Língua branca: causas e remédios caseiros para tratar o problema

Língua branca: causas e remédios caseiros para tratar o problema

Você sabia que a língua é um dos músculos mais fortes do corpo? Na verdade, é o lugar mais sensível ao toque, e nos permite falar, saborear comida e engolir. Além disso, de acordo com os princípios da medicina tradicional chinesa, a língua desempenha um papel importante na determinação e tratamento das condições de saúde. Por essa razão, a língua branca ou saburra lingual, pode ser vista como um sinal de alerta de um possível problema de saúde, como candidíase oral ou má higiene oral.

Existem remédios simples e naturais que nos ajudam a livrar da língua branca, do mau hálito e aumentar nossa sua saúde oral.

Causas da saburra lingual

Uma língua saudável é cor de rosa e coberta com papilas, pequenos nódulos que estão sobre a superfície da língua e possuem uma textura áspera. Quando sua língua aparece branca, isso significa que restos de comida, bactérias e células mortas foram alojadas entre papilas. A língua branca é geralmente inofensiva e temporária, mas também pode ser uma indicação de uma infecção ou algumas condições mais graves, tais como:

– Desidratação
– Má higiene bucal
– Doenças ou infecções
Boca seca
– Febre
– Reação a certos medicamentos, incluindo antibióticos ou esteroides
– Candida oral
– Tabagismo
– Consumo de álcool
– Alimentos picantes, como pimentas
– Cardiopatia congênita em adultos

A causa mais comum de língua branca é a desidratação ou boca seca, que é um terreno fértil para bactérias. Na verdade, se você não escovar a língua e os dentes pelo menos três vezes por dia, você aumenta o risco de desenvolver a língua branca.

A língua branca é causada muitas vezes por um supercrescimento da Candida, um fungo que provoca infecções fúngicas ou candidíase oral. Na verdade, é perfeitamente normal para o fungo candida viva em sua boca, mas quando ele se acumula, pode se espalhar para o palato (céu da boca), gengivas, língua, amígdalas e parte de trás da garganta, criando uma mancha branca sobre a língua. Além da língua branca, outros sintomas de candida incluem fadiga crônica, infecções na pele e nas unhas.

Às vezes, a língua branca que, mesmo escovada não perde a camada branca que a cobre, pode ser o resultado de uma condição mais grave. A língua branca, juntamente com dor de garganta, podem ser sintomas de infecções na garganta, infecções bacterianas, tais como a sífilis ou doença periodontal.

Um revestimento branco grosso na parte traseira ou no centro da língua pode ser um sinal de um sistema digestivo sobrecarregado. Isso pode ser causado por um desequilíbrio de boas bactérias no intestino, deficiências nutricionais e estresse.

Além disso, pode ser devido a algumas doenças como o líquen plano, hiperqueratose focal irritativa, leucoplasia (quando as células da boca crescem excessivamente) e língua geográfica (perda das papilas filiformes da língua). Estas condições requerem atenção médica.

Remédios caseiros para língua branca

1 – Probióticos

Um desequilíbrio das bactérias saudáveis ​​no seu intestino pode levar a candidíase oral e um revestimento esbranquiçado da língua. Tomar suplementos de probióticos e comer alimentos ricos em probióticos ajuda a equilibrar as bactérias no seu intestino e tratar condições de saúde que estão relacionados com a candida.

Vários estudos têm sugerido que os probióticos podem ser benéficos para fins de saúde bucal porque inibem a adesão de micróbios indesejados. Bactérias probióticas parecem afetar a microbiota oral e respostas imunes, assim, ajudam a prevenir a inflamação da língua e o crescimento de bactérias na língua.

2 – Bicarbonato de sódio

Um dos muitos usos de bicarbonato de sódio é a sua capacidade para esfoliar a língua, remover qualquer resíduo que provoca língua branca e manter bons níveis de pH na boca por neutralizar seus ácidos.

Além disso, uma pesquisa mostrou que o bicarbonato de sódio possui atividade inibitória contra a bactéria Streptococcus mutans, que faz parte da nossa flora bucal. A exposição ao bicarbonato de sódio causou diminuições estatisticamente significativas no número de células bacterianas na boca em pesquisas conduzidas pela Universidade de Iowa (EUA). Basta misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio com suco de limão até que se crie uma pasta. Em seguida, adicione a mistura à sua escova de dentes, e escove a língua e boca.

3 – Óleo de coco

O óleo de coco é uma das melhores formas para eliminar as bactérias da boca. Este óleo ajuda a eliminar toxinas da boca e cria um ambiente oral limpo e antisséptico.

Pesquisas mostram que o óleo de coco pode ser usado como um remédio eficaz na manutenção e melhoria da saúde bucal. Ele mostrou ser tão eficaz também em bochechos para melhorar o mau hálito e reduzir os microrganismos que podem causar o acúmulo de bactérias na boca e língua branca.

Você deve colocar uma colher de sopa de óleo de coco em sua boca por 10-20 minutos. Em seguida, cuspir o óleo para fora, enxaguar a boca com água morna e escovar os dentes como normal.

4 – Sal marinho

Há muitos benefícios do sal marinho, incluindo as suas atividades antibacterianas naturais, por isso, fazer gargarejo com esse ingrediente ajuda a eliminar as bactérias e detritos que causam língua esbranquiçada. Além disso, a textura grosseira do sal marinho funciona como um esfoliante, ajudando a remover o revestimento branco na língua.

Ao contrário do sal de mesa, o sal marinho é pouco processado, por isso, é carregado de minerais e elementos que ajudam a garantir um bom equilíbrio de fluidos nas células do seu corpo. Comece a combinar sal marinho e água para criar um enxaguante bucal. Depois de fazer o bochecho, escove os dentes e a língua como de costume.

5 – Suco de aloe vera

A aloe vera tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, por isso é usada para curar infecções, feridas, queimaduras e irritações da pele. Ela também contém enzimas que ajudam a remover células mortas e promove a regeneração do tecido da pele. Para retirar o revestimento branco em sua língua, coloque uma colher de sopa de suco de aloe vera em sua boca duas a três vezes por dia até que o revestimento desapareça.

6 – Peróxido de hidrogênio (água oxigenada)

O peróxido de hidrogênio, mais conhecido como água oxigenada tem uma forte propriedade antibacteriana que ajuda a matar as bactérias acumuladas na superfície da língua. Isso, por sua vez, ajuda a tratar uma língua revestida de branco. Para a saúde oral, é altamente recomendado usar peróxido de hidrogênio a 3% (10 volumes).

Prepare uma mistura de 1 parte de peróxido de hidrogênio para 2 partes de água. Mergulhe uma escova de dentes macia na mistura e delicadamente raspe sua língua. Depois enxague a boca completamente com água. Faça este tratamento uma vez por dia por 3 a 4 dias.

– Nota: Não se deve engolir a água oxigenada.

7 – Alho

A atividade antifúngica do alho faz com que seja um tratamento natural eficaz para a língua branca. Pesquisas mostram que a alicina, um dos compostos ativos no alho, demonstra efeitos anticândidos e pode ser tão eficaz quanto fluconazol, uma droga que é usada para tratar infecções fúngicas, incluindo infecções fúngicas da boca.

Para tratar a língua branca, especialmente quando é o resultado de candidíase oral ou crescimento excessivo de bactérias, coma um dente de alho cru por dia.

8 – Óleo de orégano

O óleo de orégão tem antivirais, antibacterianas, antifúngicas, antiparasitárias, antioxidantes e anti-inflamatórias. Serve também como um antibiótico natural, que ajuda a evitar a língua branca ao invés de usar drogas antibióticas convencionais.

9 – Chá de Pau D’arco

O chá de pau D’arco tem propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, e podem acabar com as bactérias na boca naturalmente. Para tratar a candidíase oral ou língua branca causada pelo crescimento excessivo de fungos, tente fazer o seu próprio chá de pau d’arco. Coloque duas xícaras de casca em quatro xícaras de água fervente e deixe descansar por 20 minutos. Em seguida, deixe esfriar e beba pequenas porções ao longo do dia.

10 – Raspagem da língua

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para prevenir e tratar a língua branca é manter a higiene bucal adequada. Certifique-se de escovar os dentes e gengivas, pelo menos, três vezes por dia.

Você também pode usar um raspador de língua, que pode remover as bactérias, detritos e células mortas a partir da língua. A raspagem da língua ajuda a se livrar da saburra lingual, melhorando também o mau cheio da língua. Na verdade, um estudo publicado no Jornal de Periodontologia, descobriu que um raspador de língua teve um desempenho melhor do que uma escova de dentes em reduzir a produção de compostos voláteis de enxofre que causam mau hálito e outros problemas de higiene oral.

Mais informações

Se sua língua branca não desaparecer dentro de poucos dias mesmo usando esses tratamentos naturais, fale com seu médico. A língua branca, na maioria dos casos, é inofensiva e pode ser tratada com higiene bucal e remédios naturais, mas às vezes é causada por uma condição mais grave que deve ser tratada por um profissional.

  • remedios caseiros saburra lingual
Este artigo te ajudou?
  • +15 curtiram
  • -1 não curtiram