto significa que a única fonte de aminoácidos essenciais é a ingestão direta através da dieta.

É também uma fonte de esteróis vegetais ou fitoesteróis, que além de ser muito eficaz no estímulo do sistema imunitário, os esteróis vegetais ajudam a lutar contra níveis elevados de colesterol no corpo. Além disso, a maca peruana é rica em minerais essenciais, tais como magnésio, cálcio, fósforo, potássio, iodo, bismuto, enxofre, sódio, cobre, selênio, iodo, manganês, silício, ferro e estanho. Inclui ácidos graxos tais como o ácido linoleico, ácido palmítico e ácido oleico, e polissacáridos.

Benefícios da maca

– Aumento da energia mental. É ideal para os casos de fadiga mental.

– Aumento da libido. A maca é um afrodisíaco natural que aumenta consideravelmente a libido em homens e mulheres, sendo conhecido como um “viagra natural”. É um boa aliada para aqueles que sofrem de disfunção erétil ou ejaculação precoce. Também ajuda em alguns casos de infertilidade.

– Aumenta a força física e desempenho atlético, assim como a sensação de energia e bem-estar. Isso ajuda o organismo a lutar contra a fraqueza física e mental.

– Regula e estimula a função endócrina e melhora todas as patologias que se originam a partir de problemas com hormônios ou glândulas. Todas as funções do nosso corpo são afetadas pelas glândulas e seus hormônios: funções metabólicas essenciais, como a fertilidade, função sexual, digestão, o bom funcionamento do cérebro, sistema nervoso e níveis de energia. Os hormônios regulam quase todo o nosso corpo e desempenham um papel muito importante em muitas doenças, incluindo alguns tipos de câncer e depressão.

– A maca tem um efeito analgésico devido ao terpenoides e saponinas que possui. Isso lhe dá um poder para aliviar a dor, agindo como um expectorante e sedativo.

– Maca é uma ajuda poderosa contra os sintomas da TPM, menopausa e pré menopausa. Ao agir diretamente sobre as glândulas e assim aliviar os efeitos de qualquer alteração hormonal, como a menopausa. Alivia suores noturnos, mudanças de humor, ondas de calor e têm um alto teor de cálcio, o que previne a osteoporose. Ela também ajuda a combater pele seca.

– Apesar de ser rica em carboidratos, a maca pode ajudar a emagrecer. Isso acontece por seu alto teor de fibras, que dão saciedade e reduzem o apetite, o que torna esse alimento um grande aliado para a perda de peso saudável.

– Previne o câncer de próstata.

– Aumenta a testosterona.

– Contribui para um sono mais profundo.

– Melhora a memória e a função cerebral.

– Retarda o processo de envelhecimento.

– Previne a queda de cabelo.

Fortalece as unhas.

– Aumenta a concentração.

– Fortalece o sistema imunológico.

Contra-indicações

Como alimento, não um medicamento, há não ser que haja um abuso (como acontece com qualquer alimento), não há contra-indicações de qualquer tipo conhecidas. Ocasionalmente, algumas pessoas podem observar os sintomas de intoxicação, o que causar mau hálito, língua branca, dor de cabeça, tontura, etc. Estes sintomas desaparecem gradualmente depois de um tempo.

Por fornecer energia, a insônia pode ser perceptível, por isso deve ser evitado seu consumo na parte da tarde ou à noite. A maca contém uma grande quantidade de fibras (8,5%), portanto, pode ter algum impacto sobre o sistema digestivo. Quando consumidas em excesso, podem provocar aumento de gases e até mesmo diarreia.

Durante o período de gravidez e amamentação, não é recomendado a ingestão de suplementos de maca.

Como usar

Para alcançar os melhores resultados, é aconselhável consumir entre 1 e 3 colheres de chá de farinha de maca diariamente. Você pode consumir tanto sozinha com água ou misturando-a em sucos, vitaminas, com legumes, sopas e caldos. Já a versão em cápsulas, deve ser tomada 30 minutos antes do almoço e mais duas 30 minutos antes do jantar.

Mais informações

A maca ainda não é muito conhecida, mas por seus grandes benefícios e seu valor nutricional, vale a pena experimentá-la e, se ocorrer tudo bem, adicioná-la em sua dieta diária. Converse com seu médico para saber se você pode usá-la e qual a melhor maneira para fazer isso.

Este Post te ajudou?
  
  • maca peruana contra indicações
  • maca peruanan pode causar circulatorio
  • contra indicação da maca peruana
  • maca peruana aumenta a prostata
Deixe sua opinião:
Posts Relacionados: