Anti-histamínico Loratadina para rinite alérgica

Anti-histamínico Loratadina para rinite alérgica

O xarope de loratadina é indicado para aliviar os sintomas ligados com a rinite alérgica, como: coriza, coceira nasal, ardor e coceira nos olhos e espirros. O xarope também é usado para aliviar sinais e sintomas de outras alergias de pele como a urticária por exemplo.

Ação esperada de Loratadina

A loratadina é pertencente da classe de fármacos conhecidos como anti-histamínicos, que tem como ação ajudar a reduzir os sintomas da alergia, prevenindo os efeito da histamina, que é uma substância gerada pelo nosso corpo. Os sintomas dos olhos e do nariz causados pela rinite alérgica rapidamente são aliviados após a administração do remédio.

Loratadina bula

Anti-histamínico Loratadina para rinite alérgica

Comprimidos revestidos de 10 mg. Embalagem com 12 unidades.

Cada comprimido revestido contém:

  • – Loratadina ……………………………… 10 mg
  • – Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, amido, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, macrogol, cera de carnaúba e talco.

Xarope de 1 mg/ 1 ml; Frasco com 100 ml.

Cada ml de xarope contém:

  • – Loratadina …………………………….. 1 mg
  • – Excipientes: propilenoglicol, glicetanila, benzoato de sódio, sacarose, ácido cítrico, hidróxido de sódio, aroma de pêssego, aroma de cereja e água de osmose reversa.

Posologia do medicamento

A quantidade indicada de loratadina em crianças e adultos acima de 12 anos é de 10 ml, uma vez por dia. Em crianças entre 2 e 12 anos deve ser:

  • – 5 ml para crianças com menos de 30 kg, uma vez ao dia
  • – 20 ml para crianças com mais de 30 kg, uma vez ao dia

Já para a versão de loratadina comprimidos é de 10 mg, uma vez por dia.

*Loratadina deve ser administrado somente na dose recomendada. Se utilizar grande quantidade do medicamento poderá ocorrer sonolência, dores de cabeça e aumento da frequência cardíaca. Por isso procure socorro médico levando a bula do produto.

Contraindicações e riscos de Loratadina

Anti-histamínico Loratadina para rinite alérgica

O uso de Loratadina não é recomendado para uso em pessoas que tenham demonstrado qualquer tipo de reação alérgica ou fora do comum a qualquer um dos ingredientes da fórmula.

Uso de Loratadina na gravidez e amamentação

Não está claro se o uso de loratadina comprimidos pode prejudicar a gravidez, nem fazer algum mal durante a amamentação. Por isso, o medicamento deverá ser utilizado somente se os benefícios potenciais para a mãe não prejudicarem o feto ou recém nascido.

Se considerar que o medicamento é excretado no leite materno e devido ao aumento do risco do uso de anti-histamínico por crianças, principalmente por recém-nascidos e prematuros, deve-se optar entre a interrupção do uso do medicamento ou pela descontinuação do amamentamento.

É importante frisar que loratadina jamais deve ser utilizado por mulheres gestantes sem orientações médicas ou do cirurgião-dentista.

Loratadina engorda?

Anti-histamínico Loratadina para rinite alérgica

A resposta é não! Trata-se de um medicamento anti-histamínico potente de ação prolongada, e não um corticoide.

Na verdade os corticoides não exercem uma relação direta com a obesidade como se fala. O que pode ocorrer é uma retenção de líquidos em casos de pessoas que tomam doses diárias (não pequenas) por um tempo consideravelmente longo. Mas ressaltando, Loratadina é um anti-histamínico.

O que fazer caso esqueça de usar o remédio?

Se caso tenha se esquecido de tomar na hora indicada, tome assim que for possível e reajuste os horários de acordo com a última dose tomada, continuando com seu uso conforme os novos horários estabelecidos. Não faça uso de duas doses de uma vez.

Reações adversas de loratadina

Anti-histamínico Loratadina para rinite alérgica

Com os efeitos esperados do medicamento sobre nosso corpo, às vezes acontece de ocorrer efeitos secundários. Apesar de nem todos ocorrerem, você deve procurar atendimento caso algum deles acontecer. Loratadina não causa sonolência nem secura na boca.

Os efeitos secundários mais comuns são:

  • – Dor de cabeça
  • – Cansaço
  • – Perturbação estomacal
  • – Nervosismo
  • – Erupções da pele

Em casos extremamente raros os efeitos colaterais são:

  • – Perda de cabelo
  • – Reações alérgicas severas
  • – Problemas com o fígado
  • – Taquicardia
  • – Palpitações
  • – Tontura

Mais informações

A ação de loratadina começa logo após o seu uso, tendo como pico máximo de ação de 1 a 3 horas após a administração com duração de 24 a 48 horas.

O medicamento deve ser mantido em sua embalagem original até sua total utilização, conservando-o em temperatura ambiente e protegido da luz.

No caso de idosos, não é necessário reajuste da dose ou qualquer outra preocupação extra para o paciente, para crianças abaixo de 2 anos seu uso não é indicado.

Este artigo te ajudou?
  • 0 curtiram
  • 0 não curtiram