Ioga: uma atividade ideal para quem quer cuidar do coração

Rudney Destaque, Dicas Saúde 17-12-14 benefícios da ioga, saúde cardiovascular, saúde do coração comentários

Claro que neste momento ninguém duvida dos benefícios da ioga para a saúde, tanto fisicamente como psicologicamente. O esporte é um grande aliado para prevenir doenças, incorporar um pouco de alegria aos nossos dias e também para melhorar a nossa qualidade de vida.

Além disso, disciplinas como ioga têm provado ser de grande ajuda para reduzir o risco de doença cardiovascular. E como exatamente? Pesquisadores da Holanda e dos Estados Unidos responderam a esta questão no seu mais recente estudo, que analisou mais de 2.768 participantes.

Reduzir o estresse e controlar o peso

De acordo com os dados deste estudo, a ioga pode ser tão boa para o coração, como andar de bicicleta ou fazer uma caminhada. Conclusões que foram publicadas na revista especializada European Journal of Preventive Cardiology.

Os pesquisadores mostram em seu estudo que praticar ioga com alguma frequência ajuda a reduzir o risco de sofrer uma doença cardiovascular. Portanto, para aqueles que não podem fazer esportes aeróbios intensos como correr ou andar de bicicleta, isso mostra que a ioga pode ser a alternativa perfeita.

Manter os níveis de colesterol

Agora, quais são os benefícios da ioga para a saúde do coração? Além de reduzir o estresse, a ioga também é muito boa para melhorar a pressão arterial, controlar o peso, manter os níveis de colesterol ruim e também o bom.

Estes números foram confirmados por inúmeros estudos científicos e de pesquisa, que teve a participação do Centro Médico da Universidade Erasmus Rotterdam da Escola de Saúde Pública de Boston, em Harvard, nos Estados Unidos.

Assim, todos aqueles que por causa de lesões ou dores crônicas não podem realizar esportes de alto impacto, como corrida, encontram na ioga uma atividade física ideal.

Mais informações

Além desse recente estudo, anteriormente já falamos dos benefícios de praticar ioga, agora eles se mostram vantajosos especialmente para aqueles que não podem praticar certas atividades físicas com muito impacto, mas querem sair do sedentarismo para cuidar da saúde.

Porém, para cuidar da saúde cardiovascular é preciso também se alimentar de maneira saudável e equilibrada, e tomar outras precauções, como optar por uma dieta para evitar o colesterol alto e conhecer mais dicas para cuidar de seu coração, que você pode encontrar no Dicas sobre Saúde.

Este Post te ajudou?
  
    Deixe sua opinião:
    Posts Relacionados: